Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1129
Tipo do documento: Monografia
Título: A lógica neoliberal de transformação educacional: uma análise do discurso da BNCC no ensino médio
Autor: Galvão, Sueny Barbosa de Araújo 
Primeiro orientador: Gomes, Emanoel Pedro Martins
Primeiro membro da banca: Carvalho, Eliana Pereira de
Segundo membro da banca: Gentil, Mônica Maria Feitosa Braga
Resumo: A análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio sob a perspectiva da lógica neoliberal revela como essa abordagem ideológica influencia as políticas educacionais no Brasil. A lógica neoliberal enfatiza a competição, eficiência e a adequação ao mercado de trabalho, muitas vezes em detrimento de uma formação mais ampla e crítica. A BNCC tem sido criticada por priorizar competências técnicas e habilidades voltadas para o mercado, como a adaptabilidade e o empreendedorismo, o que pode marginalizar disciplinas humanísticas e limitar a formação integral dos alunos (Silva, 2020; Santos, 2021). Esse enfoque pode contribuir para a redução do desenvolvimento crítico e ético dos estudantes e exacerbar desigualdades sociais, pois nem todos os alunos têm acesso igual a recursos e oportunidades (Souza, 2019). A pesquisa busca entender o impacto da lógica neoliberal nas diretrizes da BNCC para o ensino médio, analisando como essas diretrizes projetam os sujeitos e o modelo de escola no contexto neoliberal. A investigação envolve a análise crítica dos objetivos de aprendizagem da BNCC, das áreas de conhecimento e das orientações curriculares para identificar a influência neoliberal e suas implicações para a formação dos estudantes e a equidade educacional. Os resultados apontaram que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio tem sido amplamente discutida à luz da influência da lógica neoliberal sobre as políticas educacionais no Brasil. As conclusões são que a temática da lógica neoliberal de transformação educacional, com foco na análise do discurso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino médio, revela uma série de aspectos cruciais sobre as mudanças no sistema educacional brasileiro.
Abstract: The analysis of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for high school, from a neoliberal perspective, reveals how this ideological approach influences educational policies in Brazil. Neoliberal logic emphasizes competition, efficiency, and alignment with the labor market, often at the expense of a broader and more critical education. The BNCC has been criticized for prioritizing technical competencies and market-oriented skills, such as adaptability and entrepreneurship, which can marginalize the humanities and limit the comprehensive education of students (Silva, 2020; Santos, 2021). This focus may contribute to a reduction in students' critical and ethical development and exacerbate social inequalities, as not all students have equal access to resources and opportunities (Souza, 2019). The research aims to understand the impact of neoliberal logic on the BNCC guidelines for high school, analyzing how these guidelines shape the subjects and the model of schooling in the neoliberal context. The investigation involves a critical analysis of the BNCC's learning objectives, areas of knowledge, and curriculum guidelines to identify neoliberal influence and its implications for student formation and educational equity. The findings indicate that the implementation of the BNCC in high school has been widely discussed concerning the influence of neoliberal logic on educational policies in Brazil. The conclusions reveal that the theme of neoliberal transformation in education, with a focus on analyzing the BNCC discourse for high school, uncovers several crucial aspects regarding changes in the Brazilian educational system.
Palavras-chave: Neoliberalismo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Formação Integral
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: GALVÃO, Sueny Barbosa de Araújo. A lógica neoliberal de transformação educacional: uma análise do discurso da BNCC no ensino médio. 2024. 47 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1129
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf484,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.