Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1210
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O trabalho com a variação linguística e o preconceito linguístico em um livro didático de ensino fundamental |
Autor: | Sousa, Luana Cavalcante Costa |
Primeiro orientador: | Silva, Tarcilane Fernandes da |
Resumo: | Este trabalho analisa como um livro didático de Língua Portuguesa destinado ao ensino fundamental aborda a variação linguística e o preconceito linguístico, com foco nas sequências discursivas que orientam essas discussões. Os objetivos específicos incluem a identificação das concepções de língua e linguagem presentes no material, destacando como essas concepções influenciam o tratamento dado à variação linguística, além de evidenciar como o enfrentamento do preconceito linguístico pode enriquecer o ensino da Língua Portuguesa, formando alunos mais críticos e conscientes da pluralidade linguística. A análise também se propõe a avaliar se as atividades do livro promovem a valorização da diversidade linguística ou reforçam estereótipos e preconceitos, considerando seu potencial pedagógico para fomentar um ambiente educacional inclusivo e respeitoso. A metodologia utilizada situa-se no campo da Sociolinguística e adota uma abordagem qualitativa, com análise documental do material didático. Os resultados indicam que, embora o livro introduza de forma eficaz a variação linguística e proponha reflexões importantes, ainda carece de uma abordagem mais aprofundada sobre o preconceito linguístico. O ensino da língua deve transcender a mera descrição, empoderando os alunos a reconhecerem e combaterem injustiças relacionadas à linguagem. Conclui-se que a ampliação do debate sobre o preconceito linguístico nos livros didáticos é essencial para promover um ensino mais inclusivo e crítico. Valorizar a pluralidade linguística como um recurso e aprofundar discussões sobre as implicações sociais do preconceito linguístico podem contribuir significativamente para a formação de cidadãos conscientes, éticos e preparados para lidar com a diversidade que caracteriza a sociedade. |
Abstract: | This study analyzes how a Portuguese language textbook for elementary education addresses linguistic variation and linguistic prejudice, focusing on the discursive sequences that guide these discussions. The specific objectives include identifying the conceptions of language and communication present in the material, highlighting how these conceptions influence the treatment of linguistic variation, and demonstrating how addressing linguistic prejudice can enrich Portuguese language teaching, fostering more critical and linguistically aware students. The analysis also aims to evaluate whether the textbook activities promote the appreciation of linguistic diversity or reinforce stereotypes and prejudices, considering their pedagogical potential to foster an inclusive and respectful educational environment. The methodology used is situated in the field of Sociolinguistics and adopts a qualitative approach, with a documentary analysis of the textbook. The results indicate that, although the book effectively introduces linguistic variation and encourages important reflections, it still lacks a deeper approach to linguistic prejudice. Is language teaching should transcend mere description, empowering students to recognize and combat injustices related to language. It is concluded that expanding the debate on linguistic prejudice in textbooks is essential to promote more inclusive and critical teaching. Valuing linguistic plurality as a resource and deepening discussions about the social implications of linguistic prejudice can significantly contribute to forming conscious, ethical citizens prepared to navigate the diversity that characterizes society. |
Palavras-chave: | Variação Linguística Preconceito Linguístico Ensino Fundamental |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SOUSA, Luana Cavalcante Costa. O trabalho com a variação linguística e o preconceito linguístico em um livro didático de ensino fundamental. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano-PI, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1210 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 6,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.