| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1341| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A educação sob a ótica dos reformadores Martinho Lutero e João Calvino: o legado da Universidade de Presbiteriana Mackenzie |
| Título(s) alternativo(s): | Education from the perspective of the reformers Martin Luther and John Calvin: the legacy of Mackenzie Presbyterian University |
| Autor: | Silva, Lêda Maria Fausto de Sousa |
| Primeiro orientador: | Pedrazzani, Viviane Marini |
| Resumo: | Essa pesquisa aborda os principais aspectos relacionados a trajetoria histórica do Universidade Presbiteriana Mackenzie (1952) enquanto legado da Reforma Protestante no Brasil que busca a partir dos princípios de sua criação a formação do homem para atuar em diferentes segmentos da sociedade. Esta pesquisa é de natureza qualitativa (Minayo, 2007) ao envolver a compreensão e interpretação de valores, aspirações e atitudes, fenômenos inerentes a sociedade contemporânea em constante transformação, elementos encontrados a partir da análise crítica das fontes e dos resultados obtidos, procurando retirar conhecimentos diversificados em torno do tema de estudo. Para a metodologia optou-se pela realização de pesquisas bibliográficas, análises de documentos representados em fotografias retiradas de revistas da própria universidade: Revista Mackenzie (edições 85 e 86 e Edição Especial – todas online). A Faculdade Presbiteriana Mackenzie no decorrer de seus cento e cinquenta anos consolidou sua tradição educacional em articulação com a fé, contribuindo de maneira signficativa para a educação superior do Brasil. Uma instituição de ensino superior em suas paredes conserva memórias relacionadas às suas vivências e relações estabelecidas ao longo do tempo. |
| Abstract: | This research addresses the main aspects related to the historical trajectory of Mackenzie Presbyterian University (1952) as a legacy of the Protestant Reformation in Brazil, which seeks, based on the principles of its creation, to educate people to act in different segments of society. This research is qualitative in nature (Minayo, 2007) as it involves the understanding and interpretation of values, aspirations and attitudes, phenomena inherent to contemporary society in constant transformation, elements found from the critical analysis of sources and results obtained, seeking to obtain diverse knowledge around the study theme. For the methodology, we chose to carry out bibliographic research, analyses of documents represented in photographs, the university's own magazines: Mackenzie’s Magazine (editions 85 and 86, and Special Edition– all online). Over the course of its one hundred and fifty years, Mackenzie Presbyterian College has consolidated its educational tradition in articulation with faith and contributed significantly to higher education in Brazil. A higher education institution in its walls preserve memories related to its experiences and relationships established over time. |
| Palavras-chave: | Mackenzie Reforma Protestante Educação Presbiteriana Ensino Superior |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Licenciatura em História |
| Citação: | SILVA, Lêda Maria Fausto de Sousa. A educação sob a ótica dos reformadores Martinho Lutero e João Calvino: o legado da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2025. 56 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1341 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
