Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1124
Tipo do documento: Monografia
Título: O mágico de oz: valores e lições de vida sob o viés da teoria da jornada do herói
Autor: Bispo, Ariely Costa
Primeiro orientador: Carvalho, Eliana Pereira de
Resumo: Lyman Frank Baum, em 1900, publica o terceiro livro de sua carreira, dedicado ao público infantil. Em parceria com o ilustrador W. W. Denslow, traz a público O Mágico de Oz, que, em 1939, alcança sua primeira sua versão cinematográfica pela MGM, um dos principais estúdios de Hollywood. Nesta narrativa destinada ao público infantojuvenil, Baum, fazendo uso de uma narrativa singular, transporta o leitor para um “novo mundo” em que é possível acompanhar a jornada de aventuras e de autoconhecimento de Dorothy, seu cachorro Totó, e de seus amigos: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Apesar do nome da obra ser O Mágico de Oz, o personagem principal, em torno do qual a história gira, não é o Mágico, mas a menina órfã que é criada pelos tios Henry e Em. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar O Mágico de Oz, de Baum, verificando os valores e lições de vida presentes na obra, a partir dos estudos de Joseph Campbell em torno de A Jornada do Herói, presente no livro O herói de mil faces (2007). Com este intuito, a análise se desdobra nos seguintes objetivos específicos: 1) descrever como a literatura infantojuvenil significa enquanto instrumento pedagógico na construção de valores, objeto artístico literário e elemento de formação de novos leitores; 2) identificar os valores e lições de vida presentes na obra O Mágico de Oz, analisando-os a partir da perspectiva da jornada do herói; 3) relacionar os valores e aprendizados identificados na obra com o mundo fora da ficção. Como suporte teórico, além de Campbell (2007) com seus escritos sobre a jornada do herói, foram utilizados os estudos de Colomer (2017), Zilberman (2021) e Dalvi (2021) para dialogar sobre a literatura infantojuvenil em sua gênese e no atual contexto contemporâneo de transformações culturais e tecnológicas. Percebeu-se, com isso, que o surgimento de uma literatura dedicada exclusivamente ao público infantojuvenil teve sua gênese durante a formação da classe burguesa e de sua noção de família centrada na figura do pai, da mãe e dos filhos e filhas. A literatura infantojuvenil se apresenta, neste cenário, revestida de um caráter estritamente pedagógico, desconsiderando, assim, o aspecto estético da obra, tão importante ao campo literário. Todavia, numa abordagem contemporânea, viu-se que tal literatura extrapola o meramente pedagógico, dialogando com as transformações culturais e tecnológicas. Ademais, percorreu-se a narrativa de O mágico de Oz, verificando os estágios da jornada de Dorothy e de seus amigos: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão. Viu-se cada um dos estágios apontados por Campbell (2007) a partir da narrativa de Baum (2020). Nesse aspecto, a jornada em direção a uma região desconhecida, o mundo de Oz, torna-se possível graças a um fenômeno da natureza, o ciclone. A aceitação da jornada pelo mundo de Oz por parte da heroína, Dorothy, favorecerá o crescimento físico e espiritual não apenas da protagonista, mas também de seus aliados e companheiros de viagem, pois, ao final, todos alcançam o que desejam.
Abstract: Lyman Frank Baum, in 1900, published the third book of his career, dedicated to children's audience. In partnership with illustrator W. W. Denslow, he brings to the public The Wizard of Oz, which, in 1939, reaches its first film version by MGM, one of an main studios in Hollywood. In this narrative destined for children's and youth, Baum, doing usage a singular narrative, transports the reader to a “new world” in which it is possible to follow the journey of adventures and of self-knowledge of Dorothy, her dog Toto, and her friends: the Scarecrow, the Tin Man and the Lion. Despite the name of the work being The Wizard of Oz, the main character, around whom the story revolves, is not the Wizard, but of the orphan girl who is raised by her uncles Henry and Em. The present work has the general objective of analyzing Baum's The Wizard of Oz, verifying the values and life lessons present in the work, based on Joseph Campbell's studies on The Hero's Journey, present in the book The Hero with a Thousand Faces (2007). To this end, the analysis unfolds into the following specific objectives: 1) to describe how children'syouth literature can be used as a pedagogical instrument in the construction of values, a literary artistic object and an element in the formation of new readers; 2) to identify the values and life lessons present in the work The Wizard of Oz, analyzing them from the perspective of the hero's journey; 3) to relate the values and learning identified in the work with the world outside of fiction. As theoretical support, in addition to Campbell (2007) with his writings on the hero's journey, studies by Colomer (2017), Zilberman (2021) and Dalvi (2021) were used to dialogue on children'ssyouth literature in its genesis and in the current contemporary context of cultural and technological transformations. It was thus perceived emergence of literature dedicated exclusively to children and young people had its genesis during the formation of the bourgeois class and its notion of family centered on the figure of the father, mother and sons and daughters. Children'ssyouth literature presents, In this scenario, coated of itself with a strictly pedagogical character, thus disregarding the aesthetic aspect of the work, which is so important to the literary field. However, in a contemporary approach, it was seen that such literature extrapolates the merely pedagogical, dialoguing with cultural and technological transformations. Moreover, the narrative of The Wizard of Oz was covered, verifying the stages of the journey of Dorothy and her friends: the Scarecrow, the Tin Man and the Lion. was seen, each of the internships pointed out by Campbell (2007) from Baum's (2020) narrative. In this aspect, the of journey toward an unknown region, the world of Oz, becomes possible thanks to a phenomenon of nature, the cyclone. Acceptance the journey through the world of Oz on the part of the heroine, Dorothy, will favor the physical and spiritual growth not only of the protagonist, but also of her allies and traveling companions, because, in the end, everyone achieves what they desire.
Palavras-chave: O Mágico de Oz
Lyman Frank Baum
Literatura Infantojuvenil
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: BISPO, Ariely Costa. O mágico de oz: valores e lições de vida sob o viés da teoria da jornada do herói. 2024. 44F. Monografia ( Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1124
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfMonografia Completa358,31 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.