| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1079Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Moura, Ana Carolina Norberta de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Veloso, Lorena Uchôa Portela | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Lira, Jerfferson Abraão Caetano | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-09T14:57:40Z | - |
| dc.date.issued | 2023 | - |
| dc.identifier.citation | Moura, Ana Carolina Norberta de Moura. Construção de Cartilha Educativa sobre Práticas Integrativas e Complementares no Manejo da Ansiedade na Atenção Primária a Saúde. 2023. 77f. (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, ( Teresina,Piauí.) | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1079 | - |
| dc.description.resumo | MOURA, A. C. N. CONSTRUÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO MANEJO DA ANSIEDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE. Introdução: Transtornos de ansiedade são heterogêneos e complexos. E as profundas mudanças ocorridas nas últimas décadas, em termos de urbanização, baixa oferta de serviços públicos de qualidade, precarização do trabalho, têm acarretado mudanças na arquitetura familiar e social, levando o país a patamares elevados de adoecimento mental. Perante o cenário de escassez de recursos teóricos e práticos para manejo de pacientes com transtornos mentais na Atenção Primária a Saúde (APS), como a ansiedade, as Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), representam um conjunto de recursos capazes de atuar nos diferentes aspectos da saúde, propiciando tanto a recuperação da saúde quanto a prevenção de doenças e agravos, sejam eles físicos ou mentais. Objetivos: Construir cartilha educativa sobre o uso das PICS para auxiliar enfermeiros no manejo de ansiedade na APS. Realizar revisão integrativa em bases de dados sobre as PICS para elaboração do conteúdo da cartilha. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico de construção de conteúdo de cartilha educativa. A cartilha foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1) elaboração da revisão integrativa da literatura para subsidiar o conteúdo da cartilha educativa e 2) construção de cartilha educativa sobre uso das PICS para manejo da ansiedade a partir de revisão integrativa da literatura. A revisão integrativa foi realizada nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, SCORPUS, WEB OF SCIENCE, CINAHL, EMBASE, COCHRANE E BDENF, e índice bibliográfico LILACS. Foram incluídos estudos primários relacionados à temática, sem delimitação de idioma e recorte temporal e excluídos estudos que não respondem à questão pesquisa, estudos duplicados, monografias, dissertação, tese, editorias e estudos reflexivos. A construção da cartilha seguiu as recomendações metodológicas de ECHER (2005), sendo a elaboração do material educativo dividido em seis etapas: objetivos, conteúdo, linguagem, relevância, ilustrações e layout. Resultados: A amostra final foi constituída por doze artigos científicos. Diante do exposto, a Prática Integrativa e Complementar em Saúde que sobressaiu foi a Musicoterapia, seguida da Acupuntura e Aromaterapia. Dos estudos avaliados, verificou – se a predominância de pacientes adultos, na qual, quatro estudos nacionais (Brasil) e três internacionais (Estados Unidos da América). E assim também, abordando diferentes públicos, como médicos, estudantes universitários, profissionais de enfermagem, gestante e idosos. A cartilha elaborada discorre sobre três práticas integrativas e complementares em saúde (musicoterapia, aromaterapia e acupuntura), enfatizando o conceito, finalidade, vantagens e desvantagens do uso, contraindicações, bem como exemplificando a aplicação da técnica em locais e público - alvo diversificados. Conclusão: A pesquisa proporcionou ampliação do estudo sobre o tema das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde integradas no cuidado ao paciente com transtornos mentais leves, a exemplo, ansiedade. Ademais, possibilitou a construção da tecnologia educativa para os enfermeiros aplicarem na Atenção Primária a Saúde, através da exemplificação dos métodos de uso, dicas, vantagens e desvantagens. Como limitações, destaca - se o tempo para produção. Para sugestão, é essencial a validação perante juízes capacitados, e a implementação na Atenção Primária a Saúde, sugere-se estudos posteriores de validação de conteúdo da cartilha com especialistas e validação clínica com o público alvo. | por |
