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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1391
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O profissional de apoio escolar a crianças com deficiência: dilemas entre o trabalho educativo e o cuidado |
Autor: | Silva, Tamires Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Meneses, Aline Martins Diolindo |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso aborda os dilemas enfrentados pelo Profissional de Apoio Escolar (PAE), no equilíbrio entre o trabalho educativo e o cuidado de crianças com deficiência. Tem como problema de pesquisa o seguinte questionamento: “Quais os dilemas enfrentados pelo profissional de apoio escolar no trabalho educativo envolvendo crianças com deficiência em uma escola pública da rede municipal de Teresina?”. Quanto aos seus objetivos, o geral é investigar, no contexto de uma escola pública, os dilemas enfrentados pelo profissional de apoio escolar no trabalho educativo envolvendo crianças com deficiência em uma escola da rede pública municipal de Teresina-PI. Norteiam-se conforme os presentes objetivos específicos: a) Verificar a formação do profissional de apoio escolar que atua na prática de inclusão de crianças com deficiência; b) Descrever as práticas do profissional de apoio escolar envolvendo crianças com deficiência; c) Relatar os dilemas enfrentados pelo profissional de apoio escolar que atua com crianças com deficiência. Apresenta como local de pesquisa uma Escola Municipal, na zona norte da cidade de Teresina-PI, nomeada ficcionalmente como Escola Municipal Caminho Aberto, e detém como sujeito da pesquisa um PAE. Fundamentando-se em autores como Mantoan (2003; 2006), Fonseca (2016) e Mousinho et al. (2010) e nos dispositivos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e o Plano Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). O estudo aponta lacunas na regulamentação e padronização do PAE para seu exercício. A pesquisa constitui-se de abordagem qualitativa e caráter exploratório, utilizou-se da entrevista semiestruturada para analisar as vivências do PAE. Os resultados revelam ausência de formação continuada e de políticas públicas claras para a prática do PAE, reforçando a atuação limitada e assistencialista. Todavia, o PAE desempenha papel fundamental na inclusão escolar. Conclui-se que a padronização legal, a formação continuada e o alinhamento entre práticas e dispositivos legais são cruciais para a garantia de uma educação e ambiente inclusivo. |
Abstract: | The present undergraduate thesis addresses the dilemmas faced by the School Support Professional (PAE) in balancing educational work and the care of children with disabilities. The research problem is framed by the following question: “What dilemmas do school support professionals face in educational work involving children with disabilities in a public school within the municipal network of Teresina?”. Regarding its objectives, the general aim is to investigate, within the context of a public school, the dilemmas faced by school support professionals in educational work involving children with disabilities in the municipal public school system of Teresina-PI. The study is guided by the following specific objectives: a) To examine the training of school support professionals working in the inclusion of children with disabilities; b) To describe the practices of school support professionals involving children with disabilities; c) To report the dilemmas faced by school support professionals working with children with disabilities. The research was conducted in a municipal school located in the northern region of Teresina-PI, fictitiously named "Escola Municipal Caminho Aberto," with the subject of the study being a PAE professional. The theoretical foundation is based on authors such as Mantoan (2003; 2006), Fonseca (2016), and Mousinho et al. (2010), as well as legal frameworks such as the Brazilian Inclusion Law (LBI), the National Education Guidelines and Framework Law (LDBEN), and the National Special Education Plan from the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI). The study highlights gaps in the regulation and standardization of the PAE’s role. The research follows a qualitative approach with an exploratory character, employing semi-structured interviews to analyze the experiences of the PAE. The findings reveal a lack of continuous training and clear public policies regarding the PAE’s practice, reinforcing its limited and assistance-based role. However, the PAE plays a fundamental role in school inclusion. It is concluded that legal standardization, continuous training, and alignment between practices and legal frameworks are crucial to ensuring an inclusive education and environment. |
Palavras-chave: | Crianças com Deficiência Inclusão Escolar Profissional de Apoio Escolar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | SILVA, Tamires Santos. O profissional de apoio escolar a crianças com deficiência: dilemas entre o trabalho educativo e o cuidado. 2025. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1391 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Completa | 353,48 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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