???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/63
Tipo do documento: Dissertação
Título: Clube da leitura: “tecendo” a formação de leitores juvenis na perspectiva do letramento literário
Título(s) alternativo(s): Reading Club: "weaving" the formation of young readers from the perspective of literary literacy
Autor: Viégas, Priscila da Conceição
Primeiro orientador: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Resumo: A presente dissertação, intitulada “Clube da leitura: ‘tecendo’ a formação de leitores juvenis na perspectiva do letramento literário”, buscou desenvolver a leitura em grupo, com vistas a contribuir para o letramento literário e digital de uma comunidade de jovens em processo de formação leitora em uma escola pública de São Luís – MA. Elegeu-se a referida temática com o propósito de investigar a contribuição desta prática metodológica, assim como o perfil do leitor juvenil inscrito no projeto e matriculado no 1º ano do Ensino Médio no ano de 2015 em uma instituição escolar selecionada para tal fim. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se por uma pesquisa de base bibliográfica, de campo e analítico-qualitativa, a fim de corroborar com a análise pautada na utilização do sistema literário digital fandom, a partir da leitura em comunidade do gênero conto, e na avaliação quanto à apropriação e à produção de sentido da leitura literária do universo da pesquisa. Os instrumentos utilizados para o levantamento de dados foram: Diários de Leitura direcionados aos participantes, Diários de Campo direcionados às leitoras-guias, Questionários inicial e final aplicados junto aos leitores. Considerou-se a seleção de contos de autores brasileiros seguida das etapas de pré-leitura, leitura-descoberta e pós-leitura acontecidas em encontros presenciais e virtuais, apoiando-se em: registros autorais, produções diversas, apresentações artísticas e uso de mídias e redes sociais. A utilização da rede digital fez-se necessária devido à inserção do sistema versado na participação, conhecido como fandom, que ainda tem pouco reconhecimento como ferramenta didática, mas que pode ser incorporado às manifestações próprias do campo literário e, ainda, conecta a produção e a recepção de textos à crítica e à criação de produtos artísticos. Por conseguinte, percorreu-se alguns marcos teóricos que auxiliaram na fundamentação desta investigação, a saber: Letramento literário e digital, Comunidades de leitores, Sociologia da leitura, Sistema literário digital Fandom, que foram desenvolvidos para a consecução das questões de pesquisa e dos objetivos, resultando na ampliação do tema estudado e, ainda, solidificando esse paradigma e as práticas de leitura literária que interessam à nova geração de leitores.
Abstract: This dissertation, entitled “Reading Club: ‘weaving’ the formation of young readers in the perspective of literary literacy”, sought to develop the group reading, so as to contribute to the literary literacy and digital of a young community in the process of formation reader in a public school in São Luís – MA. The theme mentioned was elected with the intention of investigate the contribution of this methodological practice, as well as the profile of the youth reader inscribed in the project and enrolled in the 1st year of high school in 2015 in a school institution selected for this purpose. For develop the study, it was opted to a bibliographic base search, field research and analytical and qualitative in order to corroborate the analysis guided by the use of digital literary system Fandom, from the community reading in the genre tale, and in the evaluation regarding the appropriation and production of meaning of literary reading of the search universe. The instruments used for data survey were: Reading Journals directed participants, Field Diaries directed to readers guides, initial and final questionnaires applied with readers. The selection of short stories by Brazilian authors was considered followed the stages of pre-reading, readingdiscovery and post-reading happen in person and virtual meetings, relying on: copyright records, several productions, artistic performances and use of media and networks social. The use of digital network was necessary because of the insertion of the versed system on participation, known as Fandom, which still has little recognition as a teaching tool, but that can be incorporated to own manifestations of the literary field, and also connects the production and the reception of texts to critique and creation of artistic products. Therefore, some theoretical marks were surveyed and assist in the substantiation of this research, namely: Literary and digital literacy, Communities of readers, Sociology of Reading, Digital literary system Fandom, which were developed for the attainment of the research questions and objectives resulting in the expansion of studied subject and also solidifying this paradigm and literary reading practices of interest to the new generation of readers.
Palavras-chave: Clube da Leitura
Letramento literário e digital
Leitor juvenil
Fandom
Reading Club
Literary and digital literacy
Youth reader
Fandom
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Viégas, Priscila da Conceição. Clube da leitura: “tecendo” a formação de leitores juvenis na perspectiva do letramento literário. 2016. 182 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/63
Data de defesa: 31-Mar-2016
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons