Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1356
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A importância da formação continuada dos professores de geografia da cidade de Floriano-PI |
Autor: | Sousa, Geane Vieira de |
Primeiro orientador: | Oliveira, Stanley Braz de |
Primeiro membro da banca: | Figueiredo, Allan Diego Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Sampaio, Camila Freire |
Resumo: | Este trabalho aborda o tema: a importância da formação continuada para os professores de Geografia da cidade de Floriano-PI. Teve como objetivo geral: explorar a importância da formação continuada de professores de Geografia da cidade de Floriano – PI, e como objetivos específicos: analisar o ensino de Geografia no contexto brasileiro; caracterizar a formação de professores no Brasil; e discutir os desafios da formação continuada dos professores de Geografia da cidade de Floriano – PI. A escolha deste tema surgiu da importância do aprimoramento e atualização do conhecimento inicial do professor de Geografia para que se tenha uma educação de qualidade e de relevância para os discentes. Diante disso, pretendeu-se discutir quais os desafios encontrados pelos professores de Geografia para investir na formação continuada. Este estudo foi realizado por meio da pesquisa explicativa, usando procedimentos técnicos bibliográficos e de campo. Para a coleta de dados foi realizado um questionário via formulário online do google, com 5 professores de Geografia, os quais atuam na rede pública de ensino da cidade de Floriano – PI. A análise e interpretação dos dados foi qualitativa, que favorece no aprofundamento da investigação. Através de estudos bibliográficos realizados com obras de autores como Freire (1996) e Novoa (1992) juntamente com os resultados obtidos nas respostas do questionário conclui-se que os professores têm consciência da importância da formação continuada e dos benefícios que ela traz para o processo de ensino-aprendizagem e para a carreira profissional, porém, também notou-se que existem desafios que dificultam essa formação, como falta de disponibilidade de tempo, falta de valorização profissional e baixa oferta de cursos de formação de qualidade. |
Abstract: | This paper addresses the topic of the importance of continuing education for geography teachers in the city of Floriano-PI. The general objective was to explore the significance of continuing education for Geography teachers in Floriano-PI. The specific objectives included analyzing Geography teaching in the Brazilian context, characterizing teacher education in Brazil, and discussing the challenges faced in continuing education for Geography teachers in Floriano-PI. The choice of this theme come from the need to enhance and update the foundational knowledge of Geography teachers to ensure a quality and relevant education for students. Thus, this study aimed to explore the challenges Geography teachers face in pursuing continius formation. The research adopted an explanatory approach, using bibliographic and field research techniques. Data collection was conducted through an online questionnaire via Google Forms, answered by five Geography teachers working in the public education system of Floriano-PI. Data analysis and interpretation were qualitative, facilitating an in-depth investigation.Based on bibliographic studies from authors such as Freire (1996) and Novoa (1992), along with the results from the questionnaire responses, it was concluded that teachers are aware of the importance of continius formation and its benefits for the teaching-learning process and their professional careers. However, challenges such as lack of time, insufficient professional validation, and the limited availability of quality training programs were identified as barriers to continius formation |
Palavras-chave: | Formação Continuada Ensino de Geografia Desafios |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Geografia |
Citação: | SOUSA, Geane Vieira de. A importância da formação continuada dos professores de geografia da cidade de Floriano-PI. 2025. 40 f. Monografia ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Floriano, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1356 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Geografia (Josefina Demes – FLORIANO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 816,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.