???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1336
Tipo do documento: Anais e Livros de Resumos
Título: Competências infomidiáticas e digitais: uso do Canva por bibliotecários no contexto teresinense - PI
Título(s) alternativo(s): Infomedia y competencias digitales: uso de Canva por bibliotecarios en el contexto de teresinense - PI
Autor: Rodrigues, Jucyara da Silva 
Primeiro orientador: Rodrigues, Jucyara da Silva
Resumo: Introdução:Os bibliotecários passaram a desenvolver suas atividades de rotinas e explorar novas plataformas e redes de mídias digitais, novos serviços e produtos passaram a ser ofertados com a utilização da internet e das redes sociais. Desta forma a presente pesquisa tem como tema: Competências e habilidades Infomidiáticas e Digitais. Objetivo:Identificar as competências e habilidades Infomidiáticas e digitais dos bibliotecários teresinenses que utilizam a ferramenta online Canva. Metodologia: Teve-se como propósito empreender uma pesquisa exploratória pois ela visa aprimorar ideias e proporcionar maior familiaridade com o problema (GIL, 2002; GERHARD; SILVEIRA, 2009). Optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e uma pesquisa bibliográfica a respeito do tema proposto, realizando-se uma pesquisa de campo, envolvendo a interrogação direta aos sujeitos através de entrevistas utilizando a ferramenta gratuita de vídeo chamada Google Meet. A coleta de dados será realizada por meio da interação digital, através de entrevistas de caráter semiestruturada. O sujeito da pesquisa será composto por bibliotecários de instituições públicas federais, estaduais e privadas, residentes em Teresina -PI. As entrevistas em vídeo chamadas serão gravadas e, posteriormente, transcritas. Resultados:A presente pesquisa encontra-se em andamento, os resultados esperados estão baseados nos objetivos específicos. O primeiro objetivo específico, consiste em verificar a evolução do bibliotecário quanto ao uso das tecnologias digitais em suas práticas do dia–à–dia; espera-se colher informações para criar um linha de tempo que demostre a evolução deste profissional perante a utilização das mídias digitais através de levantamento bibliográfico. O segundo objetivo,é descobrir como os bibliotecários utilizam as competências midiáticas para supriras necessidades informacionais da comunidade acadêmica, será utilizado a entrevista, como forma de colher o máximo de informações; e para o ultimo objetivo específico que é quais os layouts do Canva são mais aplicados nos produtos criados por bibliotecários, será realizado um levantamento para elencar esses produtos criados utilizando a ferramenta online. Consideração Final:O presente trabalho constitui um marco exploratório que pretende incentivar a criação de novas informações, através de ferramentas como o Canva, que possuem um leque de layouts que podem ser aplicados a produtos ofertados pela biblioteca a seus usuários.
Abstract: Introduction: Librarians began to develop their routine activities and explore new platforms and digital media networks, new services and products began to be offered with the use of the internet and social networks. Thus, the present research has as its theme: Infomedia and Digital Skills and Abilities. Objective: To identify the Infomedia and digital skills and abilities of librarians from Teresina who use the online tool Canva. Methodology: The purpose was to undertake exploratory research because it aims to improve ideas and provide greater familiarity with the problem (GIL, 2002; GERHARD; SILVEIRA, 2009). We opted for a qualitative research and a bibliographic research on the proposed theme, carrying out field research, involving direct questioning of the subjects through interviews using the free video tool called Google Meet. Data collection will be carried out through digital interaction, through semi-structured interviews. The research subjects will be librarians from federal, state and private public institutions, residing in Teresina - Piauí. The video call interviews will be recorded and later transcribed. Results: This research is ongoing, and the expected results are based on the specific objectives. The first specific objective is to verify the evolution of librarians regarding the use of digital technologies in their daily practices; it is expected to collect information to create a timeline that demonstrates the evolution of this professional regarding the use of digital media through bibliographical research. The second objective is to discover how librarians use media skills to meet the informational needs of the academic community. Interviews will be used as a way to collect as much information as possible; and for the last specific objective, which is which Canva layouts are most applied in products created by librarians, a survey will be carried out to list these products created using the online tool. Final Consideration: This work constitutes an exploratory framework that aims to encourage the creation of new information, through tools such as Canva, which have a range of layouts that can be applied to products offered by the library to its users.
Palavras-chave: Competências Infomidiáticas - Digitais
Tecnologias Digitais
Canva
Área(s) do CNPq: CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Programa: 
Citação: RODRIGUES, Jucyara da Silva. Competências infomidiáticas e digitais: uso do Canva por bibliotecários no contexto teresinense - PI. In: XXV ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, GESTÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2022. Anais [...]. Teresina: EdUESPI, 2023, p. 54-55.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1336
Data de defesa: 2023
Appears in Collections:Anais e Livros de Resumos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo Completo.pdf1,2 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.