Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alane Nogueira da-
dc.contributor.advisor1Costa, Valmir Nunes.-
dc.date.accessioned2025-01-16T16:22:44Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Alane Nogueira da. Os impactos da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas . 2024. 46f. Tcc ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1193-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral investigar os impactos da tecnologia em aulas de língua portuguesa em escolas públicas, abordando como a integração de plataformas digitais podem transformar o ensino-aprendizagem dos alunos em língua portuguesa. Os resultados da pesquisa mostram que a tecnologia permite que os alunos explorem uma diversidade de conteúdos através de atividades interativas, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz. Além disso, o trabalho também destaca os desafios das escolas públicas no acesso dessa tecnologia, bem como a necessidade de formação continuada dos professores. Concluindo que, embora haja dificuldades, a tecnologia tem grande potencial no enriquecimento do ensino de língua portuguesa. Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de compreender e refletir até que ponto os impactos tecnológicos têm influenciado o ensino de língua portuguesa em escolas públicas. Além de analisar os desafios encontrados pelos professores e alunos (como acesso, integração etc.). Para sua realização utilizamos uma abordagem bibliográfica, apoiando-nos principalmente nas teorias de Brasil (2017); Cândido (2011); Gouvêa (2001); Pimentel (2017); Marcuschi (2005); Macedo (2020); Moran (2015); Rojo (2009).por
dc.description.abstractThis work aims to investigate the impacts of technology in Portuguese language classes in public schools, addressing how the integration of digital platforms can transform students' teaching and learning of the Portuguese language. The research results show that technology allows students to explore a diversity of content through interactive activities, making learning more dynamic and effective. Furthermore, the work also highlights the challenges faced by public schools in accessing this technology, as well as the need for ongoing training for teachers. It concludes that, although there are difficulties, technology has great potential in enriching the teaching of the Portuguese language. This research is justified by the need to understand and reflect on the extent to which technological impacts have influenced the teaching of Portuguese in public schools. It aims to analyze how these impacts can reflect on society, as well as the challenges faced by teachers and students (such as access, integration, etc.). To achieve this, we used a bibliographic approach, mainly relying on the theories of Brasil (2017); Cândido (2011); Gouvêa (2001); Pimentel (2017); Marcuschi (2005); Macedo (2020); Moran (2015); Rojo (2009).por
dc.description.provenanceSubmitted by Alane Nogueira da Silva (anogueiradasilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-15T16:19:09Z No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 1513394 bytes, checksum: 2c4fd4f545efdecae2640eb5697e8ddf (MD5) TERMO_TCC_assinado.pdf: 189465 bytes, checksum: 47e19b1a0591712209af64dab66d6f66 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-16T16:22:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 1513394 bytes, checksum: 2c4fd4f545efdecae2640eb5697e8ddf (MD5) TERMO_TCC_assinado.pdf: 189465 bytes, checksum: 47e19b1a0591712209af64dab66d6f66 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-16T16:22:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.pdf: 1513394 bytes, checksum: 2c4fd4f545efdecae2640eb5697e8ddf (MD5) TERMO_TCC_assinado.pdf: 189465 bytes, checksum: 47e19b1a0591712209af64dab66d6f66 (MD5) Previous issue date: 2024-12-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa; tecnologia; escolas públicas.por
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleOs impactos da tecnologia no ensino de Língua Portuguesa em escolas públicaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.