Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1288
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A relação terapêutica na abordagem centrada na pessoa: uma análise à luz da ética radical de Emmanuel Lévinas
Autor: Castro, Maria Luanna Diogo
Primeiro orientador: Carvalho, Ana Rosa Rebelo Ferreira de
Resumo: Tendo em vista a busca do aprimoramento e da compreensão do fazer clínico de psicoterapeutas centrados na pessoa, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da construção da relação terapêutica na perspectiva de psicólogos que atuam com base na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), a partir da teoria da ética radical de Emmanuel Lévinas. Para tanto, é necessário compreender a construção da relação terapêutica segundo a ótica de psicólogos clínicos que atuam com base na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e discutir sobre as possíveis implicações clínicas à luz da alteridade radical nas diversas manifestações do outro dentro da relação terapêutica. O estudo adota uma abordagem de pesquisa de campo, qualitativa e de caráter descritivo. Os dados neste estudo foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistados nove psicólogos clínicos que atuam na clínica com ênfase na ACP. Os resultados desse estudo revelam que a relação terapêutica eficaz possui como base a escuta ética e a presença autêntica do terapeuta, os quais são pautados na integralidade, no respeito e na aceitação do outro em sua singularidade. Contudo, tais atitudes evidenciam a importância de uma postura ética e relacional durante o encontro com o outro proporcionando, assim, uma prática clínica mais humanizada.
Abstract: In order to improve and understand the clinical work of person-centered psychotherapists, this research aims to reflect on the construction of the therapeutic relationship from the perspective of psychologists who work based on the Person-Centered Approach (PCA), based on Emmanuel Lévinas' theory of radical ethics. To this end, it is necessary to understand the construction of the therapeutic relationship from the perspective of clinical psychologists who work based on the Person-Centered Approach (PCA) and to discuss the possible clinical implications in light of the radical otherness in the various manifestations of the other within the therapeutic relationship. The study adopts a qualitative and descriptive field research approach. The data in this study were collected through a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. Nine clinical psychologists who work in the clinic with an emphasis on PCA were interviewed. The results of this study reveal that an effective therapeutic relationship is based on ethical listening and the authentic presence of the therapist, which are guided by integrality, respect and acceptance of the other in their uniqueness. However, such attitudes highlight the importance of an ethical and relational stance during the encounter with the other, thus providing a more humanized clinical practice.
Tendo em vista a busca do aprimoramento e da compreensão do fazer clínico de psicoterapeutas centrados na pessoa, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da construção da relação terapêutica na perspectiva de psicólogos que atuam com base na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), a partir da teoria da ética radical de Emmanuel Lévinas. Para tanto, é necessário compreender a construção da relação terapêutica segundo a ótica de psicólogos clínicos que atuam com base na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) e discutir sobre as possíveis implicações clínicas à luz da alteridade radical nas diversas manifestações do outro dentro da relação terapêutica. O estudo adota uma abordagem de pesquisa de campo, qualitativa e de caráter descritivo. Os dados neste estudo foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada. Foram entrevistados nove psicólogos clínicos que atuam na clínica com ênfase na ACP. Os resultados desse estudo revelam que a relação terapêutica eficaz possui como base a escuta ética e a presença autêntica do terapeuta, os quais são pautados na integralidade, no respeito e na aceitação do outro em sua singularidade. Contudo, tais atitudes evidenciam a importância de uma postura ética e relacional durante o encontro com o outro proporcionando, assim, uma prática clínica mais humanizada.
Palavras-chave: Abordagem Centrada na Pessoa
Ética da Alteridade Radical
Emmanuel Lévinas
Relação Terapêutica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Saude
Programa: Bacharelado em Psicologia
Citação: CASTRO, Maria Luanna Diogo. A relação terapêutica na Abordagem Centrada na Pessoa: uma análise à luz da Ética Radical de Emmanuel Lévinas. 2024. 61 f. Monografia (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1288
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.