Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeodoro, Wilton Linhares-
dc.contributor.advisor1Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee1Alves, Wellington dos Santos-
dc.contributor.referee2Araújo, Maria de Fátima Veras-
dc.contributor.referee3Azevedo, Francisco Honeidy Carvalho-
dc.date.accessioned2022-12-06T14:49:26Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationTEODORO, Wilton Linhares. Fisiocode - desenvolvimento de um jogo educacional e de uma sequência de ensino investigativa como ferramentas de aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia do sistema nervoso humano. 2022. 167 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/377-
dc.description.resumoA busca pela qualidade na educação perpassa pelo estudo, análise e reflexão de estratégias pedagógicas como a Sequência de Ensino por Investigação (SEI) conduzindo o estudante ao desenvolvimento crítico dos conteúdos trabalhados. Paralelamente a isso percebemos a presença de material tecnológico, como os smartphones, e da internet no ambiente escolar. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de uma SEI e a elaboração de um jogo virtual educacional voltado para o ensino e aprendizagem do conteúdo do Sistema Nervoso Humano. Estratégias didáticas e jogos educaionais são métodos que podem envolver o estudante em uma nova experiência de aprendizagem e que têm sido cada vez mais utilizados em diferentes áreas da educação, favorecendo o ensino em comparação ao método mais tradicional. Este trabalho foi realizado com alunos do 2º ano de uma escola do Ensino Médio, localizada no município de Tianguá, onde foram aplicados questionários semiestruturados, atividades lúdicas, aulas remotas e elaborado um jogo virtual, intitulado de Fisiocode, na busca de uma maior interação dos estudantes com o conteúdo e a promoção de um estudo mais interessante e investigativo. Os resultados desta aplicação foram bem relevantes quando observamos na fala dos alunos a necessidade de mais atividades interativas e criativas, além de destacar o desenvolvimento na aprendizagem do estudante quando observamos as falas com argumentos mais científicos e com uma melhor compreensão das problematizações que foram disponibilizadas. Vale destacar que o conteúdo de Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso Humano é considerado complexo para os estudantes, no que se refere à relação entre a sua estrutura e o seu funcionamento, e que a busca por métodos mais modernos que promovam a aprendizagem é importante.por
dc.description.abstractThe search for quality in education involves the study, analysis and reflection of pedagogical strategies such as the Teaching Sequence by Investigation (SEI) leading the student to the critical development of the contents worked. At the same time, we noticed the presence of technological material, such as smartphones, and the internet in the school environment. This work aims to apply an SEI and the development of an educational virtual game aimed at teaching and learning the content of the Human Nervous System. Didactic strategies and educational games are methods that can involve the student in a new learning experience and that have been increasingly used in different areas of education, favoring teaching compared to the more traditional method. This work was carried out with students in the sophomore year of a high school, located in the city of Tianguá, where semi-structured questionnaires, recreational activities, remote classes were applied and a virtual game, entitled Fisiocode, was created in the search for greater interaction between students with the content and promotion of a more interesting and investigative study. The results of this application were very relevant when we observed in the students' speech the need for more interactive and creative activities, in addition to highlighting the development in student learning when we observed the speeches with more scientific arguments and with a better understanding of the problematizations that were made available. It is worth noting that the content of Anatomy and Physiology of the Human Nervous System is considered complex for students, with regard to the relationship between its structure and its functioning, and that the search for more modern methods that promote learning is important.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-12-06T14:49:26Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 5439901 bytes, checksum: 6d76f0a81dc0f642c62cb58de946ea40 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 684728 bytes, checksum: ad1f8c48596af62fdc7a4c0eb5fb5018 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T14:49:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 5439901 bytes, checksum: 6d76f0a81dc0f642c62cb58de946ea40 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 684728 bytes, checksum: ad1f8c48596af62fdc7a4c0eb5fb5018 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Biologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogospor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectFerramenta de Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpor
dc.titleFisiocode - desenvolvimento de um jogo educacional e de uma sequência de ensino investigativa como ferramentas de aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia do sistema nervoso humanopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf5,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação.pdf668,68 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.