| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1137Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Batista, Ruthe dos Santos | - |
| dc.contributor.advisor1 | Sérgio , Luiz da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-13T18:53:21Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | BATISTA, Ruthe dos Santos. O ensino de História no 6° ano do ensino fundamental na escola municipal José Francisco Dutra ( 2024). 2024. 22f.. Artigo ( Licenciatura em História ) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1137 | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa intitulada O ensino de História no 6° ano do ensino fundamental na Escola municipal José Francisco Dutra (2024), tem como objetivo principal analisar a construção dos elementos didáticos aplicados ao 6º ano do ensino fundamental sobre a prática do ensino de História, destacando sua relevância para formação dos estudantes. Para tanto, tem como questões norteadoras: quais os desafios enfrentados pela professora? Qual a importância da formação contínua e atualizada dos mesmos? O que é necessário para melhorar a qualidade do ensino de História? A pesquisa objetivou também examinar as estratégias de ensino que promovem o pensamento crítico e habilidade de análise histórica entre os alunos, e avaliar a formação da professora de História investigando a qualidade e eficácia do ensino repassado em sala de aula. Para atingir tais objetivos, a metodologia utilizada na pesquisa baseou-se na realização de análises sobre o ensino de História e do livro didático do 6°ano, que é uma fonte necessária para a realização da pesquisa, isso através da observação de aulas de história em uma Escola pública em Floriano-PI no ano de 2024. Nos utilizamos também de entrevistas com a professora de História, abordando as dificuldades enfrentadas associadas ao ensino de história e a formação do pensamento crítico, bem como questionários com os alunos. Compuseram nossa fundamentação teórica os seguintes autores: Demerval Saviani (2007), Circe Bittencourt (2018) e Boschi (2007). Palavras-chave: Ensino de História. Pensamento Crítico. Prática docente. | por |
| dc.description.abstract | The present research entitled Teaching History in the 6th year of elementary school at Escola municipal José Francisco Dutra (2024), has as its main objective to analyze the construction of didactic elements applied to the 6th year of elementary school on the practice of teaching History, highlighting its relevance for student training. To this end, the guiding questions are: what are the challenges faced by teachers? How important is their continuous and updated training? What is needed to improve the quality of History teaching? The research also aims to examine teaching strategies that promote critical thinking and historical analysis skills among students, and evaluate the training of History teachers by investigating the quality and effectiveness of teaching in the classroom. To achieve these objectives, the methodology used in the research was based on carrying out analyzes on the teaching of History and the 6th year textbook, which is a necessary source for carrying out the research, this through the observation of history classes in a public school in Floriano-PI in 2024. We also used interviews with History teachers, addressing the difficulties faced associated with teaching history and the formation of critical thinking, as well as questionnaires with students. The following authors composed our theoretical foundation: Demerval Saviani (2007), Circe Bittencourt (2018) e Boschi (2007). Keywords: History Teaching. Critical Thinking. Teaching practice. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ruthe Batista (ruthedossbatista@aluno.uespi.br) on 2025-01-13T18:50:25Z No. of bitstreams: 2 TCC Final ok.pdf: 404370 bytes, checksum: 41c0a738c7cea5edbc1175190cb8d7c2 (MD5) Ok__assinado_assinado prontinho.pdf: 233515 bytes, checksum: e87929df7bcfc4033f2aa2c1e0e3b18a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-13T18:53:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Final ok.pdf: 404370 bytes, checksum: 41c0a738c7cea5edbc1175190cb8d7c2 (MD5) Ok__assinado_assinado prontinho.pdf: 233515 bytes, checksum: e87929df7bcfc4033f2aa2c1e0e3b18a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-13T18:53:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Final ok.pdf: 404370 bytes, checksum: 41c0a738c7cea5edbc1175190cb8d7c2 (MD5) Ok__assinado_assinado prontinho.pdf: 233515 bytes, checksum: e87929df7bcfc4033f2aa2c1e0e3b18a (MD5) Previous issue date: 2024-12-12 | eng |
| dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em História | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino de História. Pensamento Crítico. Prática docente. | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
| dc.title | O ensino de História no 6° ano do ensino fundamental na escola municipal José Francisco Dutra ( 2024) | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em História (Josefina Demes – FLORIANO) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 394,89 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
