Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1013
Tipo do documento: | Livros e Capítulos de Livros |
Título: | Escrita na Alfabetização |
Autor: | Buin, Edilaine Ramos, Norma Suely Campos Silva, Wagner Rodrigues |
Resumo: | ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO discute questões atuais e importantes sobre práticas de alfabetização e de letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, por um viés da educação científica, abordagem investigativa e pedagógica situada na Linguística Aplicada, a partir da concepção de que o ensino e a pesquisa são práticas indissociáveis que se fortalecem mutuamente na medida em que também empoderam os atores inseridos no contexto educativo. A obra traz questões teóricas e práticas discutidas na mesa on-line Alfabetização em Contexto de Letramento, realizada como um dos eventos comemorativos dos 30 anos da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (ALAB), em 09 de julho de 2020. As questões tematizadas estão situadas no contexto educacional brasileiro, mas podem servir como referências para experiências pedagógicas além das fronteiras do Brasil. São problematizadas algumas contribuições das abordagens pedagógicas da alfabetização e do letramento para uma prática investigativa sobre os manuscritos produzidos por crianças, no processo de alfabetização; alguns aspectos importantes da consciência fonológica e de mecanismos gramaticais e de textualidade no processo de alfabetização, pontos essenciais para as crianças compreenderem o funcionamento de propriedades da língua portuguesa e ainda são apresentados dois dados de escrita produzidos em situações diversas de ensino, por duas crianças de 3º ano do Ensino Fundamental, de diferentes escolas. E são ainda sistematizadas atividades didáticas sobre alguns aspectos linguísticos emergentes nos manuscritos analisados que revelam a necessidade das crianças compreenderem a escrita como resultado de uma atividade criativa sendo importante a reflexão sobre elementos responsáveis pelo funcionamento da língua. Destaca-se que os três autores são especialistas na área de ensino de língua materna, com experiência na formação de professores, e representam universidades públicas de regiões distintas: Centro-Oeste, Nordeste e Norte. |
Abstract: | WRITING IN LITERACY discusses current and important issues regarding literacy and literacy practices in the early years of Elementary School I, from a perspective of scientific education, an investigative and pedagogical approach situated in Applied Linguistics, based on the conception that teaching and research are inseparable practices that strengthen each other to the extent that they also empower the actors inserted in the educational context. The work brings theoretical and practical issues discussed in the online panel Literacy in the Context of Literacy, held as one of the events commemorating the 30th anniversary of the Brazilian Association of Applied Linguistics (ALAB), on July 9, 2020. The issues addressed are situated in the Brazilian educational context, but can serve as references for pedagogical experiences beyond Brazil's borders. Some contributions of the pedagogical approaches to literacy and literacy for an investigative practice on manuscripts produced by children, in the literacy process, are problematized; Some important aspects of phonological awareness and grammatical and textual mechanisms in the literacy process are presented, essential points for children to understand how the properties of the Portuguese language work. Two writing data produced in different teaching situations by two children in the 3rd grade of Elementary School from different schools are also presented. Didactic activities on some linguistic aspects emerging in the analyzed manuscripts are also systematized, revealing the need for children to understand writing as a result of a creative activity, and reflecting on the elements responsible for the functioning of the language is important. It is worth noting that the three authors are specialists in the area of mother tongue teaching, with experience in teacher training, and represent public universities from different regions: Central-West, Northeast and North. |
Palavras-chave: | Alfabetização Letramento Consciência Fonológica Escola |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | EdUESPI |
Citação: | BUIN, Edilaine; RAMOS, Norma Suely Campos ; SILVA, Wagner Rodrigues. Escrita na Alfabetização. Teresina: EdUESPI, 2021. p. 248. Disponível em: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1013. Acesso em: [data de acesso]. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1013 |
Data de defesa: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Livros e Capítulos de Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Livro Completo.pdf | Texto Completo | 4,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.