Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1261
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Representação dos Personagens afro-brasileiros em diferentes espaços sociais da literatura de Júlio Emilio Braz |
Autor: | Nepomuceno, Lenna Gabrielly Matias ![]() |
Primeiro orientador: | Ferreira, Luciano Ferreira da Silva |
Resumo: | As obras Pretinha Eu? (2018) e Pivete (2018), de Júlio Emilio Braz são produções literárias que refletem as vivências de crianças e adolescentes negros em contextos sociais marcados por discriminação racial, bullying e vulnerabilidade. A obra Pretinha Eu? destaca o ambiente escolar como um espaço de construção identitária, enquanto Pivete explora a realidade de jovens envolvidos com a criminalidade em favelas. Logo, este trabalho possui como objetivo central analisar as representações dos personagens afro-brasileiros em diferentes espaços sociais na literatura de Júlio Emílio Braz, na investigação das obras Pretinha eu? e Pivete. Este trabalho científico propõe destacar a relevância de autores negros em relação as suas experiências reais, analisando a forma como Júlio Emílio Braz utiliza suas obras para promover reflexões sobre a vida de crianças negras no século XXI, oferecendo aos leitores negros a oportunidade de se enxergarem nos enredos relatados como a estimulação da conscientização sobre o preconceito racial. Foi analisado a importância de narrativas que buscam representar o cotidiano de crianças e adolescentes negros, promovendo a inclusão e visibilidade em questões étnico-raciais. Além disso, o trabalho busca enfatizar como problema de pesquisa a integração da literatura afro-brasileira como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento em sala de aula, especialmente em reflexões nos diferentes espaços sociais que os personagens negros estão inseridos. Este estudo está fundamentado nas seguintes obras como base teórica: o livro Metodologia do ensino da literatura infantil, de 2007, da autora Marta Morais da Costa e o livro Literatura, História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2013, dos escritores Elio Ferreira e Feliciano José Bezerra Filho. |
Abstract: | The works Pretinha Eu? (2018) and Pivete (2018), by Júlio Emilio Braz, are literary productions that reflect the experiences of black children and adolescents in social contexts marked by racial discrimination, bullying, and vulnerability. The work Pretinha Eu? highlights the school environment as a space for identity construction, while Pivete explores the reality of young people involved in crime in favelas. Therefore, this work has as its main objective to analyze the representations of Afro-Brazilian characters in different social spaces in the literature of Júlio Emílio Braz, in the investigation of the works Pretinha Eu? and Pivete. This scientific work proposes to highlight the relevance of black authors in relation to their real experiences, analyzing the way in which Júlio Emílio Braz uses his works to promote reflections on the lives of black children in the 21st century, offering black readers the opportunity to see themselves in the plots reported as a stimulus to awareness about racial prejudice. The study analyzed the importance of narratives that seek to represent the daily lives of black children and adolescents, promoting inclusion and visibility in ethnic-racial issues. In addition, the study seeks to emphasize as a research problem the integration of Afro-Brazilian literature as a pedagogical tool for classroom development, especially in reflections on the different social spaces in which black characters are inserted. This study is based on the discussion based on the following works as a theoretical basis: the book Methodology for teaching children's literature, from 2007, by author Marta Morais da Costa and the book Literature, History and Afro-Brazilian and African Culture, from 2013, by writers Elio Ferreira and Feliciano José Bezerra Filho. |
Palavras-chave: | Júlio Emilio Braz, Representatividade, Espaço, Sociedade Literatura Afro-brasileira Infantil |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | NEPOMUCENO, Lenna. Representação dos personagens afro-brasileiros em diferentes espaços socias da literatura de Júlio Emílio Braz. 2025. 41f. Tcc ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1261 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 596,19 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.