Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1305
Tipo do documento: Monografia
Título: Multimodalidade em embalagens de compostos lácteos comercializados no Brasil
Título(s) alternativo(s): Multimodality in packaging of growing-up milk sold in Brazil
Autor: Machado, Felicianna Clara Fonsêca 
Primeiro orientador: Silva, Franklin Oliveira
Primeiro membro da banca: Silva, Franklin Oliveira
Segundo membro da banca: Brandão, Elizandra Dias
Terceiro membro da banca: Machado, Irislene Kelly Rodrigues
Resumo: Os rótulos de embalagens comumente apresentam estratégias persuasivas, com a finalidade de provocar no consumidor a atitude de compra. A legislação brasileira tem normas voltadas à proteção do consumidor, de modo que lhe seja assegurada a garantia de acesso às informações relacionadas aos produtos alimentícios e seus usos. No design gráfico de embalagens de produtos lácteos, são utilizados diferentes recursos capazes de atrair a atenção dos consumidores e despertar o desejo de compra. Assim, o uso de elementos multimodais como cores, formas e fontes de letras, na composição gráfica, exerce grande importância na construção de sentidos pelo consumidor, conforme suas memórias afetivas e crenças. Quanto aos produtos lácteos, têm sido frequentemente noticiadas reclamações de consumidores, a respeito da clareza na caracterização dos compostos lácteos, devido à grande semelhança à apresentação do leite em pó. No presente trabalho, objetivou-se analisar rótulos de compostos lácteos, quanto à presença de elementos multimodais que possam confundir os consumidores no momento da compra. Foram adquiridas por compra, em supermercados de Teresina-PI, oito unidades de compostos lácteos e seis de leite em pó, de diferentes marcas, todos rigorosamente dentro do prazo de validade informado pelo fabricante. Coletaram-se dados qualitativos observados relacionados aos elementos multimodais presentes nas embalagens ou em seus rótulos, com finalidade de identificar a ocorrência de similaridades na apresentação das informações, que possam confundir o consumidor, no momento da compra de compostos lácteos ou de leite em pó. A partir da análise das embalagens de compostos lácteos e de leite em pó, constatou-se semelhança na apresentação de elementos multimodais, sobretudo nas representações iconográficas, encontradas nos rótulos de compostos lácteos e leite em pó. A utilização de um design visual semelhante possivelmente dificulta a distinção entre ambas as categorias de produto. Considerando-se a importância da clareza de informações, sugere-se que sejam desenvolvidos mais estudos interdisciplinares sobre a temática do design de embalagens e da construção de sentidos pelo consumidor. Espera-se que tais estudos norteiem políticas públicas cada vez mais atentas ao direito do consumidor em seu acesso às informações nutricionais, necessárias à manutenção da saúde coletiva e à prevenção de doenças crônicas relacionadas ao consumo de alimentos de excessivo valor energético, como frequentemente ocorre em formulações de compostos lácteos.
Abstract: Packaging labels commonly present persuasive strategies, with the purpose of provoking a buying attitude in the consumer. Brazilian legislation has norms aimed at consumer protection, so that the guarantee of access to information related to food products and their uses is assured. In the graphic design of packaging for dairy products, different resources are used that are capable of attracting the attention of consumers and awakening the desire to purchase. Thus, the use of multimodal elements such as colors, shapes and fonts, in graphic composition, is of great importance in the construction of meanings by the consumer, according to their affective memories and beliefs. As for dairy products, consumer complaints have been frequently reported regarding the clarity in the characterization of dairy compounds, due to the great similarity to the presentation of powdered milk. In the present work, the objective was to analyze labels of dairy compounds, regarding the presence of multimodal elements that could confuse consumers at the time of purchase. Eight units of dairy compounds and six units of powdered milk, from different brands, were acquired by purchase in supermarkets in Teresina-PI, all rigorously within the expiration date informed by the manufacturer. Observed qualitative data related to the multimodal elements present in the packages or on their labels were collected, with the purpose of identifying the occurrence of similarities in the presentation of information, which could confuse the consumer, when purchasing dairy compounds or powdered milk. Based on the analysis of the packaging of dairy compounds and powdered milk, a similarity was found in the presentation of multimodal elements, especially in the iconographic representations found on the labels of dairy compounds and powdered milk. The use of a similar visual design possibly makes it difficult to distinguish between both product categories. Considering the importance of clear information, it is suggested that more interdisciplinary studies be developed on the subject of packaging design and the construction of meanings by the consumer. It is hoped that such studies will guide public policies that are increasingly attentive to the consumer's right to access nutritional information, necessary for the maintenance of collective health and the prevention of chronic diseases related to the consumption of foods with excessive energy value, as is often the case in formulations of dairy compounds.
Palavras-chave: Design Visual
Leite em Pó
Multimodal
Rótulos
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: MACHADO, Felicianna Clara Fonsêca. Multimodalidade em embalagens de compostos lácteos comercializados no Brasil. 2023. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina-PI, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1305
Data de defesa: 2023
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.