???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/55
Tipo do documento: Dissertação
Título: Poéticas das imagens: traços singularizadores da linguagem cinematográfica de Vale Abraão de Manoel de Oliveira
Título(s) alternativo(s): Poetical images: singularizadores features of film language Valley Abraham Manoel de Oliveira
Autor: Deus Júnior, Pedro Coelho de
Primeiro orientador: Bezerra Filho, Feliciano José
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar as singularidades da linguagem cinematográfica de Vale Abraão que caracterizam o trabalho artístico do cineasta Manoel de Oliveira, notável na composição geral da obra e na semiose que há entre a literatura e o cinema e suas respectivas singularidades. Observa, nas inferências literárias de cunho filosófico, na construção do enredo, dos personagens e, sobretudo, da complexa figura da protagonista, a materialidade do texto e do contexto da transcriação fílmica, presentes nas afinidades existentes entre o cineasta Manoel de Oliveira e a escritora Agustina Bessa Luís. Analisa a riqueza dos detalhes cênicos, dos diálogos entre personagens, da presença constante do narrador, da temática musical do filme, da objetividade da câmera, da figura estereotipada da personagem e das referências míticas e literárias que compõem o filme, demonstradas no imobilismo da câmera e na presença do narrador, que caracteriza a objetividade poética do cineasta, em que as ressignificações da protagonista são percebidas no discurso do Outro, e, na repetição do tema musical, que dá significação e sentido para a obra fílmica, que se revela a mis-en-cadre, através de uma personagem que está além do próprio gênero, figura mítica denotada através do seu estereótipo e de sua androginia, com traços singularizadores da linguagem fílmica de Manoel de Oliveira. Embasado em estudos recentes sobre as obras e aqueles já realizados por teóricos que contemplam a literatura e a interseção da literatura com o cinema e do cinema como narrativa que subsidiam este estudo, tais como: David Bordwell, Francis Vanoye, Christian Metz, Robert Stam, Antonio Candido, Tânia Carvalhal, dentre outros.
Abstract: The objective of this work is to show the cinematographic language singularities of Abraham Valley that characterize the artistic work of filmmaker Manoel Oliveira, notable in the overall composition of the work and the semiosis that exists between literature and cinema and its respective singularities. It observes, in the literary inferences of philosophical imprint, in the building of the plot, of the characters, and especially of the complex figure of the main character, the text materiality and context of the movie transcription, that are present in the existing affinities between filmmaker Manoel de Oliveira and writer Agustina Bessa Luís. It analyzes the richness of the scenic details, the dialogues between characters, the constant presence of the narrator, the musical thematic of the film, the camera objectivity, the stereotyped figure of the character and the mythic and literary references that compose the film, demonstrated in the stillness of the camera and the presence of the narrator, that characterizes the poetic objectivity of the filmmaker in which the main character definitions made again are perceived in the discourse of the Other, and, in the musical theme repetition, which gives meaning and sense to the movie work, which reveals a mis-en-cadre, through a character that is beyond its own genre, mythic figure denoted through its stereotype and its androgynous, with singularized traces of Manoel de Oliveira´s movie language. Using as basis, recent studies about the works of those already made by theorists that contemplate the insertion of the literature with film and the cinema as narrative that subside this study, such as David Bordwell, Francis Vanoye, Christian Metz, Robert Stam, Antonio Candido, Tânia Carvalhal, among others.
Palavras-chave: Literatura
Cinema
Interpretante
Personagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Deus Júnior, Pedro Coelho de. Poéticas das imagens: traços singularizadores da linguagem cinematográfica de Vale Abraão de Manoel de Oliveira. 2013. 96 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/55
Data de defesa: 24-Jul-2013
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação CompletaTexto completo1,86 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons