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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1399| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Na ginga da docência: articulações entre a prática educativa do professor de capoeira e os saberes docentes |
| Autor: | Macêdo, Lívia Maria Silva de |
| Primeiro orientador: | Silva, Antônia Alves Pereira |
| Resumo: | A presente monografia tem como tema a relação entre a prática do professor de capoeira e os saberes docentes. Essa é uma discussão pouco trabalhada, mas que possui grande relevância ao trabalhar processos da educação não formal e a valorização da capoeira para nossa sociedade. Diante disso, essa pesquisa apresenta o seguinte problema: como a prática do professor de capoeira se articula com os saberes docentes? O objetivo geral do trabalho foi investigar as relações entre os saberes pedagógicos docentes e a prática educativa do professor de capoeira durante suas aulas; como objetivos específicos tivemos: conhecer as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores de capoeira durante a realização das aulas; identificar os desafios dos professores durante a realização das aulas de capoeira; investigar, na atuação dos professores de capoeira, os saberes docentes norteadores de sua prática educativa; conhecer a visão dos professores de capoeira acerca da necessidade de formação acadêmica no contexto desta prática; Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em dois Polos de atuação de um grupo de capoeira no município de Teresina. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com quatro professores desse grupo de capoeira. Dentre os autores que fundamentam a pesquisa destacamos Braga e Saldanha (2014) abordando sobre a história e a importância da Capoeira; Gohn (2009) que trata sobre a relevância da educação não formal e o educador social; Tardif (2002) e Pimenta (2002) debatendo sobre os saberes docentes. Os resultados apontam que as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores estão ligadas a divisão de turmas para a realização das aulas; os principais desafios enfrentados pelos professores estão ligados a falta de infraestrutura para a realização das aulas e o preconceito enraizado na sociedade relacionados a origem e trajetória da capoeira; os principais saberes que se articulam com a prática do professor de capoeira são os saberes disciplinares, curriculares e experienciais, que em conjunto formam os saberes pedagógicos conforme caracterização da literatura estudada. Com relação a percepção dos sujeitos sobre a necessidade de formação acadêmica, os dados indicaram que não há a necessidade de formação acadêmica para dar aula de capoeira, porém esta é vista como um diferencial na realização da prática educativa dos professores de capoeira. |
| Abstract: | The present monograph addresses the theme The relationship between the practice of capoeira instructors and teaching knowledge. This is a relatively unexplored discussion but holds significant relevance in addressing processes of non-formal education and highlighting the value of capoeira in our society. In this context, the purpose of this research is to investigate How the practice of capoeira instructors aligns with teaching knowledge. The general objective of the study was to explore the relationships between pedagogical teaching knowledge and the educational practices of capoeira instructors during their classes.This is a qualitative study conducted in two centers where a capoeira group operates in the city of Teresina. Data collection was carried out through semi-structured interviews with four instructors from this capoeira group. Among the authors grounding the research, we highlight Braga and Saldanha (2014), who discuss the history and importance of capoeira; Gohn (2009), addressing the relevance of non-formal education and the role of the social educator; and Tardif (2002) and Pimenta (2002), who delve into teaching knowledge.The results indicate that the methodological strategies employed by the instructors are linked to the division of groups for conducting classes. The main challenges faced by the instructors are related to the lack of infrastructure for teaching and the deep-rooted prejudice in society concerning the origins and trajectory of capoeira. The key forms of knowledge that intersect with the practice of capoeira instructors are disciplinary, curricular, and experiential knowledge, which together constitute pedagogical knowledge, as characterized by the studied literature. Regarding the participants’ perception of the need for academic training, the data suggest that academic training is not seen as a requirement to teach capoeira. However, it is considered an advantage in enhancing the educational practices of capoeira instructors. |
| Palavras-chave: | Capoeira Prática Educativa Professor de Capoeira Saberes Docentes Educação Não Formal |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | MACÊDO, Lívia Maria Silva de. Na ginga da docência: articulações entre a prática educativa do professor de capoeira e os saberes docentes. 2025. 72f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1399 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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