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Tipo do documento: Livros e Capítulos de Livros
Título: Residência pedagógica e alfabetização: relatos de experiências do Curso de Pedagogia UESPI/PHB, em tempo de pandemia
Autor: Teles, Fabricia Pereira
Albuquerque, Maria Ozita de Araujo
Resumo: A produção deste livro visa atender a necessidade que temos de refletir sobre a formação inicial docente e as experiências vivenciada pelos acadêmicos de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica (PRP). O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Consiste em oferecer aos estudantes de licenciaturas bolsas para realizar intervenção docente nas instituições escolares com a preceptoria dos educadores de instituições escolares públicas, campo da residência. Seu principal objetivo é aperfeiçoar, fortalecer e promover uma relação positiva e frutífera entre professor, aluno, escola e universidade. Sendo uma forma de aprimoramento do estágio de Pedagogia, uma vez que oferece ao estudante das licenciaturas oportunidade efetiva de exercer a docência, haja vista, que estes têm chance de planejar e executar as aulas, realizar experimentações e refletir sobre a prática, sobre as fortalezas e fraquezas do ensino e de verificar as possíveis soluções para a melhoria da educação em todo o país, possibilitando ao licenciando, na condição de residente, ter uma ideia real de como será o seu contexto de atuação profissional. As informações descritas nesta obra evidenciam aspectos da singularidade do programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia. Portanto, aqui, estão relatadas experiências dos residentes da equipe Pedagogia UESPIParnaíba e uma breve contextualização do programa no curso em sua primeira edição, em 2018. Vale destacar que o foco dos relatos está no desenvolvimento dos projetos de intervenção implementados nas duas escolas da rede pública municipal de Parnaíba-PI, uma no contexto da Educação Infantil e a outra no contexto do Ensino Fundamental e ambas com concentração na área da Alfabetização, foco do programa durante a pandemia da Covid 19.
Abstract: The production of this book aims to meet the need we have to reflect on initial teacher training and the experiences of Pedagogy students in the Pedagogical Residency Program (PRP). The program is an initiative of the Ministry of Education (MEC) in partnership with the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). It consists of offering undergraduate students scholarships to carry out teaching interventions in schools with the preceptorship of educators from public schools, the field of the residency. Its main objective is to improve, strengthen and promote a positive and fruitful relationship between teacher, student, school and university. It is a way of improving the Pedagogy internship, since it offers undergraduate students an effective opportunity to practice teaching, given that they have the chance to plan and execute classes, carry out experiments and reflect on the practice, on the strengths and weaknesses of teaching and to verify possible solutions for improving education throughout the country, allowing the undergraduate student, as a resident, to have a real idea of ​​what his or her professional context will be like. The information described in this work highlights aspects of the uniqueness of the Pedagogical Residency program of the Pedagogy course. Therefore, here, the experiences of the residents of the UESPIParnaíba Pedagogy team are reported, as well as a brief contextualization of the program in the course in its first edition, in 2018. It is worth highlighting that the focus of the reports is on the development of intervention projects implemented in two schools of the municipal public network of Parnaíba-PI, one in the context of Early Childhood Education and the other in the context of Elementary Education, and both with a concentration in the area of ​​Literacy, the focus of the program during the Covid-19 pandemic.
Palavras-chave: Alfabetização
Residência pedagógica
Ensino
Projeto
Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Programa: 
Citação: TELES, Fabricia Pereira; ALBUQUERQUE, Maria Ozita de Araujo (org). Residência Pedagógica e Alfabetização: relatos de experiências do Curso de Pedagogia UESPI/PHB, em tempo de pandemia. Teresina: EdUESPI, 2022. p. 215. Disponível em: [link]. Acesso em: [data de acesso].
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1347
Data de defesa: 2022
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