| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1363Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Luz, Gislayne Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1 | Moura, Ayla de Jesus | - |
| dc.contributor.referee1 | Moura, Ayla de Jesus | - |
| dc.contributor.referee2 | Moura, Edênia Raquel Barros Bezerra de | - |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Dilma dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-05T17:06:48Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | Luz, Gislayne Araújo. Tempo de tela e nível de atividade física de adolescentes em um Instituto Federal do Piauí. 2024. 45f. Tcc(Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1363 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo investigou o tempo de tela e o nível de atividade física de adolescentes do Ensino Médio Integrado ao Técnico no Instituto Federal do Piauí – Campus Picos. A amostra foi composta por 55 adolescentes do curso de Informática, com idades entre 15 e 17 anos, sendo 33 (60%) do sexo feminino e 22 (40%) do sexo masculino. Para avaliar os níveis de atividade física, foi utilizado o Physical Activity Questionnaire for Adolescents (PAQ-A). O segundo questionário, baseado no Projeto Atitude (2022), mensurou o tempo médio diário gasto com dispositivos eletrônicos. Os dados foram analisados pela estatística descritiva simples por meio do Google Forms. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes dedica pouco tempo a atividades como assistir TV, usar o computador ou jogar videogame, por outro lado, o uso de dispositivos móveis foi maior do que o de outros tipos de telas, com 50 (90,9%) dos adolescentes relatando uso intensivo (>2h) durante a semana. Quanto ao nível de atividade física, a maioria, 47 (85,45%), foram classificados como insuficientemente ativos e apenas 8 (14,55%) como suficientemente ativos fisicamente. Ademais, na literatura foi possível observar que o aumento no tempo de exposição a dispositivos eletrônicos está associado a uma diminuição no nível de atividade física. Os achados deste estudo ressaltam a importância de desenvolver políticas e intervenções educativas em ambientes escolares que promovam estilos de vida mais ativos e incentivem o uso equilibrado das tecnologias. Palavras-chave: Adolescente. Atividade física. Tempo de tela. | por |
| dc.description.abstract | This study investigated screen time and the level of physical activity of adolescents from Integrated to Technical High School at the Federal Institute of Piauí – Campus Picos. The sample was made up of 55 teenagers from the IT course, aged between 15 and 17 years old, 33 (60%) were female and 22 (40%) were male. To assess physical activity levels, the Physical Activity Questionnaire for Adolescents (PAQ-A) was used. The second questionnaire, based on the Attitude Project (2022), measured the average daily time spent with electronic devices. The data was analyzed using simple descriptive statistics using Google Forms. The results revealed that the majority of participants dedicate little time to activities such as watching TV, using the computer or playing video games. On the other hand, the use of mobile devices was greater than that of other types of screens, with 50 (90.9 %) of adolescents reporting intensive use (>2h) during the week. Regarding the level of physical activity, the majority, 47 (85.45%), were classified as insufficiently active and only 8 (14.55%) as sufficiently physically active. Furthermore, in the literature it was possible to observe that an increase in exposure time to electronic devices is associated with a decrease in the level of physical activity. The findings of this study highlight the importance of developing educational policies and interventions in school environments that promote more active lifestyles and encourage the balanced use of technologies. Keywords: Adolescent. Physical activity. Screen time. | eng |
| dc.description.abstract | Este estudo investigou o tempo de tela e o nível de atividade física de adolescentes do Ensino Médio Integrado ao Técnico no Instituto Federal do Piauí – Campus Picos. A amostra foi composta por 55 adolescentes do curso de Informática, com idades entre 15 e 17 anos, sendo 33 (60%) do sexo feminino e 22 (40%) do sexo masculino. Para avaliar os níveis de atividade física, foi utilizado o Physical Activity Questionnaire for Adolescents (PAQ-A). O segundo questionário, baseado no Projeto Atitude (2022), mensurou o tempo médio diário gasto com dispositivos eletrônicos. Os dados foram analisados pela estatística descritiva simples por meio do Google Forms. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes dedica pouco tempo a atividades como assistir TV, usar o computador ou jogar videogame, por outro lado, o uso de dispositivos móveis foi maior do que o de outros tipos de telas, com 50 (90,9%) dos adolescentes relatando uso intensivo (>2h) durante a semana. Quanto ao nível de atividade física, a maioria, 47 (85,45%), foram classificados como insuficientemente ativos e apenas 8 (14,55%) como suficientemente ativos fisicamente. Ademais, na literatura foi possível observar que o aumento no tempo de exposição a dispositivos eletrônicos está associado a uma diminuição no nível de atividade física. Os achados deste estudo ressaltam a importância de desenvolver políticas e intervenções educativas em ambientes escolares que promovam estilos de vida mais ativos e incentivem o uso equilibrado das tecnologias. Palavras-chave: Adolescente. Atividade física. Tempo de tela. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Gislayne Luz (gislaynealuz@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T15:34:39Z No. of bitstreams: 2 TCC GISLAYNE - APRESENTADO E APROVADO (1).pdf: 579310 bytes, checksum: a81a9e6b02d2887f7265b99a5670b5f0 (MD5) TERMO (1).pdf: 63486 bytes, checksum: 5bc4dd287f086749978f09c6ffcfeaeb (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Boa tarde, inserir a ficha catalográfica conforme recebido no SIGAA, não deve-se editar. Para juntar e separar PDF existe uma ferramenta online que pode ajudar link: https://www.ilovepdf.com/pt/juntar_pdf on 2025-02-04T16:27:54Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gislayne Luz (gislaynealuz@aluno.uespi.br) on 2025-02-04T19:04:28Z No. of bitstreams: 2 TERMO (1).pdf: 63486 bytes, checksum: 5bc4dd287f086749978f09c6ffcfeaeb (MD5) TCC GISLAYNE - APRESENTADO E APROVADO.docx: 477531 bytes, checksum: 0cac785d2384982f578907c269d33f8d (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: ( ANEXE O TCC NO FORMATO PDF ) PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARADEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. APÓS REALIZAR A DEVIDA CORREÇÃO ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-05T12:33:49Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Gislayne Luz (gislaynealuz@aluno.uespi.br) on 2025-02-05T14:57:33Z No. of bitstreams: 2 TERMO (1).pdf: 63486 bytes, checksum: 5bc4dd287f086749978f09c6ffcfeaeb (MD5) TCC GISLAYNE LUZ.pdf: 1008267 bytes, checksum: 29fa6830cf44582bb08c05cdefa59a56 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-05T17:06:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO (1).pdf: 63486 bytes, checksum: 5bc4dd287f086749978f09c6ffcfeaeb (MD5) TCC GISLAYNE LUZ.pdf: 1008267 bytes, checksum: 29fa6830cf44582bb08c05cdefa59a56 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-05T17:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO (1).pdf: 63486 bytes, checksum: 5bc4dd287f086749978f09c6ffcfeaeb (MD5) TCC GISLAYNE LUZ.pdf: 1008267 bytes, checksum: 29fa6830cf44582bb08c05cdefa59a56 (MD5) Previous issue date: 2024-12-18 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Educação Física | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Adolescente | por |
| dc.subject | Atividade Física | por |
| dc.subject | Tempo de Tela | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
| dc.title | Tempo de tela e nível de atividade física de adolescentes em um Instituto Federal do Piauí | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 984,64 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
