Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1148
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O corpo feminino e o Ritmo 0: uma perspectiva psicanalítica da performance de Marina Abramović
Título(s) alternativo(s): The female body and Rhythm 0: a psychoanalytic perspective on Marina Abramović's performance
Autor: Gomes, Marília Borges
Primeiro orientador: Soares, Maria Zilda Silva
Primeiro membro da banca: Carvalho, Ângela Sousa de
Segundo membro da banca: Pinheiro, Liana Gonçalves Nascimento
Resumo: Este trabalho analisa a performance “Ritmo 0” de Marina Abramović, abordando os conceitos de corpo feminino sob uma perspectiva psicanalítica e sociocultural. A pesquisa utiliza a metodologia hermenêutica, pois toma a performance da artista sérvia como um fragmento da realidade social para uma interpretação psicanalítica. O estudo teve como objetivo explorar a trajetória histórica e cultural da figura feminina na sociedade ocidental, e, com base na teoria freudiana e lacaniana, investigar a relação entre o corpo, o inconsciente e os significantes socioculturais que atravessam “Ritmo 0”. O estudo evidencia como os significados atribuídos ao corpo feminino ao longo da história continuam influenciando as representações contemporâneas, mesmo em um cenário de conquistas feministas. Ao transformar seu corpo em um "corpo-objeto", Abramović cria um espaço de ressignificação e questionamento crítico, permitindo reflexões sobre a posição da mulher na sociedade contemporânea e propondo debates interdisciplinares entre subjetividade, cultura e psicanálise.
Abstract: This work analyzes Marina Abramović's performance "Rhythm 0," addressing the concepts of the female body from a psychoanalytic and sociocultural perspective. The research adopts a hermeneutic methodology, considering the Serbian artist's performance as a fragment of social reality for psychoanalytic interpretation. The study aims to explore the historical and cultural trajectory of the female figure in Western society and, based on Freudian and Lacanian theory, investigates the relationship between the body, the unconscious, and the sociocultural signifiers that permeate "Rhythm 0." The research highlights how the meanings attributed to the female body throughout history continue to influence contemporary representations, even in a context of feminist achievements. By transforming her body into an "object-body," Abramović creates a space for critical re-signification and questioning, fostering reflections on women's position in contemporary society and proposing interdisciplinary debates among subjectivity, culture, and psychoanalysis.
Palavras-chave: Corpo Feminino
Psicanálise
Marina Abramovic
Cultura
Arte
Female Body
Psychoanalysis
Culture
Art
Performance artística
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Psicologia
Citação: GOMES, Marília Borges. O corpo feminino e o Ritmo 0: uma perspectiva psicanalítica da performance de Marina Abramović. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1148
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf4,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.