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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1077
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conhecimento de acadêmicos da área de saúde sobre pessoas com deficiência |
Autor: | Araújo, Ágata Maria Xavier de |
Primeiro orientador: | Aguiar, Adriana Sousa Carvalho de |
Primeiro coorientador: | Leal, Samira Rêgo Martins de Deus |
Primeiro membro da banca: | Leal, Samira Rêgo Martins de Deus |
Segundo membro da banca: | Veloso, Lorena Uchôa Portela |
Resumo: | Introdução: A perspectiva da integralidade e da equidade no cuidado em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) define que o atendimento em saúde aos indivíduos ocorra de acordo com suas necessidades (particularidades) e seja articulado a dife- rentes níveis de complexidade do sistema. Diante disso, as pessoas com deficiência são mais vulneráveis ao adoecimento devido às peculiaridades de sua condição, o que exige uma assistência pautada no pressuposto de que, além da necessidade de atenção à saúde específica da sua própria condição, esses indivíduos também podem ser acometidos por doenças e agravos comuns aos demais, necessitando de outros tipos de serviços além daqueles estritamente ligados à sua deficiência. Objetivo: Ava- liar o conhecimento de acadêmicos da área da saúde sobre pessoas com deficiência. Métodos: Estudo com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no período de maio a junho de 2023. O estudo foi realizado em uma universidade pública, locali- zada no município de Teresina, Piauí. A amostra foi composta por 207 acadêmicos, dos três primeiros e dos três últimos semestres dos cursos de enfermagem, fisiotera- pia e medicina. Para a coleta de dados, foi aplicado um instrumento, o qual aborda a caracterização acadêmica e a avaliação do conhecimento sobre pessoas com defici- ência. Ressalta-se que o instrumento de avaliação do conhecimento foi construído tomando-se como referência o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Política Nacio- nal de Saúde da Pessoa com Deficiência e o conteúdo de um manual educativo vali- dado que aborda sobre acessibilidade e inclusão. Para as associações entre as vari- áveis nível de conhecimento e faixa etária, curso e semestre, utilizou-se do teste qui- quadrado, considerando como estatisticamente significantes as análises estatísticas quando p‹ 0,05. Resultados: A amostra foi composta por 207 acadêmicos, com idade entre 18 e 34 anos, predominantemente alunos do curso de enfermagem (40,1%) se- guido de fisioterapia (39,6%), cursando o primeiro trimestre (65,2%). Quanto à forma- ção acadêmica, 33,8% vivenciaram o atendimento a PcD em campos de estágio cur- ricular, mas a maioria, 86%, se sente pouco ou não se sente capacitado para prestar assistência em saúde a esse público. Quanto à avaliação do conhecimento sobre PcD, as questões com maior índice de acertos variaram de 87,43% a 98,55%, correspon- dentes a assuntos sobre a importância da comunicação na assistência a esse público, grupos que não são classificados como PcD e com a definição de PcD física/motora. Quanto à classificação do nível de conhecimento, a maioria (69,0%) dos acadêmicos apresentou nível insatisfatório. Verificou-se associação entre nível de conhecimento e curso de graduação (p=0,14), assim como entre o nível de conhecimento e o se- mestre do curso (p<0,001). Conclusão: Verificou-se que a maioria dos acadêmicos demonstrou nível insatisfatório de conhecimento sobre pessoas com deficiência. Per- cebe-se a necessidade da oferta de aulas sobre o atendimento às particularidades em saúde da pessoa com deficiência, assim como, também, de incentivo aos projetos de pesquisa e de extensão durante a graduação sobre essa temática. |
Abstract: | Introduction: The perspective of integrality and equity in health care in the Unified Health System (Brazilian SUS) defines that health care for individuals occurs according to their needs (particularities) and is articulated at different levels of complexity of the system. Therefore, people with disabilities are more vulnerable to illness due to the peculiarities of their condition, requiring differentiated health care. Thus, assistance to these people should be based on the assumption that, in addition to the need for spe- cific health care for their condition, these individuals can also be affected by diseases and injuries common to others, requiring services other than those strictly linked to their disability. Objective: To evaluate the knowledge of health academics about peo- ple with disabilities. Methods: Study with a quantitative approach. Data collection oc- curred from May to June 2023. The study was conducted at a public university, located in the municipality of Teresina, Piauí. The sample consisted of 207 students, from the first three and the last three semesters of nursing, physiotherapy, and medicine cour- ses. For data collection, an instrument was applied, which addresses the academic characterization and evaluation of knowledge about people with disabilities. It is no- teworthy that the instrument of evaluation of knowledge was built taking as reference the Statute of Person with Disability, the National Health Policy of Persons with Disa- bilities, and the content of a validated educational manual that addresses accessibility and inclusion. The data was organized and stored in a structured database of Microsoft Excel and was subsequently analyzed in the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 20,0. For the associations between the variable's level of knowledge and age group, course, and semester, we used the chi-square test, consi- dering statistical analysis as statistically significant when p 0,05. Results: The sample consisted of 207 students, aged between 18 and 34 years, predominantly nursing stu- dents (40,1%) followed by physiotherapy (39,6%), attending the first trimester (65,2%). Regarding academic training, 33,8% experienced the service to PwD in curricular in- ternship fields, but most, 86%, feel little or do not feel qualified to provide health care to the public. Regarding the evaluation of knowledge about PwD, the questions with the highest success rate ranged from 87,43% to 98,55%, corresponding to subjects on the importance of communication in assistance to these public, groups that are not classified as PwD and with the definition of physical/motor PwD. Regarding the classi- fication of the level of knowledge, the majority (69,0%) of the students presented an unsatisfactory level. There was an association between the level of knowledge and undergraduate course (p = 0,14), as well as between the level of knowledge-cement and the semester of the course (p <0,001). Conclusion: It was found that most aca- demics demonstrated unsatisfactory levels of knowledge about people with disabilities. It is perceived the need to offer classes on attendance for particularities in the health of the person with disabilities, as well as, of incentive to the research projects and extension during the graduation on this theme. |
Palavras-chave: | Pessoas com Deficiência Saúde da Pessoa com Deficiência Atenção à Saúde People with Disabilities Health of the Disabled Person |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
Programa: | Bacharelado em Enfermagem |
Citação: | ARAÚJO, Ágata Maria Xavier de. Conhecimento de acadêmicos da área de saúde sobre pessoas com deficiência. 2023. 50 f. TCC ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, PI, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1077 |
Data de defesa: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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