Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1361
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Patrimônio cultural de Valença do Piauí: o reflexo do centro histórico na construção da memória e preservação dos bens (2002 -2022)
Autor: Silva, Maria Vitória e
Primeiro orientador: Pedrazzani, Viviane Marini
Resumo: Este trabalho aborda o Patrimônio Cultural de Valença do Piauí, com foco no Centro Histórico, explorando sua relação com a memória e a preservação entre 2002 e 2022. O objetivo geral é analisar como o patrimônio do Centro Histórico contribui para a construção da memória coletiva e para a preservação dos bens, destacando a relevância de Valença na historiografia piauiense. A pesquisa examina a história da cidade, seus bens culturais e os mecanismos de preservação, como a criação da lei de tombamento em 2002 e as reformas até 2022. A escolha do tema se justifica pela falta de fontes escritas sobre Valença, o que dificulta sua inclusão na historiografia piauiense, apesar de sua importância histórica. Diante disso, a pesquisa utilizou fontes documentais e orais, incluindo uma entrevista com o historiador Antônio José Mambenga, especialista na história local. O trabalho está dividido em dois capítulos: o primeiro contextualiza a história de Valença e os bens patrimoniais do Centro Histórico, enquanto o segundo analisa a relação entre memória, preservação e identidade local. A pesquisa destaca a importância de preservar o patrimônio cultural de Valença e contribuir para o reconhecimento de sua história, resultando em texto que narra desde a povoação do Piauí, e consequentemente o papel da região de Valença nesse cenário, trazendo o papel da memória histórica como um fator de influência na preservação dos bens que definem o perímetro do Centro Histórico da cidade.
Abstract: This work addresses the Cultural Heritage of Valença do Piauí, with a focus on the Historic Center, exploring its relationship with memory and preservation between 2002 and 2022. The main objective is to analyze how the heritage of the Historic Center contributes to the construction of collective memory and the preservation of assets, emphasizing Valença's relevance in Piauí's historiography. The research examines the city's history, its cultural assets, and preservation mechanisms, such as the creation of the heritage protection law in 2002 and the reforms up until 2022. The choice of this theme is justified by the lack of written sources about Valença, which makes it difficult to include the city in Piauí’s historiography, despite its historical importance. As a result, the research relied on documentary and oral sources, including an interview with historian Antônio José Mambenga, a specialist in local history. The work is divided into two chapters: the first provides context on the history of Valença and the heritage assets of the Historic Center, while the second analyzes the relationship between memory, preservation, and local identity. The research highlights the importance of preserving Valença’s cultural heritage and contributing to the recognition of its history, resulting in a narrative that traces the settlement of Piauí and, consequently, the role of the Valença region in that process, bringing attention to the influence of historical memory in the preservation of the assets that define the city’s Historic Center.
RESUMO Este trabalho aborda o Patrimônio Cultural de Valença do Piauí, com foco no Centro Histórico, explorando sua relação com a memória e a preservação entre 2002 e 2022. O objetivo geral é analisar como o patrimônio do Centro Histórico contribui para a construção da memória coletiva e para a preservação dos bens, destacando a relevância de Valença na historiografia piauiense. A pesquisa examina a história da cidade, seus bens culturais e os mecanismos de preservação, como a criação da lei de tombamento em 2002 e as reformas até 2022. A escolha do tema se justifica pela falta de fontes escritas sobre Valença, o que dificulta sua inclusão na historiografia piauiense, apesar de sua importância histórica. Diante disso, a pesquisa utilizou fontes documentais e orais, incluindo uma entrevista com o historiador Antônio José Mambenga, especialista na história local. O trabalho está dividido em dois capítulos: o primeiro contextualiza a história de Valença e os bens patrimoniais do Centro Histórico, enquanto o segundo analisa a relação entre memória, preservação e identidade local. A pesquisa destaca a importância de preservar o patrimônio cultural de Valença e contribuir para o reconhecimento de sua história, resultando em texto que narra desde a povoação do Piauí, e consequentemente o papel da região de Valença nesse cenário, trazendo o papel da memória histórica como um fator de influência na preservação dos bens que definem o perímetro do Centro Histórico da cidade.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural
Memória
Preservação
Valença do Piauí
Centro Histórico
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em História
Citação: SILVA, Maria Vitória e. Patrimônio cultural de Valença do Piauí: o reflexo do centro histórico na construção da memória e preservação dos bens (2002 - 2022). 2025. 78f. Monografia ( Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1361
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfDocumento principal7,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.