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Tipo do documento: Dissertação
Título: A interdisciplinaridade no ensino de biologia por meio da educação ambiental
Autor: Silva, Paula Rebeca Alencar e
Primeiro orientador: Korndörfer, Carla Ledi
Primeiro membro da banca: Korndörfer, Carla Ledi
Segundo membro da banca: Figueiredo, Luciano da Silva
Terceiro membro da banca: Nápolis, Patrícia Maria Martins
Resumo: Diante da complexidade de conflitos socioambientais existentes como consequência de relações que ameaçam a diversidade das representações ambientais, este estudo apresenta análise de atividades interdisciplinares, pautadas na ecopedagogia e na educomunicação, desenvolvidas à luz da educação ambiental crítica, objetivando a aprendizagem significativa; a partir da verificação das concepções ambientais e da investigação de temas ambientais locais, geradores de discussão reflexiva sobre as formas de agir no mundo, bem como a organização de sequência didática interdisciplinar que ofereça subsídios de interpretação dos contextos históricos e culturais em que eles (as) vivem. Sob abordagem quanti-qualitativa, os resultados foram extraídos da análise do conteúdo de observação sistemática das concepções ambientais, ilustradas por meio de registros fotográficos e dos discursos proferidos em entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados mostram que a visão naturalista apresentada pelos(as) estudantes reduz o meio ambiente a elementos da natureza e que as problemáticas ambientais identificadas por eles e elas são aquelas relacionadas apenas à natureza. No entanto, a partir do desenvolvimento de práticas ecopedagógicas interdisciplinares fundamentadas em temas geradores, de interesse dos(as) estudantes, um itinerário para a construção de novas interpretações sobre o ambiente foi traçado, levando-os(as) a considerar, além dos elementos da natureza, as dimensões sociais, históricas e culturais como fatores determinantes do meio ambiente, aproximando-se da visão ambiental globalizante. Sendo assim, acreditamos que a educação ambiental crítica com enfoque interdisciplinar oferece caminhos para interconexão de conhecimentos, novos e antigos, rumo à superação da fragmentação do saber, com vistas à educação emancipatória e viabiliza o entendimento da responsabilidade social e política da comunidade escolar em busca da vivência de relações sustentáveis.
Abstract: Given the complexity of existing socio-environmental conflicts as a consequence of relationships that threaten the diversity of environmental representations, this study presents an analysis of interdisciplinary activities, based on ecopedagogy and educommunication, developed in the light of critical environmental education, aiming at meaningful learning; based on the verification of environmental conceptions and the investigation of local environmental themes, reflective discussion generetors on the ways of acting in the world, as well as the organization of an interdisciplinary didactic sequence that offers subsidies for the interpretation of the historical and cultural contexts in which they live. Under a quanti-qualitative approach, the results were extracted from the analysis of the content of systematic observation of environmental concepts, illustrated through photographic records and speeches made in semi-structured interviews. The collected data show that the naturalistic view presented by the students reduces the environment to elements of nature and that the environmental problems identified by them and they are those related only to nature. However, based on the development of interdisciplinary ecopedagogical practices based on generators themes, of interest to students, an itinerary for the construction of new interpretations about the environment was designed, leading them to consider, in addition to the elements of nature, the social, historical and cultural dimensions as determining factors of the environment, approaching the globalizing environmental vision. Therefore, we believe that environmental education critical with an interdisciplinary approach offers ways for interconnect knowledge, new and old, towards overcoming the fragmentation of knowledge, with a view to emancipatory education and enables the understanding of the social and political responsibility of the school community in search the experience of sustainable relationships.
Palavras-chave: Dimensões de Sustentabilidade
Ecopedagogia
Educomunicação
Cidadania
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: SILVA, Paula Rebeca Alencar e. A interdisciplinaridade no ensino de biologia por meio da educação ambiental. 2020. 104 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/359
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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