| dc.description.abstract | MOURA, A. C. N. CONSTRUCTION AN EDUCATIONAL BOOKLET ON INTEGRATIVE AND COMPLEMENTARY PRACTICES IN THE MANAGEMENT OF ANXIETY IN PRIMARY HEALTH CARE. Introduction: Anxiety disorders are heterogeneous and complex. And the profound changes that have taken place in recent decades, in terms of urbanization, the low supply of quality public services, the precariousness of work, have led to changes in the family and social architecture, leading the country to high levels of mental illness. Faced with the scarcity of theoretical and practical resources for the management of patients with mental disorders in Primary Health Care (PHC), such as anxiety, Integrative and Complementary Health Practices (PICS), represent a set of resources capable of acting in different aspects of health, providing both the recovery of health and the prevention of diseases and injuries, whether physical or mental. Objectives: To build an educational booklet on the use of PICS to help nurses manage anxiety in PHC. Carry out an integrative review of PICS databases to prepare the booklet's content. Methods: This is a methodological study of content construction for an educational booklet. The booklet was developed in the following steps: 1) preparation of an integrative literature review to support the content of the educational booklet and 2) construction of an educational booklet on the use of PICS for anxiety management based on an integrative literature review. The integrative review was carried out in PUBMED/MEDLINE, SCORPUS, WEB OF SCIENCE, CINAHL, EMBASE, COCHRANE AND BDENF databases, and LILACS bibliographic index. Primary studies related to the theme were included, without language or time limits, and studies that did not answer the research question, duplicate studies, monographs, dissertations, thesis, editorials and reflective studies were excluded. The construction of the booklet followed the methodological recommendations of ECHER (2005), with the preparation of the educational material being divided into six stages: objectives, content, language, relevance, illustrations and layout. Results: The final sample consisted of twelve scientific articles. In view of the above, the Integrative and Complementary Practice in Health that stood out was Music Therapy, followed by Acupuncture and Aromatherapy. Of the evaluated studies, there was a predominance of adult patients, in which four national studies (Brazil) and three international studies (United States of America). And so too, addressing different audiences, such as doctors, university students, nursing professionals, pregnant women and the elderly. The prepared booklet discusses three integrative and complementary practices in health (music therapy, aromatherapy and acupuncture), emphasizing the concept, purpose, advantages and disadvantages of use, contraindications, as well as exemplifying the application of the technique in different locations and target audiences. Conclusion: The research provided expansion of the study on the theme of Integrative and Complementary Health Practices integrated in the care of patients with mild mental disorders, such as anxiety. In addition, it enabled the construction of educational technology for nurses to apply in Primary Health Care, through examples of methods of use, tips, advantages and disadvantages. As limitations, the time for production stands out. As a suggestion, validation before trained judges is essential, and implementation in Primary Health Care, further validation studies of the content of the booklet with specialists and clinical validation with the target audience are suggested. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Soliede Lima (soliedeeda@gmail.com) on 2025-01-09T14:36:34Z No. of bitstreams: 2 Ana Carolina tcc.pdf: 3470359 bytes, checksum: 5b151b8dab3472078eb49a6ca26e3058 (MD5) Ana Carolina Termo.pdf: 489548 bytes, checksum: 0273fc64152f2123fd45de2c44c20c92 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-09T14:57:40Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ana Carolina tcc.pdf: 3470359 bytes, checksum: 5b151b8dab3472078eb49a6ca26e3058 (MD5) Ana Carolina Termo.pdf: 489548 bytes, checksum: 0273fc64152f2123fd45de2c44c20c92 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-09T14:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ana Carolina tcc.pdf: 3470359 bytes, checksum: 5b151b8dab3472078eb49a6ca26e3058 (MD5) Ana Carolina Termo.pdf: 489548 bytes, checksum: 0273fc64152f2123fd45de2c44c20c92 (MD5) Previous issue date: 2023-01-01 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Saude | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Bacharelado em Enfermagem | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Terapias Complementares | por |
| dc.subject | Atenção Primária a Saúde | por |
| dc.subject | Ansiedade | por |
| dc.subject | Enfermeiros | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM | por |
| dc.title | Construção de cartilha educativa sobre práticas integrativas e complementares no manejo da ansiedade na atenção primária a saúde | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | Termo de produção | 3,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
