Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Rita De Cássia Abreu-
dc.contributor.advisor1Silva, Lília Brito-
dc.date.accessioned2025-01-13T18:43:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rita De Cássia Abreu. Gramática contextualizada: o desafio de ensinar gramática na educação básica. 2024. 27 p. TCC (Licenciatura em Letras Português)- Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Picos - PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1136-
dc.description.resumoGramática contextualizada é a gramática que visa a manifestação da linguagem através da interação com os variados contextos, relacionando o que diz a gramática com os usos reais da língua. Diante disso, este artigo analisa as questões de dois livros didáticos de língua portuguesa do segundo ano do ensino médio. Observando a perspectiva apresentada por cada material, com foco na forma como abordam o ensino da gramática. Para isso, identificamos se as questões que envolvem exercícios gramaticais estão contextualizadas, ou seja, se são reflexivas e refletem aspectos do cotidiano. A pesquisa justifica-se pela necessidade de adotar um modelo de ensino onde a gramática esteja fundamentada no texto, não apenas em frases decorativas, sendo o livro didático o principal meio de fundamentação metodológica para o professor. Como alicerce teórico, fundamentamos a nossa pesquisa na teoria da Antunes (2007) que fala sobre a importância do ensino da gramática através do texto, e Neves (2018), que defende o ensino pautado em situacões concretas e reais de interação. Quanto à metodologia, a princípio, a escolha do livro didático, selecionando-se dois capítulos para análise, identificando as questões que estão relacionadas ao ensino da gramática, por fim apresentamos ideias de como alcançar o modelo de ensino reflexivo baseado na metodologia da gramática contextualizada.por
dc.description.abstractContextualized Grammar is the grammar that aims to manifest language through interaction with the text, relating what the grammar says with the real uses of the language. Therefore, this article analyzes the questions of two Portuguese language textbooks for the second year of high school. Observing the perspective presented by each material, focusing on the way they approach the teaching of grammar. To do this, we identify whether the questions involving grammatical exercises are contextualized, that is, whether they are reflective and reflect aspects of everyday life. The research is justified by the need to adopt a teaching model where grammar is based on the text, not just on decorative phrases, with the textbook being the main methodological basis for the teacher. As a theoretical foundation, we based our research on the theory of Antunes (2007), who talks about the importance of teaching grammar through text, and Neves (2018), who defends teaching based on concrete and real interaction situations. As for the methodology, initially, the choice of the textbook, selecting two chapters for analysis, identifying the issues that are related to the teaching of grammar, finally we present ideas on how to achieve the reflective teaching model based on the methodology of contextualized grammar .eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rita Cássia (rdecassiaadea@aluno.uespi.br) on 2025-01-10T20:09:40Z No. of bitstreams: 2 Versão definitiva Tcc.docx: 18733714 bytes, checksum: 2f5487eccd99ea383220c8f5d2c1e27a (MD5) termo de autorização.pdf: 301984 bytes, checksum: 8e0d9a17a1525468a30ac5efbf1f5c63 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde! Deposite o TCC no formato PDF. on 2025-01-13T15:40:32Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rita Cássia (rdecassiaadea@aluno.uespi.br) on 2025-01-13T18:40:35Z No. of bitstreams: 2 Versão definitiva Tcc.docx.pdf: 16280502 bytes, checksum: 6e6538f3695bd45ff3891ca5089971ec (MD5) termo de autorização.pdf: 301984 bytes, checksum: 8e0d9a17a1525468a30ac5efbf1f5c63 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-13T18:43:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Versão definitiva Tcc.docx.pdf: 16280502 bytes, checksum: 6e6538f3695bd45ff3891ca5089971ec (MD5) termo de autorização.pdf: 301984 bytes, checksum: 8e0d9a17a1525468a30ac5efbf1f5c63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-13T18:43:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Versão definitiva Tcc.docx.pdf: 16280502 bytes, checksum: 6e6538f3695bd45ff3891ca5089971ec (MD5) termo de autorização.pdf: 301984 bytes, checksum: 8e0d9a17a1525468a30ac5efbf1f5c63 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGramática Contextualizadapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectEnsino Reflexivopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGramática contextualizada: o desafio de ensinar gramática na educação básicapor
dc.title.alternativeContextualized grammar: the challenge of teaching grammar in basic educationeng
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf15,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.