Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMazullo, Izabella Damasceno-
dc.contributor.advisor1Holanda, Lêda Maria De Carvalho Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-01-10T16:58:18Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMAZULLO, Izabella Damasceno. Aprendendo com afeto: a importância das emoções para o processo de aprendizagem na infância. 2024. 41 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1107-
dc.description.resumoO presente trabalho investigou através da literatura disponível a relação entre o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e os processos de aprendizagem durante a infância, no contexto escolar brasileiro. Segundo as teorias do desenvolvimento humano, o período dos três aos seis anos de idade é marcado pelo surgimento e alcance de habilidades essenciais, o que envolve o desenvolvimento da linguagem, da autoestima, de habilidades motoras, entendimento de causa e efeito, e compreensão da vida de modo coletivo, sofrendo influência dos aspectos biopsicossociais, envolvendo cultura, gênero e meio em que vivem. Dessa forma, as emoções evidentemente possuem uma função primordial na interação social, configurando um papel determinante na constituição do sujeito. Por apresentarem um valor adaptativo e, assim, estarem associadas aos interesses, impulsos e motivações dos estudantes, as emoções desempenham uma atribuição fundamental à construção de significados no ambiente escolar. Nesse sentido, por meio de uma revisão bibliográfica integrativa que visa a coleta e, posteriormente, a análise de dados, este trabalho abordou as inter-relações entre emoções e aprendizado, a partir da integração entre sentimento, pensamento e ação que integram a aprendizagem significativa. Com isso, a partir da realização deste trabalho e da compreensão desses fatores, foi possível averiguar a relação entre o ensino de habilidades socioemocionais e a aprendizagem eficaz na infância.por
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate, through available literature, the relationship between the development of socio-emotional skills and learning processes during childhood, in the Brazilian school context. According the theory of human development, the period from three to six years of age is marked by the emergence and achievement of essential skills, which involves the development of language, self-esteem, motor skills, understanding of the cause and effect, and understanding of life in a collective way, influenced by biopsychosocial aspects, involving culture, gender and the environment in which they live. In this way, emotions evidently have a primary function in social interaction, configuring a determining role in the constitution of the subject. Because they have an adaptive value and are therefore associated with students' interests, impulses and motivations, emotions play a fundamental role in the construction of meanings in the school environment. In this sense, through an integrative bibliographic review that aims to collect and subsequently analyze data, this work aims to designate the interrelationships between emotions and learning, based on the integration between feeling, thought and action that integrate learning significant. Therefore, by carrying out this work and understanding these factors, it was possible to investigate the relationship between teaching socio-emotional skills and effective child learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Izabella Mazullo (izabellamazullo@aluno.uespi.br) on 2025-01-10T16:50:42Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 495936 bytes, checksum: f5189767a5f35adb284da27daae91176 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 290887 bytes, checksum: feb7e0ca939ac9cb49589c627cb4286c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-10T16:58:18Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 495936 bytes, checksum: f5189767a5f35adb284da27daae91176 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 290887 bytes, checksum: feb7e0ca939ac9cb49589c627cb4286c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-10T16:58:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 495936 bytes, checksum: f5189767a5f35adb284da27daae91176 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 290887 bytes, checksum: feb7e0ca939ac9cb49589c627cb4286c (MD5) Previous issue date: 2024-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabilidades Socioemocionaispor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInfânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAprendendo com afeto: a importância das emoções para o processo de aprendizagem na infânciapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf484,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.