???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/207
Tipo do documento: Dissertação
Título: Da teoria literária à prática de leitura de contos contemporâneos no ensino fundamental
Autor: Andrade, Maria Eunice Lira Teixeira
Primeiro orientador: Lopes, Maria Suely de Oliveira
Primeiro membro da banca: Lopes, Maria Suely de Oliveira
Segundo membro da banca: Silva, Raimunda Celestina Mendes da
Terceiro membro da banca: Brito, Stela Maria Viana Lima
Resumo: A prática de leitura literária no contexto escolar aliada ao conhecimento de noções básicas de teoria literária é de fundamental importância para a compreensão dos textos e a formação do leitor crítico. Em virtude disso, essa pesquisa apresenta como objetivo desenvolver habilidades de leitura e noções de teoria literária para posteriormente elaborar uma proposta de intervenção com a finalidade de discutir sobre noções de teoria literária de forma a facilitar a prática de leitura dos contos contemporâneos de modo a estreitar as inter-relações entre texto literário e leitor colaborando para a formação crítica do educando no Ensino Fundamental. A justificativa fundamenta-se na ausência de uma prática de leitura voltada para noções de teoria literária que estimule a prática de leitura do texto literário no contexto escolar, como também o reconhecimento dos elementos da narrativa. Para isso, foram trabalhados, especificamente, os contos contemporâneos Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan (1993); O outro, de Rubem Fonseca (2004), e O ex-mágico da Taberna Minhota, de Murilo Rubião (2010). O corpus da pesquisa é constituído por um questionário e por atividades de leituras e compreensão realizadas nas oficinas de leitura dos contos contemporâneos desenvolvidas com alunos de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada na cidade de Timon-MA. Analisaram-se os efeitos que as práticas de leitura de contos provocam nos alunos a partir dos elementos da narrativa. Desse modo, a metodologia adotada na pesquisa foi qualitativa, de natureza descritiva. A fundamentação teórica desta pesquisa concentra-se principalmente nos trabalhos de Iser (1999) referentes à teoria do efeito; na estética da recepção de Jauss (1994); nas definições de literatura propostas por Eagleton (2003) e de teoria literária, por Souza (2007); na análise do conto conforme proposta por Moisés (2006); na concepções de Soares (2009) sobre de letramento e de Cosson (2014) acerca do letramento literário; nas estratégias de ensino descritas por Silva (2003), Leffa (1999), Colomer (2007), Aguiar e Bordini (1993) e também na literatura fantástica de Todorov (2006), entre outros. As análises revelaram que o reconhecimento dos elementos da narrativa, em especial do espaço, na construção do insólito nos contos contemporâneos estimula a prática de leitura literária e propicia que o aluno relacione forma e conteúdo, auxiliando na compreensão do texto. Os dados desta pesquisa culminaram com uma proposta de intervenção.
Abstract: The practice of literary Reading in the school context allied to the knowledge literary theory`s basic notions it is especially important for understanding of the texts and critical reader`s formation. Because of that, this research aims to develop reading skills and notions of literary theory to later elaborate an intervention proposal in order to discuss about notions of literary theory in order to facilitate the practice of reading contemporary tales in order to narrow the interrelationships between literary text and reader collaborating for the critical formation of the student in the Elementary School.The justification is based on the absence of a Reading practice in the classroom directed to notions of literary in school context, as well as the recognition of the narrative elements. For this, the contemporary tales were worked especifically: A candle for Dario, by Dalton Trevisan (2003), The other by Rubem Fonseca (2004), The Taberna Minhota`s ex-magician, by Murilo Rubião (2010). It´s part of this research a questionnaire and reading and comprehension activities carried out in the workshops of readings of contemporary tales, developed in the classroom, with eighth grade students from a Municipal Public School in the city of Timon-MA. It was analyzed so, the effects that the reading story practices provoke in the pupils from the narrative elements. so, the effects that the reading story practices provoke in the pupils from the narrative elements. In this way, the methodology adopted in the inquiry was qualitative of descriptive nature. The descriptive analyses show that the recognition of the narrative elements, in special the space, in the construction of the unusual one in the contemporary tales stimulates the practice of literary reading and allows that the pupil makes a list of form and content helping in the understanding of the text.The theoretical basis of current research is mainly focused on the Iser ´s theories(1999), referring to Theory of Effect and Jauss (1994) regarding the Aesthetics of reception; in the definitions of literature proposed by Eagleton (2003) and literary theory by Souza (2007); in the analysis of Moises' tale (2006); in the literary conceptions of Soares (2009) and literary literary Cosson (2014); in the teaching strategies defended by Silva (2003), Leffa (1999), Colomer (2007), Aguiar and Bordini (1993) and the Todorov`s fantastic literature (2006), among others. The analysis revealed that the recognition of the narrative elements, especially of space, in the construction of the insolite in the contemporary tales stimulates the practice of literary reading and allows the student to relate form and content, aiding in the text comprehension. The data of this research culminated in a intervention proposal, followed by the final considerations.
Palavras-chave: Teoria Literária
Leitura
Letramento Literário
Contos Contemporâneos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: ANDRADE, Maria Eunice Lira Teixeira. Da teoria literária à prática de leitura de contos contemporâneos no ensino fundamental. 2019. 132 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/207
Data de defesa: 28-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa1,01 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Autorização_Publicação Digital851,95 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons