| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1280Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Medeiros, Carlos Augusto Fernandes de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5986562814169282 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Machado, Maria do Socorro da Costa | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2039807967221556 | por |
| dc.contributor.referee1 | Sousa, Maria Goreti da Silva | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0246032174981328 | por |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, José Silva | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2725008612748484 | por |
| dc.date.accessioned | 2025-01-24T11:45:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MEDEIROS, Carlos Augusto Fernandes de. As condições de acessibilidade arquitetônica para crianças com deficiência visual no contexto da rede de educação infantil de Campo Maior/PI. 2025. 221f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1280 | - |
| dc.description.resumo | A garantia do acesso de deficientes visuais ao ensino regular, a partir da obrigatoriedade da matrícula das crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil, trouxe à luz questões referentes à inclusão, dentre elas a acessibilidade no espaço escolar em seus diferentes aspectos, pois pensar em inclusão é mais do que promover a garantia da matrícula e sim promover meios para que esses indivíduos possam se desenvolver de forma equitativa, sendo o espaço físico um desses pilares, que ganha uma importância maior nessa modalidade de ensino, já que a estruturação do cognitivo está interligado as experiências físico-sensoriais vivenciadas na primeira infância. Portanto, o presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar as condições de acessibilidade arquitetônica em espaços escolares de Educação Infantil localizados na zona urbana de um município do Piauí para o atendimento à criança com deficiência visual. De forma a alcançar o objetivo vislumbrado, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, sendo caracterizada como uma pesquisa de campo. Além disso, aponta-se que a pesquisa incluiu visitas in loco às 21 escolas do município nos anos de 2022 e 2023, em que o cenário foi a rede escolar pública e privada da Educação Infantil na zona urbana de um município do Piauí. De forma a atingir os propósitos estabelecidos, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o registro fotográfico dos espaços arquitetônicos, um diário de campo e um formulário semiestruturado com itens estabelecidos de acordo com a NBR 9050/2020, o que possibilitou a análise do índice de acessibilidade dos espaços e, por conseguinte, a escolha das escolas descritas neste estudo, que foram 5 (cinco), sendo 3(três) públicas e 2 (duas) privadas. De forma a dar sustentação teórica a este trabalho, utilizou-se autores como Wilheim (1976), Vygotsky (1998), Dischinger, Ely e Borges (2009), Lanna Júnior (2010), Dal Prá (2011), Cambiaghi (2012), Clavero e Salguero (2012), Siaulys (2014), Rosado (2016), Yin (2016), Bruno (2022) e Castro (2022), dentre outros. Diante do que foi exposto no estudo, concluiu-se que as condições de acessibilidade arquitetônica voltadas para o deficiente visual são insatisfatórias e praticamente inexistentes na rede de Educação Infantil de Campo Maior, e, a maior parte das instituições escolares, sequer respeita as premissas de desenho universal não conseguindo atender sequer os requisitos básicos que norteiam os elementos construtivos acerca das condições gerais de acessibilidade arquitetônica. | por |
| dc.description.abstract | La garantía de acceso a la educación regular para los niños con discapacidad visual, a partir de la matriculación obligatoria de los niños de 4 y 5 años en la Educación Infantil, ha traído a la luz cuestiones relacionadas con la inclusión, entre ellos la accesibilidad en el espacio escolar en sus diferentes aspectos, porque pensar en la inclusión es más que promover la garantía de matriculación, sino promover medios para que estos individuos se desarrollen de forma equitativa, siendo el espacio físico uno de estos pilares, que gana mayor importancia en este tipo de educación, ya que la estructuración de lo cognitivo está interconectada con las experiencias físico-sensoriales vividas en la primera infancia. Por lo tanto, este estudio se realizó con el objetivo de analizar las condiciones de accesibilidad arquitectónica en espacios escolares de Educación Infantil ubicados en la zona urbana de una ciudad do Piauí para la atención de niños con discapacidad visual. Para lograr el objetivo, la investigación adoptó un abordaje cualitativo, de naturaleza exploratoria-descriptiva y se caracteriza como investigación de campo. Además, la investigación incluyó visitas in situ a 21 escuelas del municipio en los años 2022 y 2023, en las que el escenario fue la red de escuelas públicas y privadas de Educación Infantil de la zona urbana de Campo Maior-PI. Para cumplir los propósitos establecidos, los instrumentos de recolección de datos utilizados fueron el registro fotográfico de los espacios arquitectónicos, un diario de campo y un formulario semiestructurado con los elementos establecidos en conformidad con la NBR 9050/2020, que permitieron analizar el índice de accesibilidad de los espacios y, consecuentemente, elegir las escuelas descritas en este estudio, que fueron 5, 3 públicas y 2 privadas. Para dar soporte teórico a este trabajo, se recurrió a autores como Wilheim (1976), Vygotsky (1998), Dischinger, Ely y Borges (2009), Lanna Júnior (2010), Dal Prá (2011), Cambiaghi (2012), Clavero y Salguero (2012), Siaulys (2014), Rosado (2016), Yin (2016), Bruno (2022) y Castro (2022), entre otros. Dados los resultados del estudio, se concluyó que las condiciones de accesibilidad arquitectónica para las personas con discapacidad visual son insatisfactorias y prácticamente inexistentes en la red de Educación Infantil de Campo Maior, y la mayoría de las instituciones escolares ni siquiera respetan las premisas del diseño universal y son incapaces de cumplir incluso los requisitos básicos que guían los elementos constructivos de las condiciones generales de accesibilidad arquitectónica. | spa |
| dc.description.provenance | Submitted by Carlos Fernandes (carlosmedeiros@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T12:49:13Z No. of bitstreams: 2 TCC_CARLOS_ACESSIBILIDADE.pdf: 6300624 bytes, checksum: 84c40d27b41ce071b8f2d52784177856 (MD5) termo de autorizacao preenchido 1.pdf: 128120 bytes, checksum: 89139454d42b2a05687a4d649d6e4b83 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS DA FOLHA DE APROVAÇÃO DO TRABALHO E ASSINAR NOVAMENTE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO. on 2025-01-23T14:50:09Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Carlos Fernandes (carlosmedeiros@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T18:58:20Z No. of bitstreams: 2 TCC_CARLOS_ACESSIBILIDADE_definitivo.pdf: 6268664 bytes, checksum: 22009e5275195061bb87a1e14ce85890 (MD5) REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL preenchido_corrigido.pdf: 129483 bytes, checksum: 25a7e7841581cc3c9d912c031acb2df2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-24T11:45:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_CARLOS_ACESSIBILIDADE_definitivo.pdf: 6268664 bytes, checksum: 22009e5275195061bb87a1e14ce85890 (MD5) REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL preenchido_corrigido.pdf: 129483 bytes, checksum: 25a7e7841581cc3c9d912c031acb2df2 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-24T11:45:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_CARLOS_ACESSIBILIDADE_definitivo.pdf: 6268664 bytes, checksum: 22009e5275195061bb87a1e14ce85890 (MD5) REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL preenchido_corrigido.pdf: 129483 bytes, checksum: 25a7e7841581cc3c9d912c031acb2df2 (MD5) Previous issue date: 2025-01-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Acessibilidade | por |
| dc.subject | Acessibilidade Arquitetônica | por |
| dc.subject | Deficiente Visual | por |
| dc.subject | Educação Inclusiva | por |
| dc.subject | Educação Infantil | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
| dc.title | As condições de acessibilidade arquitetônica para crianças com deficiência visual no contexto da rede de educação infantil de Campo Maior/PI | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 6,12 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
