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Tipo do documento: Dissertação
Título: O corpo negro e a construção de identidades afrodescendentes na literatura dos Cadernos Negros: os melhores poemas.
Título(s) alternativo(s): The black body and the construction of African descent identities in the literature of Black books: the best poems.
Autor: Alves, João Batista Romualdo
Primeiro orientador: Souza, Elio Ferreira de
Resumo: Os esforços reflexivos propostos nesta dissertação são um conjunto de ideias que refletem a situação do negro no Brasil como pensador, percorrendo uma sequência de conceitos e de discursos sobre uma maneira de ver a si mesmo e aos outros por meio da arte. É um estudo que ultrapassa as barreiras do emparedamento e mostra, por meio da linguagem do corpo, uma reação do negro brasileiro ao sistema unívoco do pensamento eurocêntrico de suposta pureza e singularidade. Este trabalho é um estudo analítico sobre o corpo negro e a construção de identidades afrodescendentes na Literatura dos Cadernos Negros. A arte literária revelada pela forma, com relevância para o todo expressivo do conteúdo, de modo que a linguagem artística seja esteticamente representada, tanto pela transferência de sentido das palavras, como pela expressividade do corpo na condição de sujeito, em diálogo com a identidade do negro brasileiro, por meio das poesias subversoras da história literária que não ignoram os contextos dos antepassados e nem dos contemporâneos, projetando várias possibilidades de conhecimentos a serem trilhadas por várias vertentes das ciências e das artes, revelando tanto os ofícios desempenhados pelos negros escravizados no passado, como, principalmente, as contribuições intelectuais desses negros para a Literatura e a História do Brasil. Para o alcance dessa proposta, foi realizado um estudo atento à obra Cadernos Negros: os melhores poemas, 21ª publicação do periódico organizado pelo Quilombhoje, com o intuito de construir a identidade do negro através da representação de sua imagem positiva e da desconstrução dos estereótipos criados no Brasil Colônia, com base nos papéis exercidos pelos homens e pelas mulheres que viviam na condição de escravos, exercícios que eram impostos por um grupo opressor, na tentativa de impedir o acesso dos grupos desprovidos da cultura ocidental, sobretudo os negros brasileiros, nos espaços da história da sociedade, das ciências e das artes. É com esta lucidez, que o corpo negro brasileiro ressignifica os tempos e os espaços ocupados na História e na Literatura, por meio de elementos presentes na obra dos Cadernos Negros reveladores da produção intelectual e social, marcada ao longo dos tempos percorridos por ele. Nesse sentido, revela, por via da alteridade, o poder de denúncia e de construção de identidade preconizado pela Literatura afrodescendente com base na fundamentação teórica de Homi Bhabha e Frantz Fanon.
Abstract: The reflective efforts proposed in this dissertation is a set of ideals that reflects the situation of blacks in Brazil as a thinker, wandering a sequence of concepts and discourses on a way to see yourself and others through arts. It is a study that goes beyond the barriers of walling and shows through the body language e reaction of black Brazilian to the univocal system of Eurocentric thinking of supposed purity and singularity. This paper is an analytical study of the black body and the construction of identities of African descent in the literature of Cadernos Negros: os melhores poemas. The literary art revealed by the form with significance to the whole expessive content, so that language of art is aesthetically represented either by the transfer of meaning of the words, as the body expression as a subject in dialogue with the identity of the black Brazilian through the subversive poetries of the literary history that does not ignore the context of the ancestors nor the contemporary ones, denominating various aspects of the arts and sciences, revealing both the occupation performed by enslaved black in the past and, importantly, the intellectual contributions of these ones to literature and history of Brazil. For the scope of this proposal, it will be far a careful study to the work Cadernos Negros: os melhores poemas, the 21th publication of the journal organized by Quilombo today in order to build the identity of the black by representing its positive image and deconstruction of stereotypes created in colonial Brazil based on the roles of men and women who lived as slaves, work that was imposed by an oppressive group in an attempt to prevent the access of deprived groups of Western culture, especially the black Brazilians, in the spaces of history, society, science and arts. It is with perspicacity that the body black Brazilian reframes the times and spaces in history and literature, by means of elements present in the work Cadernos Negros: os melhores poemas, reveal the social and intellectual production, marked over time driven by it. In this sense, it is revealing, through the otherness, the power of complaint and identity construction advocated by the literature of African descent based on theoretical foundation of Homi Bhabha and Frantz Fanon.
Palavras-chave: Literatura
Negro Brasileiro
Corpo
Identidade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Alves, João Batista Romualdo. O corpo negro e a construção de identidades afrodescendentes na literatura dos Cadernos Negros: os melhores poemas. 2013. 104 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/50
Data de defesa: 25-Jul-2013
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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