| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1151Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ana Clara Rodrigues da | - |
| dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/2156345153860371 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Lucas Dannilo Aragão | - |
| dc.contributor.referee1 | Lemos, Ana Valéria Lopes | - |
| dc.contributor.referee2 | Alves Júnior, Reginaldo Torres | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-15T11:50:20Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Ana Clara Rodrigues da. Recomendações para entrevista forense em crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual : uma revisão de literatura. 2025. 42 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI . | por |
| dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1151 | - |
| dc.description.resumo | O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) é caracterizado por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, impactando habilidades como raciocínio, comunicação e independência. Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias de entrevistas forenses aplicadas a crianças com TDI. Os resultados mostram que técnicas advindas da Entrevista Cognitiva são eficazes, proporcionando relatos mais detalhados e precisos. Destaca-se a importância de criar um ambiente acolhedor, usar recursos visuais e adaptar a linguagem conforme as necessidades da criança. A qualificação profissional é essencial para evitar revitimização e assegurar a ética no processo. Observa-se importância de práticas adaptadas e da colaboração multidisciplinar para atender às especificidades das crianças com TDI, garantindo justiça e proteção adequadas a esse público vulnerável. | por |
| dc.description.abstract | Intellectual Development Disorder (IDD) is characterized by limitations in intellectual functioning and adaptive behavior, impacting skills such as reasoning, communication, and independence. This study aims to analyze forensic interview strategies applied to children with IDD. The results show that techniques derived from the Cognitive Interview are effective, providing more detailed and accurate reports. The importance of creating a welcoming environment, using visual resources, and adapting language according to the child's needs is highlighted. Professional qualification is essential to avoid revictimization and ensure ethics in the process. The importance of adapted practices and multidisciplinary collaboration is observed to meet the specificities of children with IDD, ensuring adequate justice and protection for this vulnerable population. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Clara Silva (acrsilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-14T16:40:00Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Francisco Santos (fnorberto@ccs.uespi.br), reason: Preencha os nomes completos de autor, orientador, examinadores etc ex.: Silva, José Manuel Costa. Ponha cada palavra chave num único campo específico on 2025-01-14T17:25:38Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Clara Silva (acrsilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-14T17:47:40Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Francisco Santos (fnorberto@ccs.uespi.br) on 2025-01-15T11:50:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-15T11:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5) Previous issue date: 2025-01-09 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Saude | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Bacharelado em Psicologia | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Entrevista Forense | por |
| dc.subject | Transtorno do Desenvolvimento Intelectual | por |
| dc.subject | Crianças | por |
| dc.subject.cnpq | FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA::METODOLOGIA, INSTRUMENTACAO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIA | por |
| dc.title | Recomendações para entrevista forense em crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual: uma revisão de literatura | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
