Agradecemos a sua participação!

Apresentação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e o Departamento de Pesquisa realizam, de 01 a 03 de dezembro de 2021, o XXI Simpósio de Pesquisa Científica e o XX Seminário de Iniciação Científica no formato virtual em função da pandemia de COVID-19.

Neste evento, serão realizadas palestras, apresentações de trabalhos por videoconferências e vídeo-pôsteres, para divulgar a pesquisa realizada por nossos alunos e professores, além de receber também pesquisadores de outras instituições em um intercâmbio de ideias científicas das mais diversas áreas.

O Seminário de Iniciação Científica é um evento anual e consolidado nesta instituição e este ano está na sua 20ª edição. É um evento caracterizado pela apresentação dos resultados obtidos em pesquisas científicas acadêmicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI. Neste, os participantes (bolsistas e orientadores) apresentam de forma expositiva, os resultados de seus trabalhos, a fim de elucidar a ciência produzida pela UESPI.

O Simpósio de Produção Científica é um evento similar ao Seminário de Iniciação Científica e já está em sua 21ª edição. Seu objetivo é divulgar o conhecimento produzido pela academia, não apenas da UESPI, mas de outras Instituições de Ensino Superior, bem como pesquisadores não vinculados à academia e também empresas. Os trabalhos apresentados no Simpósio são em formato de vídeo-pôsteres, onde os autores explanam à comunidade seus trabalhos e discutem seus resultados e melhoria dos mesmos.

As inscrições podem ser realizadas de 11 de outubro a 22 de novembro de 2021.


Realização

UESPI
PROP

 


Apoio

CNPq

 

Organização

Prof. Dr. Evandro Alberto de Sousa
Reitor

Prof. Dra. Rosideide Candeia de Araújo
Vice-Reitora

Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Franklin Oliveira Silva
Diretor de Departamento de Pesquisa

Prof. Dr. Pedro Pio Fontineles Filho
Diretor de Departamento de Pós-Graduação

Prof. Dr. Laércio Santos Cavalcante
Coordenador de Projetos

Inscrições


Valores das Inscrições Orientadores e Bolsistas PIBIC/PIBITI já estão pré-inscritos

Participantes com apresentação
Categoria

Orientadores e orientandos PIBIC/PIBITI 2020-2021 Gratuito
Estudantes de Graduação R$ 20,00 Inscreva-se
Estudantes de Pós-Graduação/UESPI e outras IES R$ 30,00 Inscreva-se
Demais Profissionais (Professores, Técnicos) da UESPI e outras IES R$ 40,00 Inscreva-se

Participantes sem apresentação
Categoria

Participantes como Ouvintes R$ 10,00 Inscreva-se

Formas de Pagamento

O pagamento das inscrições, conforme as categorias do item 4.3, deverá ser através de um depósito bancário na Conta Corrente n° 7286-9, FUESPI/Diversos, Agência n° 3791-5 do Banco do Brasil. O Comprovante de pagamento da taxa deverá ser anexado obrigatoriamente no ato da inscrição.

Observação: Não será aceito depósito bancário realizado com utilização de envelope

Inscritos na categoria Estudantes de Graduação, Estudantes de Pós-Graduação e Demais profissionais deverão anexar no ato da inscrição para comprovar sua categoria, um dos comprovantes abaixo:

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação:
  • Carteira de estudante/residência (frente e verso);
  • Declaração de matrícula, Histórico escolar, frequência ou residência carimbada e assinada pela instituição de trabalho ou ensino;
  • Boleto quitado de mensalidade do semestre vigente da instituição de ensino.

Demais profissionais:
  • Certificado de conclusão da graduação;
  • Contracheque;
  • Carteira do conselho da categoria

 


Calendário

Lançamento do Edital 30/09/2021
Inscrições para o XX Seminário de Iniciação Científica (Exclusivos para os alunos dos PIBIC) As inscrições serão efetivadas automaticamente no momento da submissão do relatório final do PIBIC 2020-2021 na plataforma do SIGPROP
Inscrições para o XXI Simpósio de Produção Científica 11/10 a 22/11/2021
Avaliação do(s) resumo(s) dos participantes 12/10 a 27/11/2021
Resultado final dos trabalhos aceitos para o Seminário e Simpósio Até 29/11/2021
Justificativas de Ausência 29/11 a 04/12/2021
Realização do Evento 01 a 03/12/2021

 


Normas de Inscrição

As submissões que não estiverem de acordo com as normas do edital serão indeferidas;

O conteúdo expresso nos trabalhos é de inteira responsabilidade do aluno autor, não podendo ser imputado ao evento quaisquer responsabilidades. Faça sua inscrição apenas após revisão de todo o conteúdo;

Nenhuma alteração será permitida após a inscrição. Os autores possuem pleno conhecimento que o texto deve ser inédito e original, não apresenta plágio e atende a todos os procedimentos éticos da pesquisa científica;

Com relação à pesquisa com seres humanos e animais, o autor assume o cumprimento das legislações e normas éticas que regem esta área, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa específicos; e

Os resumos inscritos e apresentados no XXI Simpósio de Pesquisa Científica e no XX Seminário de Iniciação Científica serão publicados eletronicamente no livro de resumos do evento.

 

Clique AQUI para fazer o download do TEMPLATE para as apresentações (videoconferência/vídeo-pôster)

 

Vídeo-pôster: Link do vídeo de até 5 minutos inserido na plataforma YouTube com a apresentação de sua pesquisa.

O vídeo pode deve ser postado no formato "não listado" para que o mesmo não seja localizado através da ferramenta de busca do Youtube, mas irá permitir que quem tiver o link consiga assisti-lo normalmente.

Ao fazer o envio do vídeo o autor autoriza a UESPI, de forma gratuita e sem limitação temporal, a utilizar o vídeo, veicular no site do evento e sites vinculados, em canais de compartilhamento de vídeos e redes sociais da Universidade Estadual do Piauí.

Clique na aba Vídeo-Pôster e Vídeoconferência para assistir a algumas orientações de como produzir, postar e agir nestas duas modalidades de apresentação

Edital

Baixar Edital

 

 

 

Vídeo-pôster e Vídeoconferência


1 - Orientações para a gravação do vídeo-pôster

Opção 1 - Somente com sua imagem falando à câmera Exemplo

Opção 2 - Sua imagem falando e/ou mostrando algum equipamento ou item referente ao trabalho Exemplo

A gravação pode ser realizada pelo celular ou por um software/plataforma de sua preferência e familiaridade.

A seguir, sugerimos alguns tutoriais que podem ajudar na gravação: Tutorial 1  Tutorial 2


2 - Dicas de gravação

  • Faça um planejamento para que o vídeo tenha a duração máxima de 5 minutos;
  • A gravação poderá ser feita através de um smartphone, notebook ou câmera. Utilize que o recurso que você possuir e tiver familiaridade;
  • Verifique a luz do local onde vai gravar. Se possível, grave durante o dia e em um lugar com boa iluminação;
  • Utilize fone de ouvidos com microfone (até os simples que usamos em celulares funcionam muito bem);
  • Evite locais com ruídos;
  • Se for gravar com o celular, utilize o aparelho na horizontal;
  • Apoie o equipamento para evitar imagens tremidas;
  • Grave em um local que não tenha muitos elementos ao fundo, pois isso pode tirar a atenção de quem estiver assistindo;
  • Para evitar problemas com direito de imagem, não grave nem exponha em seu vídeo pessoas, marcas, áudios, locais etc. que não autorizaram o uso de sua imagem ou som;
  • Ao iniciar a gravação não se esqueça de se apresentar! Fale seu nome, instituição, título do trabalho e se o trabalho teve orientador, identifique-o também.

Apresentamos a seguir um tutorial que pode ajudar você a gravar seu Vídeo-Pôster utilizando a plataforma Loom: Tutorial

Se quiser, faça a gravação e edição de seu vídeo pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para edição. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.

É possível incluir letterings, ou seja, rótulos, com informações de destaque, imagens, sons, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico. Se você se sentir seguro para acrescentar, pode caprichar utilizando esse recurso.

Exemplos de softwares de edição: ApowerEdit, Windows Movie Maker, YouTube Video Editor, Shotcut, Lightworks, Cyberlink PowerDirector, IMovie, InShot, Ocam, Screenflow, Movavi Video Editor, Adobe Premiere, Sony Vegas, entre outros.

Por fim, poste seu Vídeo-pôster na plataforma YouTube para obter um link do vídeo postado e envie o link no formulário de inscrição do evento.

Seja criativo! Bom trabalho!


3 - Videoconferência

As exposições de trabalhos orais por vídeoconferência serão apenas para aqueles trabalhos selecionados previamente pela comissão de avaliação. Esta comissão entrará em contato com os autores dos melhores trabalhos e fará o convite para que a apresentação seja nesta modalidade síncrona.

Orientações para vídeoconferência:

  • Chegue na sala com 20 minutos de antecedência. É importante para repassar com os monitores as ferramentas e as regras que serão utilizadas na vídeoconferência;
  • Faça um planejamento para que sua apresentação tenha a duração máxima de 10 minutos;
  • Verifique a luz do local onde vai se posicionar. É importante ficar em um lugar com boa iluminação e sem ruídos;
  • Utilize fone de ouvidos com microfone (até os simples que usamos em celulares funcionam muito bem);
  • Fique em um local que não tenha muitos elementos ao fundo, pois isso pode tirar a atenção de quem estiver assistindo;
  • Para evitar problemas com direito de imagem, não exponha em seu vídeo pessoas, marcas, áudios, locais etc. que não autorizaram o uso de sua imagem ou som;
  • Ao iniciar a apresentação, não se esqueça de se apresentar! Fale seu nome, instituição, título do trabalho e se o trabalho teve orientador, identifique-o também.

