Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1302
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação ambiental no ensino de geografia: uma proposta de intervenção na educação básica a partir de um olhar crítico sobre a degradação ambiental do rio Canindé no município de Oeiras Piauí.
Autor: Vieira, Kayra Fernanda da Luz
Primeiro orientador: Santos, Anderson Felipe Leite dos
Resumo: A Educação Ambiental é uma importante ferramenta na sensibilização e conscientização acerca das questões ambientais tão urgentes no século XXI, sobretudo quanto à conservação dos recursos hídricos, meio essencial à manutenção da vida no planeta Terra. Nesse sentido, o Rio Canindé, localizado no município de Oeiras-PI, vem sofrendo diversas agressões ambientais ao longo dos anos, como poluição por descarte irregular do lixo e assoreamento, e sua situação é preocupante. Desta forma, este trabalho objetiva trazer um olhar crítico sobre a degradação ambiental do Rio Canindé no município de Oeiras-PI, especificamente na localidade São Benedito, por meio da Educação Ambiental no ensino da Geografia, no intuito de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar quanto à conservação desse recurso hídrico. Como metodologia, a presente pesquisa possui abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo caráter descritivo e exploratório, e contou com as seguintes etapas: a) revisão bibliográfica e documental; b) visitas de campo ao Rio Canindé; c) atividade de intervenção com a realização de uma proposta de Educação Ambiental no âmbito da Geografia Escolar na Escola Municipal Visconde da Parnaíba; d) e análise dos dados coletados. A partir da discussão realizada na escola, estimulou-se a reflexão dos alunos para a conservação e preservação dos recursos naturais. Como resultado, foi possível identificar as causas dos vícios poluentes do Rio Canindé, além de a intervenção na escola ter boa receptividade junto aos alunos, sendo possível a sensibilização destes quanto às questões ambientais. A contribuição deste trabalho para a sociedade se refere a promover a sensibilização e conscientização ambiental e propor soluções práticas para a proteção deste recurso hídrico, além de fornecer dados à comunidade acadêmica para futuras pesquisas.
Abstract: Environmental Education is an important tool in raising awareness and consciousness about environmental issues that are so urgent in the 21st century, especially regarding the conservation of water resources, an essential resource for maintaining life on planet Earth. In this sense, the Canindé River, located in the municipality of Oeiras-PI, has suffered several environmental attacks over the years, such as pollution due to irregular garbage disposal and silting, and its situation is worrying. Thus, this work aims to bring a critical look at the environmental degradation of the Canindé River in the municipality of Oeiras-PI, specifically in the São Benedito area, through Environmental Education in the teaching of Geography, in order to raise awareness and sensitize the school community about the conservation of this water resource. As a methodology, this research has a qualitative approach, of the case study type, with a descriptive and exploratory character, and had the following steps: a) bibliographic and documentary review; b) field visits to the Canindé River; c) intervention activity with the implementation of an Environmental Education proposal within the scope of School Geography at the Visconde da Parnaíba Municipal School; d) and analysis of the data collected. Based on the discussion held at the school, students were encouraged to reflect on the conservation and preservation of natural resources. As a result, it was possible to identify the causes of the polluting vices of the Canindé River, in addition to the intervention at the school being well received by the students, making it possible to raise their awareness of environmental issues. The contribution of this work to society refers to promoting environmental awareness and proposing practical solutions for the protection of this water resource, in addition to providing data to the academic community for future research.
Palavras-chave: Geografia
Educação
Degradação
Comunidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: VIEIRA, Kayra Fernanda da Luz. Educação ambiental no ensino de geografia: uma proposta de intervenção na educação básica a partir de um olhar crítico sobre a degradação ambiental do rio Canindé no município de Oeiras Piauí. 2025. 26f. Monografia ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano,2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1302
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Geografia (Josefina Demes – FLORIANO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA COMPLETA.pdf8,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.