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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Intervenção educativa para a equipe de enfermagem sobre lesão por fricção (skin tears)
Autor: Cavalcante, Paulo Victor Ibiapino
Primeiro orientador: Bezerra, Sandra Marina Gonçalves
Primeiro membro da banca: Lira, Jefferson Abraão Caetano
Segundo membro da banca: Cardoso, Suelma Regina
Resumo: Introdução: As lesões por fricção são feridas provenientes de traumas, em que a retração ou o atrito podem causar feridas de espessura parcial, separação da camada epiderme e derme, ou total, segregação entre ambas e as camadas subjacentes. Não existem estudos regionais sobre este tema, então, é relevante detectar as lacunas na identificação das lesões por fricção nos pacientes hospitalizados, uma vez que possui influência na qualidade da assistência de enfermagem. Objetivo: Avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem em relação à lesão por fricção em um hospital público de ensino antes e depois de intervenção educativa. Métodos: Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo antes e realizado em um hospital escola com profissionais de enfermagem. Foi realizado intervenção educativa sobre identificação e classificação das lesões por fricção e avaliado o conhecimento por meio de questionário composto por 20 itens dividido em dados sociodemográfico, educacionais, conhecimento e tratamento sobre lesão por fricção. A amostra foi de 202 profissionais de enfermagem. Os dados foram digitados no Office Excel apresentados em tabelas com análise descritiva de média e percentual. Resultados: A média de idade dos profissionais foi de 35,93 anos, com variância entre 21 e 68 anos. As questões avaliadas tiveram média de acertos de 68% antes e 82% imediatamente após a intervenção educativa. Observa-se que há um entendimento maior em relação aos fatores de risco e às medidas de prevenção de lesão por fricção, porém, no que se refere ao tratamento, demonstra que existe desconhecimento sobre as coberturas utilizadas e fica notório a necessidade de atividades teórico-práticas sobre medida preventivas e de tratamento. Em relação a classificação das lesões por fricção utilizando o instrumento, a média de acertos após intervenção educativa foi se 15% a mais. Conclusão: Conclui-se que a intervenção educativa da equipe de enfermagem relacionada à lesão por fricção foi efetiva e o perfil sociodemográfico que predominou foi do sexo feminino, com média de idade de adultojovens, na qual a maioria desconhecia os tipos e o tratamento adequado para a lesão por fricção. Ao final da capacitação, foi observado melhora do conhecimento em todos os itens avaliados. Recomenda-se intensificar intervenção educativa, em grupos menores, com atividades práticas e controle de indicadores por clínica.
Abstract: Introduction: Skin tears are wounds resulting from trauma, in which retraction or friction can cause partial-thickness wounds, separation of the epidermis and dermis layers, or total thickness wounds, segregation between both and the underlying layers. There are no regional studies on this topic, so it is important to detect gaps in the identification of skin tears in hospitalized patients since it influences the quality of nursing care. Objective: To evaluate the knowledge of the nursing team regarding skin tears in a public teaching hospital before and after an educational intervention. Methods: This is a quasi-experimental, cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach, carried out in a teaching hospital with nursing professionals. An educational intervention was carried out on the identification and classification of skin tears, and knowledge was assessed using a questionnaire consisting of 20 items divided into sociodemographic and educational data and knowledge and treatment of skin tears. The sample consisted of 202 nursing professionals. The data were entered into Office Excel and presented in tables with descriptive analysis of means and percentages. Results: The average age of the professionals was 35.93 years, ranging between 21 and 68 years. The questions evaluated had an average of 68% correct answers before and 82% immediately after the educational intervention. It was observed that there was a greater understanding regarding the risk factors and preventive measures for friction injuries, but, regarding treatment, it demonstrated a lack of knowledge about the dressings used and the need for theoretical and practical activities on preventive and treatment measures was evident. Regarding the classification of friction injuries using the instrument, the average number of correct answers after the educational intervention was 15% higher. Conclusion: It was concluded that the educational intervention of the nursing team related to friction injuries was effective, and the predominant sociodemographic profile was female, with an average age of young adults, in which the majority were unaware of the types and appropriate treatment for friction injuries. At the end of the training, an improvement in knowledge was observed in all items evaluated. It is recommended to intensify the educational intervention in smaller groups, with practical activities and control of indicators per clinic.
Palavras-chave: Fricção
Estomaterapia
Ferimentos e Lesões
Pele
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Enfermagem
Citação: CAVALCANTE, Paulo Victor Ibiapino. Intervenção educativa para a equipe de enfermagem sobre lesão por fricção (skin tears). 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1254
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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