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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1348
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Conciência fonológica no processo de alfabetização na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | PHONOLOGICAL AWARENESS IN THE LITERACY PROCESS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION |
Autor: | Albuquerque, Jacira Silva Barros ![]() |
Primeiro orientador: | Monteiro, Beatrice Nascimento |
Primeiro membro da banca: | SILVA, TARCILANE FERNANDES DA |
Segundo membro da banca: | ARAÚJO, CAMÉLIA SHEILA BORGES DE |
Resumo: | Este trabalho discute a relevância da consciência fonológica no processo de alfabetização na Educação Infantil, concentrando-se na utilização de estratégias educativas eficientes para promover esse aspecto das crianças. A pesquisa foi qualitativa e classifica-se como pesquisa-ação, envolvendo crianças com idades entre 4 e 5 anos na Escola Municipal Maria do Carmo Guida de Miranda em Floriano - PI. Ter consciência fonológica é crucial para aprender a ler e escrever, porque envolve entender os sons da fala e como eles se relacionam com as letras que representam esses sons. A pesquisa fundamenta-se em uma análise crítica dos desafios e métodos pedagógicos utilizados pelos professores da alfabetização, considerando as ideias dos autores como Lorandi (2007), Lopes (2004) e Rojo (2017). A metodologia utilizada consistiu em realizar atividades específicas para promover o desenvolvimento da consciência fonológica, com resultados que evidenciam sua contribuição no reconhecimento de símbolos alfabéticos, na pronúncia e na escrita das crianças. Além disso, a pesquisa ressalta a importância da formação contínua dos professores para que possam adotar estratégias mais eficientes durante o processo de ensino-aprendizagem das crianças em sala de aula. A pesquisa está organizada em três partes distintas: a primeira discute os desafios e métodos a serem desenvolvidos no percurso de professores da alfabetização e da consciência fonológica, enquanto a segunda se concentra na aplicação prática do método da consciência fonológica no processo de ensino e a terceira, volta-se para a educação infantil e o método da consciência fonológica com foco no eixo: “escuta fala e pensamento”. A pesquisa é justificada pela necessidade de repensar métodos tradicionais de ensino e sugerir abordagens que promovam uma aprendizagem mais envolvente e eficiente. As pesquisas indicam que a implementação de abordagens focadas no desenvolvimento da consciência fonológica é essencial para o êxito na alfabetização e que os educadores devem constantemente analisar suas técnicas de ensino a fim de fomentar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficiente. Esse estudo contribui para a capacitação de futuros professores e para o aprimoramento dos métodos pedagógicos, ressaltando a relevância de estratégias criativas no ensino da leitura e da escrita com o uso do método da consciência fonológica. |
Abstract: | This paper discusses the relevance of “Phonological Awareness in the Literacy Process in Early Childhood Education”, focusing on the use of efficient educational strategies to promote this aspect of children. The research was qualitative and classified as action research and involved children aged between 4 and 5 years old at the Maria do Carmo Guida de Miranda Municipal School in Floriano - PI. Having phonological awareness is crucial to learning to read and write, because it involves understanding the sounds of speech and how they relate to the letters that represent these sounds. The research is based on a critical analysis of the challenges and pedagogical methods used by literacy teachers, considering the ideas of authors such as Lorandi (2007), Lopes (2004) and Rojo (2017). The methodology used consisted of carrying out specific activities to promote the development of phonological awareness, with results that evidence its contribution to the recognition of alphabetic symbols, pronunciation and writing of children. Furthermore, the research highlights the importance of ongoing teacher training so that they can adopt more efficient strategies during the teaching-learning process of children in the classroom. The research is organized into three distinct parts: the first discusses the challenges and methods to be developed in the journey of literacy and phonological awareness teachers, while the second focuses on the practical application of the phonological awareness method in the teaching process, and the third focuses on early childhood education and the phonological awareness method with a focus on the axis: listening, speaking and thinking. The research is justified by the need to rethink traditional teaching methods and suggest approaches that promote more engaging and efficient learning. Research indicates that implementing approaches focused on the development of phonological awareness is essential for success in literacy and that educators must constantly analyze their teaching techniques in order to foster a more inclusive and efficient learning environment. This study contributes to the training of future teachers and to the improvement of pedagogical methods, highlighting the relevance of creative strategies in teaching reading and writing using the phonological awareness method. |
Palavras-chave: | Consciência Fonológica Alfabetização Educação Infantil Métodos Pedagógicos Pesquisa Ação |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | ALBUQUERQUE, Jacira Silva Barros. Consciência fonológica no processo de alfabetização na educação infantil. 2025. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso( Licenciatura plena em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1348 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Letras Português (Josefina Demes – FLORIANO) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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