???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/84
Tipo do documento: Dissertação
Título: Notícia na escola : uma proposta para o ensino na educação básica
Título(s) alternativo(s): News in school : a proposal for teaching in basic education
Autor: Silva, Beatriz Gonçalves da
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivo investigar a produção do gênero notícia em duas turmas do 7º ano de uma escola estadual, na cidade de Bom Jesus-PI. Com isso, identificamos as dificuldades dos discentes com relação a esse gênero. Analisamos também, a abordagem queo livro didático utilizado em sala de aula apresenta a respeito do gênero notícia. Posteriormente, sugerimos uma proposta de intervenção que apresente alternativas para minimizar as dificuldades apresentadas pelos discentes. Algumas questões nortearam esse estudo, em que nos perguntamos sobre se a maneira muitas vezes “superficial” de explorarmos o gênero possibilita a aprendizagem, atendendo assim todas as demandas e exigências que um ensino comprometido com a qualidade deve apresentar. Outra questão foi sobre as dificuldades mais recorrentes com relação à produção do gênero notícia pelos alunos do 7º ano. Diante dessa conjuntura, passamos a pesquisar esta realidade de ensino procurando analisar as dificuldades de ambas as turmas com relação à aprendizagem do gênero notícia. Realizamos, então, as análises de três categorias para investigar a apropriação do gênero: elementos estruturais, elementos linguísticos e sequência narrativa. Nesse sentido, depois de constatado que algo precisava ser proposto em diferentes aspectos do gênero em estudo, sugerimos uma proposta de intervenção, uma Sequência Didática, que objetiva sanar ou, pelo menos, minimizar as dificuldades encontradas. Durante o percurso, estivemos embasados teoricamente por: Bakhtin (1997, 2001), Adam (2011), Bronckart (2003), Marcuschi (2000,2002), Dolz e Schneuwly (1998,2004), Alves Filho (2011), Antunes (2003), Van Dijk (1998), dentre outros.
Abstract: This research aimed to investigate the production of the news genre in two classes of the 7th grade of a state school in the city of Bom Jesus-PI. Thus, we identified the difficulties of students related to this genre. We also look at the approach that the textbook used in class features about the news genre. Later, we suggest a proposal for intervention that presents alternatives to minimize the difficulties presented by students. Some questions guide this study, in which we asked about the way often "superficial" to explore the genre enables learning, thus meeting all the demands and requirements that a teaching committed to quality must submit. Another question was about the most recurrent difficulties in relation to the production of news genre by 7th graders. Faced with this situation, we began to research this educational reality seeking to analyze the difficulties of both groups with regard to learning the news genre. We perform, then the analyzes of three categories to investigate the appropriation of the genre: structural elements, linguistic elements and narrative sequence. In this sense, having found that something needs to be proposed on different aspects of gender study, we suggest a proposal for intervention, a Didactic Sequence, which aims to solve or at least minimize the difficulties encountered. Along the way, we have been grounded theoretically by: Bakhtin (1997, 2001), Adam (2011), Bronckart (2003), Marcuschi (2000,2002), Dolz and Schneuwly (1998,2004), Alves Filho (2011), Antunes (2003), Van Dijk (1998), among others.
Palavras-chave: Gênero Textual
Notícia
Ensino
Sequência Didática
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: Silva, Beatriz Gonçalves da. Notícia na escola: uma proposta para o ensino na educação básica. 2015. 146 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/84
Data de defesa: 31-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação CompletaTexto completo3,64 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Ficha Catalográfica31,43 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons