Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adalgisa Aline da-
dc.contributor.advisor1Mendes, Napoleão Marcos de Moura-
dc.date.accessioned2025-01-16T15:47:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Adalgisa Aline da . De componente curricular a objeto de pesquisa: a dança no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo em Picos-Pi. 2024. 21. Tcc (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1187-
dc.description.resumoO objetivo central da pesquisa é analisar o lugar da Dança como um componente essencial do currículo e objeto de pesquisa no curso de Educação Física do Campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa realizou uma revisão de literatura e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de consultas aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) disponíveis no acervo institucional. Os resultados indicam que, embora a dança represente apenas 6,7% do total de TCCs produzidos, ela abrange uma variedade de temas relevantes, como autoestima, saúde na terceira idade, e sua aplicação em ambientes escolares e comunitários. O PPC também revela um esforço em integrar a dança às práticas pedagógicas e curriculares, refletindo um compromisso com a formação inclusiva e multicultural dos alunos. Observou-se que a dança contribui significativamente para o desenvolvimento físico, cultural e social dos alunos, além de potencializar a formação de professores preparados para lidar com a diversidade cultural e social. Conclui-se que a ampliação da presença da dança no currículo poderia proporcionar uma Educação Física mais inclusiva e adaptada às necessidades contemporâneas.por
dc.description.abstractThe central objective of the research is to analyze the place of Dance as an essential component of the curriculum and object of research in the Physical Education course at Campus Prof. Barros Araújo from the State University of Piauí. Using a qualitative methodology, the research carried out a literature review and documentary analysis of the Course Pedagogical Project (PPC), in addition to consultations with Course Conclusion Papers (TCCs) available in the institutional collection. The results indicate that, although dance represents only 6.7% of the total TCCs produced, it covers a variety of relevant topics, such as self-esteem, health in old age, and its application in school and community environments. The PPC also reveals an effort to integrate dance into pedagogical and curricular practices, reflecting a commitment to the inclusive and multicultural training of students. It was observed that dance contributes significantly to the physical, cultural and social development of students,eng
dc.description.abstractO objetivo central da pesquisa é analisar o lugar da Dança como um componente essencial do currículo e objeto de pesquisa no curso de Educação Física do Campus Prof. Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa realizou uma revisão de literatura e análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de consultas aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) disponíveis no acervo institucional. Os resultados indicam que, embora a dança represente apenas 6,7% do total de TCCs produzidos, ela abrange uma variedade de temas relevantes, como autoestima, saúde na terceira idade, e sua aplicação em ambientes escolares e comunitários. O PPC também revela um esforço em integrar a dança às práticas pedagógicas e curriculares, refletindo um compromisso com a formação inclusiva e multicultural dos alunos. Observou-se que a dança contribui significativamente para o desenvolvimento físico, cultural e social dos alunos, além de potencializar a formação de professores preparados para lidar com a diversidade cultural e social. Conclui-se que a ampliação da presença da dança no currículo poderia proporcionar uma Educação Física mais inclusiva e adaptada às necessidades contemporâneas.por
dc.description.provenanceSubmitted by Adalgisa Silva (louisevsilva3@gmail.com) on 2025-01-15T21:42:08Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO ALINE FINAL_.docx: 86319 bytes, checksum: 83430beb51d8fe92c031f84e3ac42172 (MD5) Preenchido - Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI _Adalgisa Aline.pdf: 109591 bytes, checksum: 6630c14041eba1582718aa0ee64279e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-16T15:47:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO ALINE FINAL_.docx: 86319 bytes, checksum: 83430beb51d8fe92c031f84e3ac42172 (MD5) Preenchido - Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI _Adalgisa Aline.pdf: 109591 bytes, checksum: 6630c14041eba1582718aa0ee64279e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-16T15:47:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO ALINE FINAL_.docx: 86319 bytes, checksum: 83430beb51d8fe92c031f84e3ac42172 (MD5) Preenchido - Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI _Adalgisa Aline.pdf: 109591 bytes, checksum: 6630c14041eba1582718aa0ee64279e1 (MD5) Previous issue date: 2024-12-06eng
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document*
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectDançapor
dc.subjectFormação Docente-
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDe componente curricular a objeto de pesquisa: a dança no curso de Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Professor Barros Araújo em Picos-Pipor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.