Recent Submissions
A trajetória do fenômeno da recategorização nos estudos contemporâneos da linguística textual
O fenômeno da recategorização é um dos processos referenciais que tem sido amplamente estudado em pesquisas no campo da referenciação e que envolve estudos sobre o texto e a construção dos sentidos. Tais estudos trazem, em suas propostas, diferentes concepções sobre o fenômeno, situado tanto na tendência textual-discursiva, quanto cognitivo-discursiva e que, por sua vez, está situado no campo da Linguística Textual. Na evolução dos trabalhos sobre recategorização, partimos do pressuposto que ...
A escrita de verbos terminados em Am e Ão em textos de alunos do 7º ano do ensino fundamental: um estudo dos aspectos prosóticos do acento
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a escrita de verbos terminados em am e ão por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de duas turmas de uma escola pública estadual da cidade de Bacabal – MA. O objetivo é identificar a motivação para a escrita desses verbos. Como objetivos specíficos, buscou-se identificar as dificuldades dos alunos quanto à escrita dos verbos na 3ª pessoa do plural, nos tempos passado e futuro; descrever as dificuldades dos alunos em relação à grafia d...
Booktubers e convergência nos atos de leitura em comunidades virtuais de comunicação: análise de comentários de seguidores segundo o sistema de avaliatividade
Este trabalho aborda a relação estabelecida entre livros, leitores, comunidades virtuais de interação e convergência midiática, visando contextualizar relações comunicativas dinamizadas no ciberespaço e mudanças presenciadas pela introdução da internet como parte dos hábitos de leitura contemporânea. O estudo se detém nas ações de Booktubers no ciberespaço e analisa como essas ações influenciam gostos e hábitos de leitura de membros da comunidade no Youtube. O termo ‗booktuber‟ se refere ao ‗...
Leitura do texto literário: um olhar para o gênero narrativa de enigma com alunos do 8º ano do ensino fundamental
A leitura literária em sala de aula deve visar à formação do ser humano, bem como um posicionamento crítico e questionador diante da vida, entretanto, a leitura literária que se faz hoje em sala de aula, na maioria das vezes, não consegue atingir esse fim. Diante desse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar os efeitos da leitura de narrativas de enigma na relação texto/leitor, com base na leitura do livro Histórias de Detetive, organizado por José Paulo Paes, numa turma de 8º an...
Da teoria literária à prática de leitura de contos contemporâneos no ensino fundamental
A prática de leitura literária no contexto escolar aliada ao conhecimento de noções básicas de teoria literária é de fundamental importância para a compreensão dos textos e a formação do leitor crítico. Em virtude disso, essa pesquisa apresenta como objetivo desenvolver habilidades de leitura e noções de teoria literária para posteriormente elaborar uma proposta de intervenção com a finalidade de discutir sobre noções de teoria literária de forma a facilitar a prática de leitura dos cont...
O ensino do fenômeno da crase: reflexões linguísticas para o 9° ano do ensino fundamental
O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa "Teorias da linguagem e ensino" do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Tem como tema o ensino do fenômeno da crase, mais especificamente, as reflexões linguísticas que podem contribuir para o ensino desse fenômeno. Atualmente, percebemos que os alunos sentem muita dificuldade acerca do emprego do acento diferencial em suas produções textuais, sugerindo que o professor ...
Práticas de letramento no 2° ano do ensino fundamental: da cultura local à cultura escolar
Desde os anos iniciais, é fundamental que a prática pedagógica de ensinar a ler e a escrever se faça na perspectiva do letramento, visto que vivemos num mundo grafocêntrico, que exige dos indivíduos lidar de forma proveitosa com diversos textos. Nesse sentido, é importante que o aprendizado da linguagem escrita, tanto nas atividades de leitura como nas de produção textual, tenha como referência as práticas sociais, incluindo as que se vinculam às culturas locais. Com base nesse postulad...
A translincação em textos de alunos do 9° de uma escola pública municipal de Tianguá-CE: uma análise à luz da teoria da sílaba
Este trabalho desenvolve-se na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino” do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e tem por tema a translineação em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal de Tianguá-CE: uma análise à luz da teoria da sílaba. A inquietação dessa pesquisadora surgiu a partir da observação feita em textos de alunos do 9º ano que, muitas vezes, vão do ensino fundamental até...
Produção textual, revisão e reescrita: uma análise de textos de alunos do 6° ano do ensino fundamental
Esta dissertação discute o ensino de produção textual, mais especificamente, a natureza processual dessa prática linguística, destacando a importância da revisão e reescrita para o aprimoramento de um texto escrito. Para tanto, temos como objetivo geral analisar o desempenho em produção textual de alunos de 6º ano do ensino fundamental quanto à realização das etapas de revisão e reescrita. Como objetivos específicos: a) Comparar as versões, inicial e reescrita, de uma produção textual, eviden...
A arquitetura interna do gênero artigo de opinião: análise das produções textuais de alunos do 9º ano do ensino fundamental
As propostas curriculares mais atuais para o ensino da língua portuguesa nas escolas, principalmente após o lançamento dos Parâmetros curriculares nacionais e, mais recentemente, com o lançamento da BNCC, têm priorizado a leitura e a escrita como objetivos centrais dessa disciplina, não mais como simples atividade de codificação e decodificação, mas como práticas sociais. O trabalho com o texto, tanto em relação à leitura quanto à escrita, passa a ser o eixo norteador do ensino de Língua Port...
