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Tipo do documento: Dissertação
Título: Acentuação gráfica na produção escrita de alunos do 8º ano do ensino fundamental
Autor: Santos, Ivânia Saila Pessoa dos
Primeiro orientador: Silva, Profª. Drª. Ailma do Nascimento
Primeiro membro da banca: Silva, Profª. Drª. Ailma do Nascimento
Segundo membro da banca: Magalhães Neto, Prof. Dr. Pedro Rodrigues
Terceiro membro da banca: Gomes, Prof. Dr. Raimundo Francisco
Resumo: A presente dissertação desenvolve-se na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e tem por tema o desempenho dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Parnaíba – Piauí, acerca da acentuação gráfica das palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas segundo a norma padrão do Português Brasileiro. A acentuação gráfica na perspectiva da gramática normativa apresentase norteado pela prescrição excessiva de regras, o que torna o ensino-aprendizagem mecânico, assistemático, sem refletir sobre a língua e ineficaz. Sendo assim, a proposta deste trabalho é investigar o desempenho linguístico de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, no que se refere à acentuação gráfica, segundo a norma padrão em suas produções textuais e, mais especificamente, desenvolver uma proposta de ensino que contribua para o desenvolvimento do desempenho linguístico relativo ao uso consciente da acentuação gráfica. A fim de atingir os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa e de campo. Os teóricos elencados para fundamentar o presente estudo foram os autores: Zorzi (1998), Simões (2003, 2006), Cagliari (2002, 2009), Ferreiro e Teberosky (1985), Ferreiro (2000), Sim-Sim (2002, 2008), Teberosky e Colomer (2003), Bechara (1986), Chomsky & Halle (1968), Câmara Jr. (1991, 2008), Lee (1994, 1995), Bisol (1992, 1994, 2005), Massini- Cagliari (1995), Liberman e Prince (1995, 1977), Halle e Vergnaud (1987), Collischonn (1995), Hayes (1995), Quednau e Collischonn (2006), Jacobs (1994, 1999, 2000) dentre outros. Observa-se que os casos em que não houve o cumprimento às regras parecem decorrer do próprio funcionamento da língua e dos processos cognitivos envolvidos nos usos que o falante pratica, o que confirmou a hipótese de que a norma padrão da língua deve ser ensinada na escola a partir da interrelação da gramática normativa com os pressupostos da Fonologia e da Fonética, estudo da evolução do acento no latim e da Prosódia da Língua Portuguesa e sua importância como fator propiciador da existência da variedade linguística no padrão acentual do Português. Dessa forma, justifica-se a elaboração de uma proposta de intervenção que favoreça a reflexão sobre o uso da acentuação gráfica já que o acesso à norma padrão da língua, acompanhada de esclarecimentos com base teórica, amplia o desempenho linguístico dos alunos, levando ao desenvolvimento das competências cognitivas para que os alunos sejam capazes de fazer uso consciente dessas regras na ortografia.
Abstract: The present dissertation is developed in the research line "Theories of Language and Teaching" of the Professional Master's Program in Letters - PROFLETRAS of the State University of Piauí-UESPI and has as its theme the performance of the 8th grade students of a school State of Parnaíba - Piauí, about the graphical accentuation of the words oxytone, paroxitone and proparoxytone according to the standard norm of Brazilian Portuguese. The graphical accentuation in the perspective of normative grammar is guided by the excessive prescription of rules, which makes teaching-learning mechanical, unsystematic, without reflecting on the language and ineffective. Thus, the purpose of this work is to investigate the linguistic performance of students in the 8th year of elementary school, in terms of graphic accentuation, according to the standard norm in their textual productions, and, more specifically, to develop a teaching proposal that contributes to The development of linguistic performance related to the conscious use of graphical accentuation. In order to reach the proposed objectives, a descriptive, qualitative and field research was carried out. The authors of the present study were: Zorzi (1998), Simões (2003, 2006), Cagliari (2002, 2009), Ferreiro and Teberosky (1985), Ferreiro (2000), Sim-Sim ), Teberosky and Colomer (2003), Bechara (1986), Chomsky & Halle (1968), Jr. Chamber (1991, 2008), Lee (1994, 1995), Bisol (1992, 1994, 2005), Massini-Cagliari 1995), Liberman and Prince (1995, 1977), Halle and Vergnaud (1987), Collischonn (1995), Hayes (1995), Quednau and Collischonn (2006), Jacobs (1994, 1999, 2000) among others. It is observed that the cases in which the rules were not complied with seem to stem from the language itself and the cognitive processes involved in the uses the speaker practices, which confirmed the hypothesis that the standard language should be taught at school From the interrelationship of normative grammar with the presuppositions of phonology and phonetics, a study of the evolution of the accent in Latin and of the prosody of the Portuguese language and its importance as a propitiating factor for the existence of linguistic variety in the accentual pattern of Portuguese. Thus, it is justified to draw up a proposal for intervention that favors reflection on the use of graphical accentuation since access to the standard language standard, accompanied by clarifications on a theoretical basis, expands the linguistic performance of the students, leading to the development of cognitive skills so that students are able to make conscious use of these rules in spelling.
Palavras-chave: Acentuação gráfica
Fonética
Fonologia
Prosódia
Teoria da linguagem
Linguagem e ensino
Graphic accenting
Phonetics
Phonology
Prosody
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Paiuí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Santos, Ivânia Saila Pessoa dos. Acentuação gráfica na produção escrita de alunos do 8º ano do ensino fundamental. 2017. 143 f. Dissertação (Programa Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/122
Data de defesa: 17-Mar-2017
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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