Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1278
Tipo do documento: Monografia
Título: Musicalização infantil: olhares de professores(as) que atuam na educação infantil sobre a utilização da música em uma creche municipal de Barras-PI
Autor: Sales, Rosimara da Silva
Primeiro orientador: Araujo, Maria Dênis Rocha
Primeiro membro da banca: Meneses, Suzane Maria Fontenele
Segundo membro da banca: Riotinto, Renata Lima Rocha
Resumo: O presente trabalho apresenta como objeto de estudo a Musicalização Infantil. Tendo como objetivo geral investigar quais concepções os professores que atuam na Educação Infantil possuem sobre a utilização da música no processo de ensino-aprendizagem da criança. Logo objetivos específicos foram: analisar como a música vem sendo utilizada pelos professores da Educação Infantil aliada as suas práticas pedagógicas; refletir sobre as contribuições da música na aprendizagem da criança e identificar as influências que a música exerce sobre os aspectos cognitivo, afetivo e social da criança. O estudo assume uma abordagem qualitativa (Minayo, 2001), e a pesquisa de campo como mecanismo de realização do trabalho (Gonçalves, 2001) junto a pesquisa bibliográfica (Amaral, 2007) como base. Na pesquisa de campo foi feita uma observação simples em uma escola municipal que oferta educação infantil na cidade de Barras-Piauí e para produção de dados optamos por um questionário misto com perguntas objetivas e subjetivas (Marconi e Lakatos, 2003) entregue de forma impressa para cinco professores atuantes nessa modalidade. Alguns autores que trouxeram contribuições para o embasamento teórico da pesquisa foram Brito (2003), Bellard (2010), Craidy et al., (2009), Barreto e Chiarelli (2005) e Jeandot (1997). Os resultados obtidos da pesquisa evidenciam que os olhares dos professores atuantes na educação infantil sobre a utilização da música no processo de ensino-aprendizagem da criança são de reconhecimento da música como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar no desenvolvimento integral da criança e reiteram seu uso atrelado as suas práticas pedagógicas, contudo, ao se tratar do planejamento dos professores, apesar de assumirem o trabalho com a música, eles apresentam certas limitações oriundas da relação entre a música e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), todavia, podemos constatar que essas habilidades são trabalhadas mediante a música nas ações pedagógicas dos professores de Barras–PI. Espera-se que esse trabalho possa contribuir com o aprimoramento do trabalho de professores da educação infantil no que tange à reflexão acerca da importância da musicalização infantil no processo de ensino aprendizagem e desenvolvimento de inúmeras aptidões da criança.
Abstract: This work presents Children's Musicalization as its object of study. With the general objective of investigating what conceptions teachers working in Early Childhood Education have about the use of music in the child's teaching-learning process. The specific objectives were to analyze how music has been used by Early Childhood Education teachers combined with their pedagogical practices; reflect on the contributions of music to children's learning and identify the influences that music has on the child's cognitive, affective and social aspects. The study takes a qualitative approach (Minayo, 2001), and field research as a mechanism for carrying out the work (Gonçalves, 2001) together with bibliographical research (Amaral, 2007) as a basis. In the field research, a simple observation was made in a municipal school that offers early childhood education in the city of Barras-Piauí and for data production we opted for a mixed questionnaire with objective and subjective questions (Marconi and Lakatos, 2003) delivered in printed form to five teachers working in this modality. Some authors who contributed to the theoretical basis of the research were Brito (2003), Bellard (2010), Craidy et al., (2009), Barreto and Chiarelli (2005) and Jeandot (1997). The results obtained from the research show that the views of teachers working in early childhood education on the use of music in the child's teaching-learning process recognize music as a pedagogical tool capable of assisting in the child's integral development and reiterate its use in conjunction with their pedagogical practices. However, when it comes to teachers' planning, despite assuming work with music, they present certain limitations arising from the relationship between music and National Curricular Common Base (BNCC), however, we can see that these skills are worked on through music in the pedagogical actions of teachers in Barras–PI. It is hoped that this work can contribute to improving the work of early childhood education teachers in terms of reflection on the importance of children's musicalization in the teaching-learning process and the development of numerous child skills.
Palavras-chave: Educação Infantil
Ensino-Aprendizagem
Musicalização
Professor
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SALES, Rosimara da Silva. Musicalização infantil: olhares de professores(as) que atuam na educação infantil sobre a utilização da música em uma creche municipal de Barras-PI. 2024. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1278
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfDocumento principal 667,75 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.