A poesia de Manoel de Barros na sala de aula: “para encontrar nas palavras novas coisas de ver”
Neste trabalho, discutimos as condições de receptividade da poesia. Muitos alunos têm dificuldade de interagir com o poema: não gostam de ler e/ou não entendem o que leem. Por que não gostam? Por que não entendem? Quais são as dificuldades? Foram essas questões que nortearam este trabalho. O poema é um gênero que trabalha, artisticamente, a palavra. Na poesia, as palavras são retiradas do contexto habitual e assumem novas conotações. No momento da leitura, essa peculiaridade do gênero precisa...
Anáfora: mecanismo coesivo de referenciação nas produções escritas dos alunos do 9º ano do ensino fundamental
Nesta dissertação apresenta-se um estudo acerca do mecanismo de coesão referencial, a anáfora, nas produções escritas dos alunos do 9º ano de uma escola da rede pública estadual de ensino, localizada na cidade de Teresina - PI. O que motivou este estudo está relacionado à constatação de que é comum encontrar textos com sérios problemas de coerência, em decorrência da falta de coesão, produzidos pelos alunos no contexto escolar, sobretudo no último ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, defen...
Contos de Machado de Assis no ensino fundamental: uma proposta de leitura para a formação do jovem leitor
O presente trabalho está voltado para a linha de pesquisa “Teorias da linguagem e Ensino”, que tem como tema “Habilidades de leitura, análise e interpretação de contos de Machado de Assis” e propõe observar como ocorre à interação entre textos clássicos e o jovem leitor. Consideramos que a obra de Machado de Assis traz várias reflexões sobre diversos contextos sociais, históricos e culturais e que poderiam despertar no leitor uma capacidade mais crítica e reflexiva diante dos clássicos. Diant...
Da contação de história às memórias literárias: estratégias de letramento literário no ensino fundamental II
A leitura de textos literários em sala de aula é de fundamental importância para o desenvolvimento dos educandos como leitores reflexivos, sensíveis e autônomos, logo tornam se necessárias ações pedagógicas que promovam a literatura no contexto de ensino aprendizagem. Em razão disso, esta pesquisa tem como objetivo estabelecer a relação da contação de história como elemento motivador para a leitura das memórias literárias visando ao letramento literário. A justificativa fundamenta-se na ausên...
Apagamento do R: perspectiva fonológica sobre a escrita de alunos do 6º ano
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a aprendizagem ortográfica de trinta e seis alunos do 6º ano, de uma escola pública municipal de Teresina – PI, especificamente acerca dos aspectos fonológicos contidos no apagamento do R em posição de coda silábica. Teve-se como objetivo geral investigar o apagamento do R em posição de coda medial e em final de palavras por alunos do 6º ano. A fim de alcançar esse objetivo, adotaram-se como objetivos específicos: mapear ocorrências de ...
O ensino de leitura no contexto escolar: um estudo do gênero notícia no 8° ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes-PI
Durante as aulas de língua portuguesa observamos que os alunos manifestam dificuldade em compreender a leitura de diferentes gêneros de textos. Para nós, surge a inquietação de, a partir do ensino de leitura de um gênero, pensar em estratégias que auxiliem os alunos a se tornarem mais proficientes ao lerem um texto. Neste sentido, o trabalho intitulado O ENSINO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo do gênero notícia no 8º ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes – PI, amplia reflex...
Leitura e construção de sentido através das expressões nordestinas na literatura de cordel
O presente trabalho tem como tema a “A leitura e a construção de sentido através das expressões nordestinas na Literatura de Cordel” com as seguintes questões norteadoras: Os alunos, no ato da leitura dos folhetos de cordel, apresentam dificuldades na construção de sentido dos textos? A presença da linguagem com marcas da oralidade facilita a leitura e a compreensão dos cordéis por se aproximar do meio sociocultural e da linguagem própria dos alunos? Em que contribuirá o reconhecimento ...
Denotação e conotação como ferramentas para construção do significado do texto: um trabalho de leitura com alunos do 8º ano do ensino fundamental
Esta dissertação está inserida no âmbito dos estudos da Semântica e tem por objetivo geral investigar a compreensão dos alunos acerca da denotação e da conotação como ferramentas na construção do significado texto. Os objetivos específicos são: caracterizar a abordagem do livro didático; analisar a interpretação do significado denotativo e conotativo; identificar as implicações semânticas que travam a construção do significado do texto e elaborar uma proposta de intervenção. Os postulados teó...
Leitura de tirinhas: desenvolvendo a estratégia inferencial no 6° ano do ensino fundamental
No processamento da leitura, a compreensão é fator relevante, uma vez que leitura sem compreensão se restringe apenas a uma atividade de mera decodificação. Para o processamento compreensivo, a elaboração de inferências é uma operação cognitiva importante, visto que, durante a leitura, o leitor aciona conhecimentos prévios, associando-os ao que está no texto, o que propicia a construção de sentidos. Nessa perspectiva, no ensino da leitura, considerável importância deve ser dada ao desenvolvim...
Identidade em trânsito: a experiência diaspórica de Ifemelu em Amaericanah, de Chimamanda Ngozi Adichie
Este trabalho tem como objeto de estudo o romance Americanah (2013), da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. A postura e as visões apresentadas pelos sujeitos que vivenciam a diáspora no romance revelam novas formas de pensar a questão da identidade imigrante no que tange à forma como esses sujeitos vivem o espaço transnacional e também como se dá a experiência do retorno à terra natal. No presente estudo, damos enfoque à protagonista, Ifemelu, e ao seu exercício de refletir sobre a ...
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