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dc.creatorSilva, Ana Clara Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2156345153860371por
dc.contributor.advisor1Guimarães, Lucas Dannilo Aragão-
dc.contributor.referee1Lemos, Ana Valéria Lopes-
dc.contributor.referee2Alves Júnior, Reginaldo Torres-
dc.date.accessioned2025-01-15T11:50:20Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Clara Rodrigues da. Recomendações para entrevista forense em crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual : uma revisão de literatura. 2025. 42 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI .por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1151-
dc.description.resumoO Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) é caracterizado por limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, impactando habilidades como raciocínio, comunicação e independência. Este trabalho tem como objetivo analisar estratégias de entrevistas forenses aplicadas a crianças com TDI. Os resultados mostram que técnicas advindas da Entrevista Cognitiva são eficazes, proporcionando relatos mais detalhados e precisos. Destaca-se a importância de criar um ambiente acolhedor, usar recursos visuais e adaptar a linguagem conforme as necessidades da criança. A qualificação profissional é essencial para evitar revitimização e assegurar a ética no processo. Observa-se importância de práticas adaptadas e da colaboração multidisciplinar para atender às especificidades das crianças com TDI, garantindo justiça e proteção adequadas a esse público vulnerável.por
dc.description.abstractIntellectual Development Disorder (IDD) is characterized by limitations in intellectual functioning and adaptive behavior, impacting skills such as reasoning, communication, and independence. This study aims to analyze forensic interview strategies applied to children with IDD. The results show that techniques derived from the Cognitive Interview are effective, providing more detailed and accurate reports. The importance of creating a welcoming environment, using visual resources, and adapting language according to the child's needs is highlighted. Professional qualification is essential to avoid revictimization and ensure ethics in the process. The importance of adapted practices and multidisciplinary collaboration is observed to meet the specificities of children with IDD, ensuring adequate justice and protection for this vulnerable population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Clara Silva (acrsilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-14T16:40:00Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Francisco Santos (fnorberto@ccs.uespi.br), reason: Preencha os nomes completos de autor, orientador, examinadores etc ex.: Silva, José Manuel Costa. Ponha cada palavra chave num único campo específico on 2025-01-14T17:25:38Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Clara Silva (acrsilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-14T17:47:40Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Francisco Santos (fnorberto@ccs.uespi.br) on 2025-01-15T11:50:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T11:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 1021814 bytes, checksum: 19b895a72af2610db42030253631e283 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI (1) (1) (1).pdf: 99045 bytes, checksum: 2c050405fc9b2736f1f0a5cf2c334fa7 (MD5) Previous issue date: 2025-01-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEntrevista Forensepor
dc.subjectTranstorno do Desenvolvimento Intelectualpor
dc.subjectCriançaspor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA::METODOLOGIA, INSTRUMENTACAO E EQUIPAMENTO EM PSICOLOGIApor
dc.titleRecomendações para entrevista forense em crianças com transtorno do desenvolvimento intelectual: uma revisão de literaturapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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