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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise das relações intertextuais presentes nas redações nota mil do ENEM do ano de 2016
Título(s) alternativo(s): Analysis of intertextual relations present in ENEM nota mil essays in 2016
Autor: Sousa, Waléria Guimarães de
Primeiro orientador: Neres, Bruna Rodrigues da Silva
Primeiro membro da banca: Carvalho, Margareth valdivino da luz
Segundo membro da banca: Vieira, Geysa dielle rodrigues
Resumo: “A intertextualidade é um mosaico de textos que se entrelaçam, no qual nenhum texto é completamente original, e que o significado de um texto é construído por uma multiplicidade de vozes e influências literárias e culturais”. E este trabalho tem como tema "A análise das relações intertextuais presentes nas redações nota mil do ENEM do ano de 2016". Assim, o estudo busca responder ao seguinte questionamento: qual é o papel da intertextualidade na argumentatividade da redação do ENEM? Os objetivos do trabalho são: (i) explicar o papel da intertextualidade na argumentatividade das redações do ENEM; (ii) identificar as relações de copresença mais recorrentes no gênero dissertativo; (iii) investigar com que propósito a intertextualidade é utilizada na elaboração da redação, seja para conceituar ou para argumentar. Para tanto, recorreu-se às contribuições teóricas de Julia Kristeva (1974), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Piègay-Gros (1996), Paulino, Walty e Cury (2005), entre outros. O trabalho adota uma pesquisa de natureza descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa. Foram coletadas quatro redações nota mil do ENEM de 2016, com o tema "Caminhos para combater a intolerância religiosa", retiradas do site G1. O critério de exclusão foi a falta de relações intertextuais, especialmente literárias, enquanto o critério de inclusão foi a presença significativa de relações intertextuais para uma análise mais detalhada. A pesquisa revelou que a intertextualidade desempenha um papel essencial na argumentatividade das redações do ENEM de 2016. Primeiramente, ela oferece uma base sólida para os argumentos apresentados, permitindo que os autores se apoiem em referências externas para reforçar suas ideias. O uso de citações diretas, paráfrases ou alusões permite que os estudantes conectem seus pontos de vista a conceitos amplamente reconhecidos, tornando seus argumentos mais confiáveis e convincentes. Palavras-chave: Intertextualidade. Redação. Argumentatividade. Enem
Abstract: Understanding that intertextuality is a mosaic of intertwined texts, in which no text is completely original, and that the meaning of a text is constructed by a multiplicity of voices and literary and cultural influences, this work focuses on "Analysis of intertextual relations in the top-scoring ENEM essays of 2016." The study aims to answer the following question: what is the role of intertextuality in the argumentative writing of the ENEM essays? The objectives of this work are: (i) explain the role of intertextuality in the argumentation of the ENEM essays; (ii) identify the most recurrent co-presence relations in the argumentative essay genre; (iii) investigate the purpose of intertextuality in essay writing, whether for conceptualizing or arguing. To this end, theoretical contributions from Julia Kristeva (1974), Koch, Bentes, and Cavalcante (2012), Piègay-Gros (1996), Paulino, Walty, and Cury (2005), among others, were referenced. This is a descriptive research study with a qualitative approach. Thirteen top-scoring ENEM essays from 2016, with the theme "Ways to Combat Religious Intolerance," were collected from the G1 website. The exclusion criterion was the lack of intertextual relations, especially literary ones, and the inclusion criterion was the presence of significant intertextual relations for a more detailed analysis. The study revealed that intertextuality plays a fundamental role in the argumentative writing of the 2016 ENEM essays. Firstly, it provides a solid foundation for the arguments presented, allowing authors to draw on external references to reinforce their ideas. The use of direct quotations, paraphrases, or allusions allows students to link their viewpoints to widely recognized concepts, making their arguments more reliable and convincing. Key words: Intertextuality. Essay. Argumentativeness. Enem
Palavras-chave: Intertextualidade
Redação
Argumentatividade
ENEM
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SOUSA, Waléria Guimarães de. Análise das relações intertextuais presentes nas redações nota mil do ENEM do ano de 2016. 54 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1294
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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