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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de inclusão na educação física escolar: percepções e prática dos professores em relação aos alunos autistas
Autor: Sousa, Vanessa de Sá e
Primeiro orientador: Moura, Ayla de Jesus
Primeiro membro da banca: Moura, Edênia Raquel Barros Bezerra de
Segundo membro da banca: Teotônio, Joana D´arc
Resumo: O autismo é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimento nas áreas de interação social e linguagem, incluindo uma ampla gama de sintomas emocionais, cognitivos, motores e sensoriais. Afeta áreas do desenvolvimento como a comunicação, interação-social e geralmente associado a comportamentos repetitivos (estereotipias), sendo classificado em níveis de suporte um, dois ou três. Nessa perspectiva o objetivo do estudo foi identificar as estratégias utilizadas por professores de Educação Física para inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa de campo de modo transversal qualitativo, no qual a amostra foi composta por três professores de Educação Física de três escolas municipais da área urbana de Monsenhor Hipólito- PI. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário semiestruturado com questões sociodemográficas e com 05 (cinco) categorias: I - Entendimento sobre o TEA; II - Entendimento sobre inclusão; III – Estratégias de inclusão de alunos com TEA nas aulas de Educação Física; IV - Desenvolvimento motor, cognitivo e social do aluno; e V – Sugestões adicionais para inclusão de alunos com TEA. Para a análise dos dados foi empregada à apreciação de conteúdo desenvolvida em três momentos: a préanálise, a descrição analítica e por fim, a interpretação referencial. A análise mostrou que nas aulas de Educação Física Escolar, as estratégias para atender alunos com TEA focam na adaptação do ambiente, com atividades como jogos, brincadeiras, danças, alongamentos e suporte individual e coletivo. No entanto, a inclusão desses alunos ainda é limitada. Professores destacaram a necessidade de capacitação e de que a escola ofereça métodos e recursos educativos. Há uma demanda significativa por especialização, especialmente entre aqueles sem formação específica, o que dificulta a inclusão e pode prejudicar o desenvolvimento dos alunos.
Abstract: Autism is a complex neurodevelopmental disorder that involves delays and impairments in the areas of social interaction and language, including a wide range of emotional, cognitive, motor and sensory symptoms. It affects areas of development such as communication, social interaction and is generally associated with repetitive behaviors (stereotypies), being classified into levels of support one, two or three. In this perspective, the objective of the study was to identify the strategies used by Physical Education teachers to include students with Autism Spectrum Disorder (ASD). The work was developed through a qualitative cross-sectional field research, in which the sample was composed of three Physical Education teachers from three municipal schools in the urban area of ​​Monsenhor Hipólito-PI. As a research instrument, a semi-structured questionnaire with sociodemographic questions and 05 (five) categories was applied: I - Understanding about ASD; II - Understanding about inclusion; III - Strategies for including students with ASD in Physical Education classes; IV - Motor, cognitive and social development of the student; and V – Additional suggestions for the inclusion of students with ASD. The data were analyzed using content assessment developed in three stages: pre-analysis, analytical description and, finally, referential interpretation. The analysis showed that in Physical Education classes, strategies to assist students with ASD focus on adapting the environment, with activities such as games, activities, dances, stretching and individual and collective support. However, the inclusion of these students is still limited. Teachers highlighted the need for training and for schools to offer educational methods and resources. There is a significant demand for specialization, especially among those without specific training, which hinders inclusion and can harm students' development.
Palavras-chave: Atividade Física
Inclusão Escolar
Transtorno do Espectro Autista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: SOUSA, Vanessa de Sá. Estratégias de inclusão na educação física escolar: percepções e prática dos professores em relação aos alunos autistas. 2024. 47f. Monografia - Universidade Estadual do Piauí, Picos- PI, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1314
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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