Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Maria Eduvirge Moreira de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0061232522359125por
dc.contributor.advisor1García, Eloíse Cristina Rodrigues de Sousa-
dc.contributor.referee1Silva, Otavio de Brito-
dc.contributor.referee2Silva, Agmael Mendonça-
dc.date.accessioned2025-02-07T11:43:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Eduvirge Moreira. Intervenções experimentais no tratamento de concepções alternativas em mecânica. 2024. 49 f. Monografia ( Licenciatura em Física) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1379-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a criação de materiais de apoio para professores, com ênfase na elaboração de roteiros experimentais virtuais, utilizando simuladores e materiais de baixo custo. A proposta visa corrigir concepções alternativas em temas fundamentais da mecânica, como inércia, força, gravidade e atrito, com o intuito de promover uma compreensão mais precisa e acessível desses conceitos. Para tal, foram produzidos vídeos explicativos que fazem uso de simuladores, abordando de forma clara e didática os equívocos mais comuns presentes nas interpretações dos alunos. Além das explicações teóricas, os vídeos incluem demonstrações experimentais, utilizando recursos simples e facilmente disponíveis, que podem ser facilmente reproduzidos tanto em sala de aula quanto em ambientes domésticos. A iniciativa busca integrar teoria e prática, oferecendo aos professores ferramentas pedagógicas inovadoras e eficazes, que facilitam o ensino desses princípios físicos de forma mais envolvente, e estimulam umapor
dc.description.abstractThe present work aims to create support materials for teachers, with an emphasis on the development of virtual experimental scripts, using simulators and low-cost materi als. The proposal aims to correct alternative conceptions in fundamental themes of mecha nics, such as inertia, force, gravity and friction, with the aim of promoting a more precise and accessible understanding of these concepts. To this end, explanatory videos were pro duced that use simulators, addressing in a clear and didactic way the most common mis conceptions present in students' interpretations. In addition to theoretical explanations, the videos include experimental demonstrations, using simple and readily available resources, which can be easily reproduced both in the classroom and at home. The initiative seeks to integrate theory and practice, offering teachers innovative and effective pedagogical tools that facilitate the teaching of these physical principles in a more engaging way, and stimu late active and meaningful learnpor
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Eduvirge Moreira de Sousa (mariaeduvigem2017@gmail.com) on 2025-02-05T20:59:42Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA .pdf: 1021570 bytes, checksum: d6404012d299f61615fbfeee3ac3e1e7 (MD5) Termo de Autorizacao.pdf: 238582 bytes, checksum: 399af6f80548a1520cc61800bdba590a (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADOS (A), INFORMAMOS QUE SUA SUBMISSÃO FOI REJEITADA PARA CORREÇÕES. OBSERVAMOS A NECESSIDADE DE CORRIGIR: FALTA A ASSINATURA DO ORIENTADOR PARA REGULARIZAR A SITUAÇÃO, PEDIMOS QUE SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO: CONSULTE O TUTORIAL DISPONÍVEL NO LINK A SEGUIR: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TUTORIAL-PARA- DEPOSITAR-TCC-E-DISSERTACAO.PDF. CERTIFIQUE-SE DE SEGUIR ATENTAMENTE O PASSO A PASSO DESCRITO NO DOCUMENTO. 1. PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-06T11:22:30Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Eduvirge Moreira de Sousa (mariaeduvigem2017@gmail.com) on 2025-02-07T01:59:41Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA .pdf: 1021570 bytes, checksum: d6404012d299f61615fbfeee3ac3e1e7 (MD5) Termo de compromisso.pdf: 258116 bytes, checksum: eac8014b8d191e00f89e62ee3cf810f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-07T11:43:45Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA .pdf: 1021570 bytes, checksum: d6404012d299f61615fbfeee3ac3e1e7 (MD5) Termo de compromisso.pdf: 258116 bytes, checksum: eac8014b8d191e00f89e62ee3cf810f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-07T11:43:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA .pdf: 1021570 bytes, checksum: d6404012d299f61615fbfeee3ac3e1e7 (MD5) Termo de compromisso.pdf: 258116 bytes, checksum: eac8014b8d191e00f89e62ee3cf810f3 (MD5) Previous issue date: 2024-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRoteiros Experimentaispor
dc.subjectSimuladorespor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectConcepções Alternativaspor
dc.subjectMecânicapor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleIntervenções experimentais no tratamento de concepções alternativas em mecânicapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Física (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf997,63 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.