Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1402
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Luis Felipe de Freitas-
dc.contributor.advisor1Paula, Jorge Eduardo de Abreu-
dc.date.accessioned2025-02-11T11:42:58Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCOSTA, Luis Felipe de Freitas. Filmes como recurso didático para compreensão da paisagem nas aulas de geografia do 6º ano no ensino fundamental nos anos finais. 2023. 80f. Monografia (Licenciatura Plena em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1402-
dc.description.resumoEsta pesquisa monográfica tem por objetivo investigar o filme enquanto recurso didático como forma de fortalecer o ensino de Geografia no que concerne a compreensão do conceito de paisagem no 6º ano do Ensino Fundamental nos Anos Finais, para isso discorre sobre a concepção da paisagem na Geografia e como é trabalhada nas aulas de Geografia através do livro didático a partir do que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e posto isso sugerir estratégias para o uso de filmes nas aulas de Geografia para trabalhar o conteúdo relacionado a Paisagem. A metodologia da pesquisa é quali-quantitaiva, com a realização de pesquisa de campo a partir da entrevista com o professor e questionários aplicados aos alunos do 6º ano da escola. Além disso, foi feita a análise do livro didático usado em sala pelo professor e alunos, e foi realizado o experimento pedagógico com o filme “O bicho vai pegar” abordando os conteúdos relacionados a paisagem, onde teve como parâmetro as turmas, controle e experimental. Com os resultados obtidos, conclui-se que o filme é uma ferramenta que vem para somar no ensino de Geografia. No entanto, a utilização deste recurso ainda apresenta desafios, como o tempo necessário em uma aula e a disponibilidade dos equipamentos para exibição. Para superar esses desafios, é fundamental explorar estratégias que otimizem o seu uso, e quando bem utilizado pelo professor expande-se a compreensão da teoria com o filme, a partir da realidade ficcional.por
dc.description.abstractThis monographyc research aims to investigate the film as a teaching resource as a way of strengthening the teaching of Geography. In terms of understanding the concept of landscape in the 6th year of Elementary School. For this purpose it discusses the conception of landscape term in Geography and how it is worked in Geography classes through the textbook based on what is contained in the National Common Curricular Base (BNCC) and therefore suggest strategies for using films in Geography classes to work on content related to Landscape. The research has qualitative-quantitative methodology, with field research carried out based on an interview with the teacher of the school's 6th year class, application of questionnaires with students, analysis of the textbook, in addition to carrying out the pedagogical experiment with the film “O bicho vai pegar” addressing content related to landscape, where the control and experimental classes were used as parameters. The results obtained indicate that the film is a tool that adds to the teaching of Geography. However, using this resource still presents challenges, such as the time needed in a class and the availability of equipment to show the film. To overcome these challenges, it is essential to explore strategies that optimize their use, and when used well by the teacher, the understanding of theory with the film expands, based on fictional reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Luís Felipe de Freitas Costa (luiscosta@aluno.uespi.br) on 2025-02-11T00:10:52Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2776008 bytes, checksum: 153fa27425afc4000a99e8a4ceb16942 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 786258 bytes, checksum: d634c47578f2629171d4e49c4ce18e37 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-11T11:42:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2776008 bytes, checksum: 153fa27425afc4000a99e8a4ceb16942 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 786258 bytes, checksum: d634c47578f2629171d4e49c4ce18e37 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-11T11:42:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 2776008 bytes, checksum: 153fa27425afc4000a99e8a4ceb16942 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 786258 bytes, checksum: d634c47578f2629171d4e49c4ce18e37 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografiapor
dc.subjectPaisagempor
dc.subjectRecurso Didáticopor
dc.subjectFilmespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.titleFilmes como recurso didático para compreensão da paisagem nas aulas de geografia do 6º ano no ensino fundamental nos anos finaispor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf2,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.