Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1269
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Perfil do traumatismo cranioencefálico no serviço de atendimento móvel de urgência |
Autor: | Assunção, Neliza de Fátima Ferreira do Nascimento |
Primeiro orientador: | Moreira, Isabel Cristina Cavalcante Carvalho |
Primeiro coorientador: | Carvalho, Herica Emília Félix de |
Resumo: | Introdução: O Traumatismo Cranioencefálico (TCE) é uma lesão cerebral violenta que pode afetar o couro cabeludo, crânio, meninges, encéfalo e/ou nervos cranianos, levando a alterações na consciência e nas habilidades cognitivas, físicas e comportamentais. O tratamento do Traumatismo Cranioencefálico representa uma despesa significativa, com aumento ao longo dos anos. Globalmente, o Traumatismo Cranioencefálico é uma das principais causas de morte e incapacidade, com aumento na mortalidade. No Brasil, a incidência é alta, especialmente na região nordeste. O atendimento pré-hospitalar desempenha um papel crucial na identificação e tratamento precoces do Traumatismo Cranioencefálico, utilizando a Escala de Coma de Glasgow e considerando diferentes tipos de Traumatismo Cranioencefálico. Identificar os pacientes com Traumatismo Cranioencefálico rapidamente é essencial para melhorar os resultados e evitar complicações. Objetivos: Avaliar as ocorrências de Traumatismo Cranioencefálico durante o atendimento pré-hospitalar realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em uma capital do nordeste brasileiro. Metodologia: Estudo epidemiológico, descritivo, documental e retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado na cidade de Teresina-PI durante janeiro de 2020 a janeiro de 2024, onde foram analisadas as fichas de ocorrências, em seguida os dados foram dispostos em um Formulário do Google Forms e depois realizado a estatística no Excel. Resultados: Observou-se que a principal etiologia causadora de Traumatismo Cranioencefálico são os acidentes de transporte com 53,15% das ocorrências, predominando o sexo masculino, usuários de motocicletas e sem o uso de equipamentos de proteção, onde a prevalência foi de traumatismos leves, com maior incidência no período noturno e necessitando a realização de curativos. Conclusão: Este estudo fornece uma visão abrangente e detalhada do perfil e das características clínicas do traumatismo cranioencefálico na população do município de Teresina, destacando os acidentes de transporte como a principal causa de Traumatismo Cranioencefálico, com predominância de motocicletas. |
Abstract: | Introduction: Traumatic Brain Injury (TBI) is a violent brain injury that can affect the scalp, skull, meninges, brain, and/or cranial nerves, leading to changes in consciousness and cognitive, physical, and behavioral abilities. The treatment of Traumatic Brain Injury represents a significant cost, with an increase over the years. Globally, Traumatic Brain Injury is one of the leading causes of death and disability, with an increase in mortality. In Brazil, the incidence is high, especially in the Northeast region. Pre-hospital care plays a crucial role in the early identification and treatment of Traumatic Brain Injury using the Glasgow Coma Scale and considering different types of Traumatic Brain Injury. Identifying Traumatic Brain Injury patients rapidly is essential to improve outcomes and prevent complications. Objectives: To evaluate the occurrences of Traumatic Brain Injury during pre-hospital care provided by the Mobile Emergency Care Service (SAMU) in a capital city in the Northeast of Brazil. Methodology: Epidemiological, descriptive, documentary, and retrospective study, with a quantitative approach, regarding the profile of Traumatic Brain Injury victims attended by SAMU, in the city of Teresina-PI from january 2020 to january 2024, where the occurrence forms were analyzed, the data was then entered into a Google Forms document, followed by statistical analysis in Excel. Results: It was observed that the main etiology causing TBI is transport accidents with 53.15% of occurrences, predominantly male, motorcycle users and without the use of protective equipment, where the prevalence was of mild traumas, with a higher incidence during the night and requiring dressing changes. Conclusion: This study provides a comprehensive and detailed overview of the profile and clinical characteristics of traumatic brain injury in the population of the municipality of Teresina, highlighting transportation accidents as the leading cause of Traumatic Brain Injury, with a predominance of motorcycle incidents. |
Palavras-chave: | Traumatismo Crânio Encefálico Urgência Emergência Traumatic Brain Injury Urgency Emergency |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Saude |
Programa: | Bacharelado em Enfermagem |
Citação: | ASSUNÇÃO, Neliza de Fátima Ferreira do Nascimento. Perfil do traumatismo cranioencefálico no serviço de atendimento móvel de urgência. 2024. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1269 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CCS - Bacharelado em Enfermagem (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.