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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1100| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Uma abordagem do cânone literário: origem, manutenção e contestação |
| Autor: | Oliveira, Olihelton Escorcio De ![]() |
| Primeiro orientador: | Carvalho, Eliana Pereira De |
| Primeiro membro da banca: | Gomes, Emanoel Pedro Martins |
| Segundo membro da banca: | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz |
| Resumo: | Esta monografia possui o intuito de apresentar os principais aspectos relacionados a origem, contestação e manutenção do Canône Literário Ocidental. Diante desse intuito, o objetivo geral do presente trabalho é trazer algumas discussões feitas sobre o cânone literário ocidental, considerando a pretensão universalizante do ocidente e o relativismo cultural da pós- modernidade, bem como o cambiante conceito de cultura no ocidente. Para tanto, considerou- se três objetivos específicos quais: a) problematizar a ideia de modernidade/civilização a partir da contestação da concepção eurocêntrica de mundo, da abordagem do pensamento pós- moderno e do conceito de transmodernidade trazido por estudiosos latino-americanos; b) apresentar um panorama da ideia de cultura, discutindo sobre a implicação desta ideia para a concepção de cânone literário; e c) comentar sobre o conflito entre esteticistas e revisionistas ou entre discurso da modernidade e discursos da pós-modernidade na relação com o cânone literário. Como resultado da pesquisa, considerando-se os objetivos propostos sobre a temática do cânone literário ocidental, inferiu-se o seguinte: as mudanças históricas ocorridas no mundo ocidental em torno dos conceitos de modernidade e pós-modernidade implicam uma mudança significativa sobre a ideia de cânone literário que diz respeito à querela entre antigos e modernos e entre modernos e pós-modernos; as implicações do termo cultura para falar sobre o cânone literário trouxe à tona três acepções de cultura, esclarecendo-se que estas três acepções correspondem a mudanças de pensamento no ocidente que perpassam pelo conceito de modernidade e pós-modernidade; e discutir sobre o cânone literário na arena dos conflitos entre esteticistas e revisionistas, mostrou que, de um lado, há teóricos que defendem que o cânone literário se baseia em critérios estritamente estéticos e que estabelecer ou perpetuar o cânone não implica fatores ideológicos, e de outro, que os revisionistas não almejam abolir o cânone, mas revisitá-lo verificando nele o discurso hegemônico da modernidade, à medida que também o enriquecem e o revigoram. No meio de tudo, há a certeza de que o cânone literário é uma questão de escolha que implica valor e que o valor não é um dado objetivo. |
| Abstract: | This monograph aims to present the main aspects related to the origin, contestation and maintenance of the Western Literary Canon. In view of this purpose, the general objective of this work is to bring some discussions about the Western literary canon, considering the universalizing pretension of the West and the cultural relativism of postmodernity, as well as the changing concept of culture in the West. To this end, three specific objectives were considered: a) to problematize the idea of modernity/civilization based on the challenge of the Eurocentric conception of the world, the approach of postmodern thought and the concept of transmodernity brought by Latin American scholars; b) present na overview of the idea of culture, discussing the implications of this idea for the conception of literary canon; and c) comment on the conflict between aestheticians and revisionists or between the discourse of modernity and discourses of postmodernity in relation to the literary canon. As a result of the research, considering the proposed objectives on the theme of the Western literary canon, the following was inferred: the historical changes that have occurred in the Western world around the concepts of modernity and postmodernity imply a significant change in the idea of literary canon that concerns the dispute between ancients and moderns and between moderns and postmoderns; the implications of the term culture to talk about the literary canon brought to light three meanings of culture, clarifying that these three meanings correspond to changes in thinking in the West that permeate the concept of modernity and post-modernity; and discussing the literary canon in the arena of conflicts between aestheticians and revisionists, showed that, on the one hand, there are theorists who argue that the literary canon is based on strictly aesthetic criteria and that establishing or perpetuating the canon does not imply ideological factors, and on the other, that revisionists do not aim to abolish the canon, but to revisit it, verifying in it the hegemonic discourse of modernity, as they also enrich and reinvigorate it. In the midst of it all, there is the certainty that the literary canon is a matter of choice that implies value and that value is not an objective fact. |
| Palavras-chave: | Cânone Ocidental Modernidade Pós-Modernidade Cultura |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::TEORIA LITERARIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | OLIVEIRA, Olihelton Escorcio De. Uma abordagem do cânone literário: origem, manutenção e contestação. 2024. 48 f. Monografia ( Licenciatura em Letras-Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1100 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Barros Araújo – PICOS) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Monografia Completa.pdf | Monografia | 583,06 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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