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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memória e melancolia na configuração da narrativa de Rakushisha
Título(s) alternativo(s): Memory and melancholy in the configuration of the narrative of Rakushisha
Autor: Andrade, José Ivan Bernardo
Primeiro orientador: Fernandes, Fabrício Flores
Resumo: Esta dissertação estuda as vinculações entre memória e melancolia na narrativa de Rakushisha (2014) da escritora brasileira Adriana Lisboa. Na obra estudada, a memória e a melancolia estão presentes tanto na lógica das ações como na configuração de alguns personagens centrais e se projetam também na dimensão sócio-histórica. O estudo contempla a estrutura do romance enquanto narrativa de ficção, focando alguns elementos constituintes da configuração literária como o espaço e a heterotopia, o tempo e seus múltiplos aspectos e o personagem de ficção enquanto indivíduo deslocado em busca do resgate de sua identidade. A abstração dos estudos da memória e da melancolia na configuração da narrativa evidencia que tudo na obra converge nesses elementos: a narração, a narrativa e a história seguem o caminho fragmentário da memória e têm na melancolia sua expressividade. A personagem Celina, uma artesã que fabrica bolsas de tecido, sofre uma perda irreversível, na tentativa de retorno à vida social empreende uma vigem ao Japão na companhia de um desconhecido, Haruki, o ilustrador do Diário de Saga, escrito pelo poeta japonês do século XVII, Matsuo Bashô. Ela em Kyoto e Haruki em Tóquio, cada um por seus motivos, melancólicos, vivem um processo de retorno ao passado, pelo viés da memória, e buscam uma reconciliação consigo mesmos. As reminiscências de Celina, sua dor e solidão encontram na poesia de Bashô a iluminação que a faz pensar em liberar perdão para livrar-se do ressentimento e da mágoa. Ao seu modo, Haruki, um descendente de japonês, aproveita sua estada no Japão para conhecer suas raízes e assimilar a cultura e a língua que, até então, não faziam parte de sua vida. A partir do aporte teórico de Todorov (2003), Genette (1973), Roland Barthes (1973), Reuter (2004), Nunes (1988), dentre outros, discutem-se os elementos constituintes na narrativa de ficção; algumas aporias do espaço são evocadas nos postulados de Foucault (2006); Antonio Candido (1999) e Bakhtin (1997) estudam o personagem e os seus discursos; com Stuart Hall (2006) são verificadas as questões que giram em torno da identidade cultural; nos estudos referentes à memória estão as teorias de Santo Agostinho (2008), Bergson (1999), Halbwaks (2003) e Paul Ricoeur (2007). Textos de Freud (2011) e Nietzsche (2009) abrangem tanto a memória quanto a melancolia; já Kristeva (1989), Melanie Klein (1975), Walter Benjamin (1984) e Susan Sontag (1986) postulam sobre alguns aspectos da melancolia e do ressentimento.
Abstract: This dissertation studies the connections between memory and melancholy in the narrative of Rakushisha (2014) by the Brazilian writer Adriana Lisboa. In the work studied, memory and melancholy are present both in the logic of actions and in the configuration of some central characters and also projected in the socio-historical dimension. The study contemplates the structure of the novel as a narrative of fiction, focusing on some constituent elements of the literary configuration as space and heterotopia, time and its multiple aspects and the fictional character as an individual moved in search of the rescue of their identity. The abstraction of the studies of memory and melancholy in the configuration of the narrative shows that everything in the work converges on these elements: narration, narrative and history follow the fragmentary path of memory and have in their melancholy their expressiveness. The character Celina, an artisan who makes bags of cloth, suffers an irreversible loss, in the attempt to return to social life she undertakes a vigem to Japan in the company of an unknown, Haruki, the illustrator of the Diary of Saga, written by the Japanese poet of the century XVII, Matsuo Bashô. She in Kyoto and Haruki in Tokyo, each for her melancholy motives, live a process of return to the past, through the bias of memory, and seek a reconciliation with themselves. Celina's reminiscences, her pain and loneliness find in Bashô's poetry the illumination that makes her think of releasing forgiveness to get rid of resentment and hurt. In his own way, Haruki, a descendant of Japanese, takes advantage of his stay in Japan to know his roots and assimilate the culture and language that, until then, were not part of his life. From the theoretical contribution of Todorov (2003), Genette (1973), Roland Barthes (1973), Reuter (2004), Nunes (1988), among others, discuss the constituent elements in fiction narrative; Some aporias of space are evoked in the postulates of Foucault (2006); Antonio Candido (1999) and Bakhtin (1997) study the character and his speeches; With Stuart Hall (2006) the questions that revolve around the cultural identity are verified; In studies related to memory are the theories of Saint Augustine (2008), Bergson (1999), Halbwaks (2003) and Paul Ricoeur (2007). Texts of Freud (2011) and Nietzsche (2009) cover both memory and melancholy; As Kristeva (1989), Melanie Klein (1975), Walter Benjamin (1984) and Susan Sontag (1986) postulate some aspects of melancholy and resentment.
Palavras-chave: Rakushisha
Narrativa
Memória
Melancolia
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Andrade, José Ivan Bernardo. Memória e melancolia na configuração da narrativa de Rakushisha. 2016. 104 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/96
Data de defesa: 1-Apr-2016
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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