Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Caroline Silva de-
dc.contributor.advisor1Moura, Adriana Borges Ferro-
dc.date.accessioned2025-01-23T14:09:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Caroline Silva. A educação infantil em Piripiri: um estudo sobre a prática pedagógica dos professores da creche proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito. 2025. 48 f. Monografia ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1266-
dc.description.resumoA Educação Infantil é uma etapa importante para o desenvolvimento da criança, é a partir dela que a criança inicia seu processo educativo. Assim, evidenciou-se as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da Creche Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito. Nesse sentido, a pesquisa tem o seguinte objetivo geral: compreender como ocorre a Prática Pedagógica dos professores da creche ProinfânciaRomerittoFrancisco Ximendes Escórcio de Brito, e como objetivos específicos: identificar a concepção de Prática Pedagógica que os participantes da pesquisa possuem; identificar a percepção dos participantes acerca da Prática Pedagógica desenvolvida na creche Proinfância; descrever a Prática Pedagógica desenvolvida na creche Proinfância. Este estudo está baseado em autores como: Andrade (2013), Kuhlmann Jr. (2001), Almeida (2017), Piaget (1999), Franco (2015), Libâneo (2013), Winnicott(1982), Vieira (2009), Godoy (1995), dentre outros. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa Minayo (2001). Como instrumento de produção de dados utilizou-se a entrevista, que tem como sujeitos 5 professoras da creche proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito, da rede municipal de ensino, da cidade de Piripiri- Pi, que atuam na escola há pelo 1 ano. Os dados coletados foram analisados seguindo a análise de conteúdo de Bardin (2016). O estudo mostra a importância das práticas pedagógicas para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Além de ressaltar as práticas pedagógicas realizadas por professoras na Creche Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito, que contribuem para o desenvolvimento da criança.por
dc.description.abstractEarly Childhood Education is an important stage in a child's development, and it is from there that the child begins their educational process. Thus, the pedagogical practices developed by teachers at the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center were highlighted. In this sense, the research has the following general objective: to understand how the pedagogical practice of teachers at the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center occurs, and as specific objectives: to identify the conception of pedagogical practice that the research participants have; to identify the participants' perception of the pedagogical practice developed at the Proinfância Daycare Center; to describe the pedagogical practice developed at the Proinfância Daycare Center. This study is based on authors such as: Andrade (2013), Kuhlmann Jr. (2001), Almeida (2017), Piaget (1999), Franco (2015), Libâneo (2013), Winnicott (1982), Vieira (2009), Godoy (1995), among others. The methodology used in the research is qualitative Minayo (2001). The instrument used to produce the data was an interview with five teachers from the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center, from the municipal school system in the city of Piripiri-Pi, who have been working at the school for one year. The data collected were analyzed following the content analysis of Bardin (2016). The study shows the importance of pedagogical practices for the development of learning in early childhood education. It also points out the pedagogical practices carried out by teachers at the Proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Brito Daycare Center, which contribute to the child's development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Caroline Silva de Oliveira (anacarolinesilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-18T21:05:30Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 430419 bytes, checksum: 8c18e201256707da9f90a70e652fbf11 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 401685 bytes, checksum: b27b3a83dadb29589d5f4b5cfcce900c (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde! Retire as assinaturas físicas da Folha de Aprovação (TCC) on 2025-01-20T17:54:39Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Caroline Silva de Oliveira (anacarolinesilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T13:33:18Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 401685 bytes, checksum: b27b3a83dadb29589d5f4b5cfcce900c (MD5) MONOGRAFIA.pdf: 395042 bytes, checksum: 2c635bd769bf3a6afba545dd5903ed96 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-23T14:09:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 401685 bytes, checksum: b27b3a83dadb29589d5f4b5cfcce900c (MD5) MONOGRAFIA.pdf: 395042 bytes, checksum: 2c635bd769bf3a6afba545dd5903ed96 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-23T14:09:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 401685 bytes, checksum: b27b3a83dadb29589d5f4b5cfcce900c (MD5) MONOGRAFIA.pdf: 395042 bytes, checksum: 2c635bd769bf3a6afba545dd5903ed96 (MD5) Previous issue date: 2025-01-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectProinfânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação infantil em Piripiri: um estudo sobre a prática pedagógica dos professores da creche proinfância Romeritto Francisco Ximendes Escórcio de Britopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf385,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.