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Tipo do documento: Monografia
Título: O fenômeno da crase em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental
Autor: Torres, Lisandra da Conceição
Primeiro orientador: Lima, Francisco Renato
Resumo: Este trabalho aborda o fenômeno da crase em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar formas de abordagem do ensino da crase em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, tomando por base os princípios conceituais desse fenômeno em gramáticas de referência para o ensino escolar. A pesquisa explora o ensino da crase nos livros didáticos, que, muitas vezes, possuem poucos exemplos claros e práticos. Essa abordagem pode dificultar a compreensão dos alunos sobre o uso correto da crase em situações do dia a dia. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo constitui-se a partir uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, realizado por meio dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica (Gil, 2018, 2019). A fundamentação teórica partiu sobretudo das leituras de Antunes (2003, 2007, 2014), Bagno (2002), Bechara (2009, 2020), Cunha e Cintra (2017), Labov (2008), Neves (2000, 2006), Possenti (2011), Travaglia (2009), entre outros; além das orientações curriculares propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018). Como corpus, analisamos dois livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, a saber: “Teláris Essencial” (Trinconi; Bertin; Marchezi, 2024) e “Português: Linguagens” (Cereja; Vianna, 2024). A partir deles, refletimos acerca do ensino contextualizado da crase, além de identificar os principais desafios encontrados no uso desse fenômeno nas referidas obras didáticas. Os resultados apontam que o ensino da crase ainda é relativamente resumido nos livros didáticos, evidenciando a importância de contextualizar mais o conteúdo e apresentar exemplos claros e variados. Além disso, foram identificados desafios, como dificuldades quanto a uma abordagem superficial do conteúdo e a falta de conexão com situações práticas, que abrem espaço para investigações futuras. Desse modo, os resultados contribuem para o aprimoramento do ensino da Língua Portuguesa, oferecendo subsídios para a reformulação de materiais didáticos e promovendo reflexões significativas que abrem espaço para investigações futuras.
Abstract: This work addresses the phenomenon of crasis in Portuguese language textbooks for the 9th year of elementary school, with the aim of analyzing ways of approaching the teaching of crasis in Portuguese language textbooks for the 9th year of elementary school, based on the principles conceptual concepts of this phenomenon in reference grammars for school teaching. The research explores the teaching of crasis in textbooks, which often have few clear and practical examples. This approach can make it difficult for students to understand the correct use of crasis in everyday situations. From a methodological point of view, the present study is based on a qualitative, exploratory approach, carried out through the technical procedures of bibliographical research (Gil, 2018, 2019). The theoretical foundation came mainly from readings by Antunes (2003, 2007, 2014), Bagno (2002), Bechara (2009, 2020), Cunha and Cintra (2017), Labov (2008), Neves (2000, 2006), Possenti (2011), Travaglia (2009), among others; in addition to the curricular guidelines proposed by the National Common Curricular Base (BNCC) (Brazil, 2018). As a corpus, we analyzed two Portuguese language textbooks from the 9th year of Elementary School, namely: “Teláris Essencial” (Trinconi; Bertin; Marchezi, 2024) and “Português: Linguagens” (Cereja; Vianna, 2024). From them, we reflect on the contextualized teaching of crasis, in addition to identifying the main challenges encountered in the use of this phenomenon in the aforementioned didactic works. The results indicate that the teaching of crasis is still relatively summarized in textbooks, highlighting the importance of further contextualizing the content and presenting clear and varied examples. Furthermore, challenges were identified, such as difficulties regarding a superficial approach to the content and the lack of connection with practical situations, which open space for future investigations. In this way, the results contribute to the improvement of Portuguese language teaching, offering support for the reformulation of teaching materials and promoting significant reflections that open space for future investigations.
Palavras-chave: Crase
Livro Didático
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: TORRES, Lisandra da Conceição. O fenômeno da crase em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental. 2024. 71 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1056
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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