Perguntas Frequentes

Devido à pandemia de COVID-19, o XXI Simpósio de Produção Científica e o XX Seminário de Iniciação Científica serão realizados no formato virtual de 01 a 03 de dezembro de 2021.

Com o conteúdo das inscrições recebidas (resumos e vídeos) será ambiente virtual interativo para realização do evento, aonde todos os inscritos no evento poderão, junto com a comissão avaliadora, acessar os trabalhos e os alunos deverão estar disponíveis para esclarecer (via fórum ou chat) possíveis perguntas e comentários. Além disso, serão realizadas palestras, estilo live, de com pesquisadores convidados.

Há duas categorias de inscrição: com apresentação / ouvintes.

As inscrições para expositores de trabalhos no SIC (Simpósio de Iniciação Científica) são destinadas aos participantes dos programas PIBIC e PIBITI (2020-2021) da UESPI, Enquanto que os e demais participantes que quiserem apresentar suas pesquisas, devem se inscrever no SPC (Simpósio de Produção Científica), conforme as regras do edital. Aqueles que não quiserem apresentar trabalhos, devem se inscrever como ouvintes.

Você deverá realizar sua inscrição de acordo com as normas e prazos do calendário do evento.

Será uma inscrição simples e rápida que permitirá acesso ao ambiente virtual.

O visitante terá acesso às palestras, trabalhos de Iniciação Científica e possibilidade de interação (via chat) com os alunos expositores. Vale ressaltar que os inscritos nessa categoria também receberão certificado de participação no evento.

Não há necessidade de elaborar um pôster / banner padrão, visto que o evento desse ano será virtual.

No ato da inscrição o expositor precisará anexar um resumo e um vídeo-pôster de sua pesquisa. Caso seja selecionado pelo Comitê de Avaliação, será convidado para apresentar ao vivo, por videoconferência, em salas virtuais do evento. A Comissão avaliadora entrará em contato com os autores dos trabalhos selecionados para convidá-los e repassar mais detalhes sobre essa modalidade.

Como é um evento muito grande, e que contará com diversos inscritos, infelizmente não haverá apresentações ao de todos os trabalhos de PIBIC e PIBIT. Porém, durante o evento, o aluno deverá acessar a plataforma virtual com frequência, para verificar e responder possíveis perguntas / comentários de visitantes e avaliadores sobre o seu vídeo-pôster, e assistir às palestras do evento. Apenas os autores dos trabalhos pré-selecionados serão convidados para participar apresentando seus trabalhos ao vivo. Esses alunos serão avisados previamente.

Sim. O conteúdo da sua inscrição será justamente aquele que constará na plataforma virtual do evento.

Atenção às normas! Não serão permitidas edições futuras.

O resumo deverá conter brevemente: introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos e conclusões. Não é permitida a citação de referências bibliográficas no resumo.

O resumo pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deve necessariamente tratar-se de uma pesquisa científica desenvolvida ou em desenvolvimento, e não apenas de uma proposta de trabalho.

O vídeo-pôster nada mais é do que uma gravação, mesmo que caseira, da apresentação de uma pesquisa. Há diversas formas de gravá-lo. Veja as dicas e exemplos na opção 'Vídeo-pôster' no menu desse site.

Vale lembrar que o vídeo-pôster solicitado pelo evento deve ter até 5 minutos, por isso, faça um planejamento para que apenas os principais pontos da pesquisa sejam relatados. Use a sua criatividade!

O link do vídeo-pôster deve ser inserido no ato da inscrição.

Não. Apenas os alunos PIBIC/PIBIT 2020-2021 são obrigados a apresentar neste evento. Você é convidado a apresentar alguma outra pesquisa já desenvolvida ou a participar como ouvinte e já ir se familiarizando com o evento.

Basta selecionar, no ato da Inscrição, sua participação ou como apresentação de trabalho no XXI Simpósio de Produção Científica ou como ouvinte no evento. Lembramos que a participação no XX Seminário de Iniciação Científica é exclusiva para os alunos PIBIC/PIBIT 2020-2021.

Entre em contato conosco!

Atendimento: 2ª a 6ª feira pelo email: spc.sic@prop.uespi.br

Justificar ausência

I. A justificativa de ausência do professor orientador ou aluno do PIBIC 2020-2021 deverá ser enviada EXCLUSIVAMENTE no campo específico no site oficial do evento (http://sistemas2.uespi.br/sigprop/simposio).

II. Todas as justificativas serão analisadas pelo Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPITI da UESPI. Posteriormente, será informado para o requerente se a justificativa foi aceita ou não.

III. A falta da justificativa do professor orientador ou do aluno PIBIC 2020-2021, neste prazo, implicará no impedimento de concorrer no processo seletivo do PIBIC 2022-2023.

Observação: O envio da justificativa deverá ser feito pela área restrita por meio de formulário eletrônico disponivel e anexado um documento justificando a ausência. O login é o CPF e a senha do inscrito no SIC é a mesma usada no SIGPROP ou SIGPREX.

Faça agora mesmo a sua inscrição

01 a 03 de dezembro de 2021