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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1130| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Diretrizes para entrevista forense com crianças com espectro autista em alegações de violência sexual |
| Autor: | Sousa, Andressa Taynara Ribeiro |
| Primeiro orientador: | Guimarães, Lucas Dannilo Aragão |
| Primeiro membro da banca: | Lemos, Ana Valéria Lopes |
| Segundo membro da banca: | Alves Júnior, Reginaldo Torres |
| Resumo: | O transtorno do espectro autista (TEA) afeta habilidades sociais, cognitivas e adaptativas, tornando crianças vulneráveis a ações de violência, devido à dificuldade em compreender intenções e expressões. O diagnóstico é baseado em cinco critérios que incluem déficits na comunicação e padrões repetitivos de comportamento. Sujeitos com diagnóstico de TEA são mais propensos a serem vítimas de violências e para lidar com o relato na justiça profissionais de psicologia utilizam a entrevista forense para obter relatos de crianças em casos de violência sexual, mas enfrentam barreiras comunicativas que dificultam a inclusão de crianças com TEA. Este trabalho visa elaborar um guia de diretrizes para entrevistas forenses com essas crianças, com objetivos específicos de identificar características clínicas que afetam a execução da entrevista, técnicas eficazes, necessidade de recursos e adequação das fases do processo. O guia busca melhorar a abordagem e a eficácia das entrevistas, promovendo um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades dessas crianças. Palavras-chave: Forense; Entrevista; Transtorno do Espectro Autista; Criança |
| Abstract: | Autism spectrum disorder (ASD) affects social, cognitive, and adaptive skills, making children vulnerable to acts of violence due to difficulty in understanding intentions and expressions. The diagnosis is based on five criteria that include communication deficits and repetitive patterns of behavior. Individuals diagnosed with ASD are more likely to be victims of violence and to deal with the report in court, psychology professionals use forensic interviews to obtain reports from children in cases of sexual violence, but face communication barriers that make it difficult to include children with ASD. This work aims to develop a guideline for forensic interviews with these children, with specific objectives of identifying clinical characteristics that affect the execution of the interview, effective techniques, need for resources, and adequacy of the phases of the process. The guide seeks to improve the approach and effectiveness of interviews, promoting a more inclusive environment that is sensitive to the needs of these children. Keywords: Forensic; Interview; Autism Spectrum Disorder; Child;. |
| Palavras-chave: | Entrevista Transtorno do Espectro Autista Forense |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
| Programa: | Bacharelado em Psicologia |
| Citação: | SOUSA, Andressa. Diretrizes para entrevista forense com crianças com espectro autista em alegações de violência sexual. 2025. 47 f. Tcc( Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1130 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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