Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Isaac Aragão-
dc.contributor.advisor1Melo, Antonio Maureni Vaz Verçosa de-
dc.date.accessioned2025-02-03T15:16:49Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPEREIRA, Isaac Aragão. A importância do componente curricular História na modalidade EJA para a reinserção social de alunos em tempos de pandemia da covid-19 (2020-2023). 2025. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1335-
dc.description.resumoEste estudo analisa os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na evasão escolar, no desempenho acadêmico e na marginalização de disciplinas como História. A pandemia exacerbou as desigualdades educacionais, principalmente pela transição para o ensino remoto, que afetou os alunos devido à falta de recursos tecnológicos. Ademais, a desvalorização de História prejudicou a formação crítica dos alunos, dificultando a reflexão sobre questões sociais e políticas, sobretudo no contexto imposto que favoreceu a descrença das ciências. A pandemia revelou fragilidades da EJA, com destaque para a falta de recursos tecnológicos e a desvalorização de disciplinas medulares para a formação cidadã, como a História, sendo necessário repensar o currículo da EJA, visando a inclusão social e a formação crítica. A pesquisa foi qualitativa e bibliográfica, com análise de textos acadêmicos sobre a EJA e o impacto da pandemia, utilizando fontes digitais como Google Acadêmico, SciELO etc. e dados das principais instituições educacionais. A pesquisa mostrou que a pandemia intensificou a evasão escolar e a dificuldade no aprendizado devido à falta de tecnologia. A marginalização da História comprometeu a formação crítica dos alunos, destacando a necessidade de reformulação do currículo da EJA, com ênfase na inclusão e no ensino de História contextualizadopor
dc.description.abstractThis study analyzes the impacts of the COVID-19 pandemic on Youth and Adult Education (EJA), focusing on school dropout rates, academic performance, and the marginalization of subjects such as History. The pandemic deepened educational inequalities, particularly through the transition to remote learning, which disproportionately affected students lacking access to technological resources. Additionally, the undervaluation of History hindered the development of students' critical thinking, limiting their capacity to reflect on social and political issues, especially in a context that encouraged distrust in science. The pandemic exposed significant weaknesses within the EJA system, including insufficient technological infrastructure and the devaluation of foundational subjects like History, which are essential for fostering civic education. These challenges underscore the need to reevaluate the EJA curriculum to promote social inclusion and critical thinking skills. This qualitative and bibliographic research analyzed academic texts addressing EJA and the pandemic’s effects, utilizing digital platforms such as Google Scholar, SciELO, and data from prominent educational institutions. The findings indicate that the pandemic exacerbated school dropout rates and learning difficulties due to limited technological access. Furthermore, the marginalization of History compromised students' critical education, highlighting the urgency of curricular reforms in EJA with a focus on inclusion and contextualized History teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Isaac Pereira (isaacpereira@aluno.uespi.br) on 2025-02-03T14:48:30Z No. of bitstreams: 2 TCC - Isaac Aragão..pdf: 781396 bytes, checksum: 3663625167118c2ce79dba60e5a9b647 (MD5) Ficha.pdf: 627147 bytes, checksum: 233bc643c681a7e75452e93216211784 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-03T15:16:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - Isaac Aragão..pdf: 781396 bytes, checksum: 3663625167118c2ce79dba60e5a9b647 (MD5) Ficha.pdf: 627147 bytes, checksum: 233bc643c681a7e75452e93216211784 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-03T15:16:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - Isaac Aragão..pdf: 781396 bytes, checksum: 3663625167118c2ce79dba60e5a9b647 (MD5) Ficha.pdf: 627147 bytes, checksum: 233bc643c681a7e75452e93216211784 (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectSocialpor
dc.subjectEJApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA importância do componente curricular História na modalidade EJA para a reinserção social de alunos em tempos de pandemia da covid-19 (2020-2023)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf763,08 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.